O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Agronomia ganha publicação com conhecimentos básicos
Publicado em: 24/07/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Agronomia ganha publicação com conhecimentos básicos

Elena Mandarim

 Produção

              
   Livro reúne noções básicas em agronomia 
    necessárias à formação de profissionais
O grande contingente de alunos na área de agronomia, tanto do ensino superior quanto do ensino médio profissionalizante, acaba de ganhar um livro para incentivar seus primeiros estudos: Introdução à Agronomia, da livraria Interciência, é uma publicação que reúne o conhecimento básico e multidisciplinar necessário à formação de novos profissionais. Organizada pelo engenheiro agrônomo Antônio Carlos de Souza Abboud, professor e diretor do Instituto de Agronomia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a obra contou com recursos do programa de Auxílio à Editoração (APQ3), da FAPERJ, e seus capítulos foram escritos por 57 especialistas brasileiros, entre professores, pesquisadores e profissionais do setor.

De acordo com Abboud, a ideia de publicar o livro surgiu em 1994, quando foi criada a disciplina Introdução à Agronomia, para a UFRRJ, que lecionou por quase dez anos. Detectou-se aí uma carência de material didático, em linguagem simples que discorresse sobre o conteúdo básico do curso, de um modo compatível à compreensão dos alunos ingressantes. "A disciplina, que se tornou obrigatória em 1998, busca estimular e orientar estudantes de primeiro ano, promovendo um contato inicial com os temas que vão estudar mais à frente, na fase profissionalizante do curso", explica o pesquisador.

É exatamente essa lacuna que o livro procura preencher. "No início, o material didático que dava suporte à disciplina de Introdução à Agronomia era retirado dos capítulos iniciais de livros especializados. O resultado era uma dificuldade imensa por parte dos alunos em conceberem, naquela fase inicial, a real dimensão da profissão e a descoberta da vocação. Isso acabava atrapalhando o aprendizado dos calouros, e certamente favoreceu uma elevada evasão do curso", acredita Abboud. Ele ressalta que para quase todas as profissões, há livros básicos, voltados para os alunos recém-ingressos. "Servem para ligar de forma simples e lógica os conhecimentos de base que posteriormente terão aprofundamento nas disciplinas dos períodos intermediários e de final de curso de graduação. Nosso objetivo é que este livro se torne uma referência para todos os cursos de agronomia", aposta.

Mais do que oferecer uma visão panorâmica sobre a profissão do engenheiro agrônomo, Abboud conta que, ao longo das 634 páginas do livro, abordam-se tanto as técnicas empregadas no setor quanto o ecossistema, sempre procurando associá-los às questões atuais, como segurança alimentar, dependência das multinacionais, uso de transgênicos, entre outros assuntos. O primeiro capítulo, por exemplo, traz uma grande exposição sobre o saber fazer do agrônomo, explorando suas diferentes atribuições profissionais, destacando a importância de se preservar os valores éticos e ambientais.

Em outra parte do livro, traça-se a história da agricultura, desde a época em que surgiram as primeiras formas de adubação, pela utilização de fezes humanas e de animais, e restos de plantas, passando pela melhoria das técnicas de cultivo, que permitiram os excedentes na produção, até as moderníssimas técnicas de melhoramento genético, que cada vez mais impulsionam a produção agrícola não só do Brasil, mas do mundo.

A intensificação da agricultura mundial, observada desde 1960, impulsiona, cada vez mais, a necessidade de uma maior especialização dos profissionais da área. Para isso, no entanto, é necessário dominar os conhecimentos básicos. Nesse sentido, o livro se torna uma excelente ferramenta para qualificar os cursos de agronomia, tanto de nível superior quanto de nível médio profissionalizante, e melhorar a prática agrícola, principalmente, por meio da tecnologia.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes