O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas 442 - Semana de 18 a 24 de julho de 2013
Publicado em: 18/07/2013

Notas 442 - Semana de 18 a 24 de julho de 2013

     Eduardo Monteiro 

          
     Bertha Becker é referência mundial em
    geografia política da região da Amazônia
Morre a cientista Bertha Koiffmann Becker
Faleceu, na última semana, uma das mais importantes e reconhecidas cientistas brasileiras, a geógrafa Bertha Koiffmann Becker, aos 83 anos. Sócia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na qual sempre teve atuação destacada, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professora emérita da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), Bertha é uma referência mundial na área da geografia política, principalmente nos estudos sobre a Amazônia, que pesquisou e estudou por mais de 30 anos. Ao longo de mais de meio século de carreira, Bertha escreveu mais de uma dezena de livros e dezenas de artigos em periódicos científicos importantes, a maioria tendo como tema central a Amazônia. Todo esse trabalho foi reconhecido por muitos prêmios, entre os quais dois dos mais importantes são as medalhas Carlos Chagas Filho de Mérito Científico, concedida pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), em 2000, e a David Livingston Centenary Medal para avanços científicos no Hemisfério Sul, da American Geographical Society, em 2001.


Reprodução 
      
Evento será realizado pela primeira
vez no Brasil, em setembro, no Rio       
 
Rio sediará Euraxess Science Slam Brazil 2013
O Euraxess Science Slam Brazil 2013 acontecerá pela primeira vez no Brasil. O evento, que oferece a jovens pesquisadores no Brasil a oportunidade de mostrar seu trabalho, de maneira criativa e lúdica, a membros da comunidade científica e empresarial e para o grande público, será realizado no dia 24 de setembro no Casarão Ameno Resedá, no Rio de Janeiro. Os finalistas farão suas apresentações em inglês, em até 10 minutos. Os participantes poderão escolher o estilo da sua apresentação e as ferramentas usadas. Poderão fazer uso de material de áudio e de vídeo, slides PowerPoint ou quaisquer outros meios disponíveis, bem como de equipamentos científicos. O desempenho dos candidatos será avaliado pelo público, bem como por um júri composto pelos representantes de Euraxes Links Brazil, da FAPERJ e de instituições e empresas de P&D europeias e brasileiras. O vencedor do concurso ganhará uma viagem a Bruxelas para participar da Conferencia "Euraxess
Voice of the Researchers" organizada pela Comissão Europeia em 21 e 22 de novembro de 2013. O premio oferecido pela Euraxess inclui passagens e hospedagem. As inscrições podem ser feitas até o dia 1 de setembro. Para mais informações sobre o Euraxess Science Slam Brazil 2013: http://scienceslambrazil.euraxess.org/

Divulgação

Reprodução do cartaz do evento



UFF organiza 3 Seminário Internacional de História e Direito
A Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza o 3 Seminário Internacional de História e Direito: Instituições Políticas, Poder e Justiça, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de agosto, no salão Nobre da Faculdade de Direito (Rua Presidente Pedreira, 62, Ingá, Niterói). O evento tem como objetivo discutir a evolução das instituições políticas, das relações de poder e justiça em uma perspectiva histórica, e contará com a participação de especialistas nas áreas de História, Direito, Ciências Políticas e Saúde. A participação dos acadêmicos é ampliada pela possibilidade de atuação ativa e proativa no evento, não só como ouvinte, mas também pela apresentação de trabalhos, previamente selecionados, nos seguintes grupos temáticos: "Direito e relações econômicas", "Direito e administração pública", "Teoria e história constitucional" e "Estado, poder e instituições". Mais informações:
http://www.historiaedireito.uff.br

Divulgação/ Uerj 
    
  Odir Clécio empenhou-se na busca de
processos de saneamento de baixo custo
 


Ensp comunica o falecimento de Odir Clécio
A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comunica o falecimento do pesquisador Odir Clécio da Cruz Roque, ocorrido no último domingo, 14 de julho. Odir era engenheiro químico, professor e pesquisador, desde 1973, da área de engenharia sanitária e ambiental em cursos de pós-graduação da Ensp e de graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em pesquisa, desenvolveu processos de tratamento de esgotos e conquistou a primeira patente internacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em engenharia sanitária. Atuava como consultor ad hoc para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a revista Ciência e Saúde Coletiva. Foi membro do comitê científico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Odir também foi diretor da Ensp de janeiro a julho de 2001, durante a transição de cargo entre os diretores Paulo Buss e Jorge Bermudez, e chefe do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) da Escola. Contribuiu com diversos projetos para a área ambiental, entre os quais se destacam os processos de tratamento de esgotos, com trabalhos de apoio às prefeituras e transferência de tecnologias em processos de tratamento. Durante sua trajetória profissional, buscou processos e projetos de baixo custo em tratamento de esgotos, redes e operação, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população de vários municípios, por meio da ampliação da cobertura de saneamento básico e ambiental, com reflexos positivos na saúde pública. O pesquisador recebeu vários prêmios ao longo de sua brilhante trajetória. O último foi o Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, no início deste ano, instituído pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Crea-RJ de Meio Ambiente, que ele considerava muito relevante, pois é a mais valiosa distinção do Conselho nessa área. Odir graduou-se em engenharia química na UFRRJ, em 1969, obteve especialização em Engenharia em Saúde Pública, em 1971, pela Fiocruz, e, em 1997, recebeu o título de doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz.

Cardiologia no século XXI é tema do 51 Congresso do Hupe
De 20 a 22 de agosto, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizará o seu 51 Congresso Científico, tendo como tema "Cardiologia no Século XXI – Uma visão multidisciplinar". O evento contará com mesas de debates, sessões interativas, encontros com especialistas, colóquios, conferências e apresentações orais e de pôsteres de temas livres. Os principais temas da cardiologia serão apresentados e discutidos, como a orientação cardiológica para a prática de esportes, a hipertensão arterial pulmonar, estresse e doenças cardíacas, entre outros. Também haverá sessões dedicadas a outros temas, como o tratamento da obesidade, a disfunção erétil e as terapias antienvelhecimento. No dia 20, a partir das 10h45, o presidente da FAPERJ, Ruy Marques, fará a conferência de abertura com o título de "Avanços da Pesquisa e da Inovação Tecnológica no Rio de Janeiro. O Papel das Agências de Fomento". Mais informações: http://congresso.hupe.uerj.br/congresso

Capes seleciona projetos para parceria universitária entre Brasil e França
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou um edital para selecionar projetos na área de engenharia para o Programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec), em parceria com o governo francês. As propostas devem ser inscritas mediante o preenchimento de formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos até o dia 19 de setembro. O resultado deve ser divulgado em dezembro. Serão selecionados projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, exclusivamente em nível de graduação. O objetivo é fomentar o intercâmbio Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares. Serão disponibilizados R$ 163 milhões para os projetos aprovados. Mais informações (arquivo em PDF):
http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_042_2013_BRAFITEC.pdf

Olimpíada Nacional em História do Brasil: inscrições abertas até 9 de agosto
Até o dia 9 de agosto, estão abertas as inscrições para a 5 Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O evento é uma iniciativa da Unicamp que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8 e 9 anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo site da Olimpíada. Como nas edições anteriores, a competição será realizada em cinco fases pela internet, com duração de uma semana cada, e uma etapa presencial. As equipes deverão ser compostas por três estudantes e um professor de história. Entre as novidades deste ano está a realização de um curso on-line de formação continuada para os professores orientadores das equipes e que deverá abranger participantes em todos os estados brasileiros. O curso ocorrerá simultaneamente à realização das fases da prova pela internet e estará disponível a todos os professores interessados. A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes) – todas as outras equipes participantes da fase presencial receberão medalhas de honra ao mérito – e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas. Mais informações:
www.olimpiadadehistoria.com.br

Curso de arte e técnica do afresco: inscrições até amanhã
As inscrições para o curso "A Arte e a Técnica do Afresco” estão abertas até esta sexta-feira, 19 de julho, na Secretaria Acadêmica da Casa de Oswaldo Cruz, das 9h às 17h. As aulas iniciarão em 21 de agosto e serão ministradas pelo artista plástico e professor Lydio Bandeira de Mello, um dos mais importantes do país nesta arte. O curso acontecerá na Oficina-Escola de Manguinhos (OEM) da Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) (Av. Brasil, 4.365). Com 12 vagas oferecidas, o curso é gratuito e dividido em quatro módulos com carga horária total de 576 horas. O candidato inscrito também passará por um processo de seleção, composto por três etapas eliminatórias, em que terá que demonstrar aptidão para as artes. Podem participar alunos, com idade a partir de 18 anos, preferencialmente da região do entorno da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos. Os estudantes vão participar desde a elaboração e o desenvolvimento de um projeto artístico até sua execução na referida técnica, por meio de aulas teóricas e práticas em ateliê e em campo, com a execução de murais em edifícios de uso público em áreas perto dos campi da Fiocruz em Manguinhos (zona norte) e em Jacarepaguá (zona oeste), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O curso “A arte e a técnica do afresco” terá aulas de agosto deste ano a 19 de dezembro de 2014. A iniciativa também pretende assegurar às futuras gerações um saber artístico e técnico que vem correndo riscos de extinção. A Oficina-Escola de Manguinhos integra o Núcleo de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz. Mais informações: (21) 3865-2234, (21) 3865-2220 e secadcoc@coc.fiocruz.br

UFRJ ganhará memorial como tributo a estudantes mortos e desaparecidos na ditadura
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai produzir um acervo com documentos, vídeos, depoimentos e entrevistas de professores, estudantes e funcionários da universidade, vítimas da ditadura militar. A Cidade Universitária, campus na Zona Norte do Rio, ganhará ainda um memorial como tributo a estudantes mortos e desaparecidos no período. As ações foram anunciadas na cerimônia de instalação da Comissão da Memória e Verdade da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, Urca. O evento contou com a presença do reitor Carlos Levi, do vice-reitor Antonio Ledo, da representante da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Maria Cardoso da Cunha, e do presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous. A cerimônia foi presidida pelo diretor do Fórum de Ciência e Cultura, Carlos Vainer. A jornalista Hildegard Angel, filha da estilista Zuzu Angel e irmã de Stuart Edgar Angel Jones, desaparecido político na década de 1970, prestou na cerimônia um emocionado depoimento público, descrevendo como o regime militar deixou marcas em sua família, segundo ela, nunca superadas. Mais informações:
www.ufrj.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes