O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Professor de Minas vence I Concurso Nacional de Poesias
Publicado em: 20/04/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Professor de Minas vence I Concurso Nacional de Poesias

Pedricto Rocha Filho premia João Evangelista RodriguesO professor João Evangelista Rodrigues, de Minas Gerais, foi o vencedor do I Concurso Nacional de Poesia para Jornalistas. Autor de “O namorado da poesia”, João Evangelista recebeu das mãos do diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, o troféu pelo primeiro lugar e R$ 2 mil.

Ao todo foram distribuídos R$ 5.300,00 em prêmios aos cinco primeiros colocados. A cerimônia de premiação do concurso, patrocinado pela FAPERJ, foi realizada na noite de quinta-feira (15/04), na Academia Brasileira de Letras (ABL).

 

Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o I Concurso Nacional de Poesia para Jornalistas premiou, ainda, quatro outros autores: José Ricardo Rodrigues de Mello Filho, de Pernambuco, pela autoria de “Opereta de cordel” (2 lugar); Ricardo França Gusmão, do Rio de Janeiro, por “O poema que morreu” (3 lugar); José Aparecido Fiori, do Paraná, por “Incursão menestrel à paz social” (4 lugar); e Wilson Machado, do Mato Grosso do Sul, pela autoria de “Viagem de tribus” (5 lugar).

Baseado na obra de Carlos Drummond de Andrade, “O namorado da poesia” foi escrito há cerca de 10 anos por João Evangelista, durante uma oficina de poesia dada por ele a professoras primárias, em Itabira, cidade natal de Drummond.

Coordenador do Curso de Jornalismo do Campus da PUC-Minas localizado na cidade de Arcos, Evangelista é especialista em Literatura Brasileira e é formado, ainda, em Filosofia. Fundador do jornal “Arcos”, foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e, atualmente, é professor de Ética e de Técnicas de Reportagem. É autor de livros como “Transversias”, lançado em 2002.  

Durante a cerimônia de premiação, que reuniu cerca de 300 convidados, o idealizador do concurso, Lenin Novaes, conduziu uma homenagem a personalidades que têm contribuído para a divulgação da poesia. Receberam troféus: a diretora do Instituto de Biologia da UFRJ, Maria Fernanda Quintela; o compositor Paulo César Pinheiro; e os escritores Affonso Romano de Santana e Antonio Olinto. O professor Pedricto Rocha Filho também foi homenageado.

Filme e Coral animam a festa

A cerimônia de premiação foi iniciada com a exibição do filme “O fazendeiro do ar”, de Fernando Sabino e David Neves, sobre a obra do poeta e jornalista Carlos Drummond de Andrade, a quem a primeira edição do concurso foi dedicada. Em seguida, a pesquisadora Tereza Cristina Meireles de Oliveira, da Faculdade de Letras da UFRJ, fez uma breve contextualização da obra de Drummond.

Conduzido pela maestrina Márcia Tereza de Oliveira, o Coral da Cabana apresentou as canções “José” e “Canção amiga”, poesias do escritor mineiro musicadas, respectivamente, por Paulo Diniz e Milton Nascimento.

Convidados especiais declamam poesias

As poesias vencedoras foram declamadas no palco por artistas e poetas convidados. Os prêmios, da quinta até a primeira colocação, foram entregues, respectivamente, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas, Nacif Elias; pelo conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista Maurício Azedo; pelo diretor-presidente da FAPERJ, professor Pedricto Rocha Filho, que também entregou o prêmio ao primeiro colocado; e pelo presidente da Academia Brasileira de Letras, Ivan Junqueira. 

Na seqüência, o jornalista e poeta Pedro Bial declamou poemas de Carlos Drummond de Andrade. Ao final do evento, encerrado com um coquetel, foi lançado o livro “Poesias de Jornalistas”.

 

A coletânea reúne os cerca de 200 textos inscritos no concurso e foi editada com apoio da FAPERJ.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes