O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação anuncia resultado do edital de Apoio a Ensaios Clínicos
Publicado em: 04/07/2013

Fundação anuncia resultado do edital de Apoio a Ensaios Clínicos

Dando seguimento a seu cronograma, a Fundação anuncia, nesta quinta-feira, 4 de julho, o resultado do edital Apoio à realização de ensaios clínicos em instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2013. Oito novos projetos foram contemplados. Entre as pesquisas apoiadas, quatro tiveram origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enquanto outras duas serão desenvolvidas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também foram beneficiados projetos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP).

O programa se destina ao financiamento de projetos para a realização de ensaios clínicos (Fases I e II) em seres humanos, apoiando testes de segurança para tratamentos, cujos resultados em ensaios pré-clínicos, in vitro ou com animais, já tenham comprovado que podem ser realizados sem riscos em humanos, tornando evidentes os benefícios que podem trazer à saúde e à qualidade de vida da população. As pesquisas submetidas também precisaram refletir o caráter inovador da nova terapia ou procedimento proposto, em relação aos existentes na prática clínica, com ensaios pré-clínicos já concluídos respaldando a solicitação. Cada projeto submetido também precisou explicitar de forma específica os objetivos a serem atingidos, possibilitando, assim, seu devido acompanhamento e avaliação.

Com recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, esta segunda edição do programa, criado em 2012, definia que as propostas fossem submetidas pelo coordenador de cada equipe, que deveria ser integrada por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, e ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta, com vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino, pesquisa e de saúde fluminenses. O projeto também precisou contar com a anuência da instituição de origem e carta-compromisso do diretor geral da instituição a que o trabalho está vinculado.

Cada proposta pôde solicitar recursos de no máximo R$ 150 mil, com orçamento detalhado e justificado dos itens imprescindíveis à realização das atividades previstas. Segundo o edital estipula, também foi necessária a apresentação da aprovação dos protocolos de pesquisa do sistema CEP/Conep (Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), e inscritos no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) (http://www.ensaiosclinicos.gov.br), com a respectiva comprovação do cumprimento dos estudos pré-clínicos.

O programa financia somente despesas de custeio, como serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas), de caráter eventual, incluindo a manutenção de equipamentos e de material permanente, e a realização de reparos e adaptações de bens imóveis; diárias e passagens, desde que compreendam despesas necessárias para o desenvolvimento do projeto de pesquisa; material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos. Cada projeto contemplado tem prazo de até 24 meses, contados a partir da data de liberação dos recursos, para sua execução.

Os contemplados agora devem aguardar contato da Fundação informando sobre a entrega de seus termos de outorga.

 

Confira a listagem completa dos contemplados no edital Apoio à realização de ensaios clínicos em instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2013

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes