O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 2 a 8 de maio de 2013
Publicado em: 02/05/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 2 a 8 de maio de 2013

ABC realiza Reunião Magna, com a participação de três Prêmios Nobel e ganhador da Medalha Fields
A reunião magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC) de 2013 será realizada nos dias 6, 7 e 8 de maio, com o tema Desenvolvimento Científico-Tecnológico: Rumo a Novos Patamares. Na ocasião, haverá também conferências proferidas pelo vencedor da Medalha Fields – considerada o Nobel da Matemática –de 2006,Wendelin Werner,“por suas contribuições para o desenvolvimento da evolução estocástica Loewner, a geometria bidimensional do movimento Browniano e teoria do campo conformal”; o prêmio Nobel de Física de2012, Serge Haroche, por “métodos experimentais inovadores que permitem medição e manipulação de sistemas quânticos individuais”; o prêmio Nobel de Química de2011,Dan Shechtman, pela descoberta de quasicristais;e o prêmio Nobel de Química de 2002Kurt Wüthrich, pelo"desenvolvimento de espectroscopia de ressonância magnética nuclear para a determinação da estrutura tridimensional de macromoléculas biológicas em solução”. A reunião também marcaráa posse dos novos acadêmicos, a diplomação dos membros afiliados da ABC do Rio de Janeiro (2013-2017),palestras e debates de destacados cientistas brasileiros, e uma apresentação de pôsteres de jovens cientistas da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento, especificamente da região da América Latina e Caribe (TWAS-Rolac). As inscrições para o evento são gratuitas e abertas ao público, mediante inscrição prévia por e-mail para rmagna2013@abc.org.br.Mais informações:
http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=2607

Simpósio do Inbeb conta com palestra de Nobel de Química
O IV Encontro Anual do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb) será realizado nos dias 8, 9 e 10 de maio no Auditório Hélio Fraga, no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus do Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento contará com a participação do pesquisador suíço Kurt Wüthrich, ganhador do Prêmio Nobel de química em 2002. Wüthrich mantém uma parceria com o Instituto e, através do programa federal Ciência Sem Fronteiras, vem atuando como professor visitante do Inbeb/UFRJ desde julho de 2012, onde orienta trabalhos de doutorado e pós-doutorado. O químico apresentará a Conferência Magna do evento: “Historical Development and Current Trends of NMR in Structural Biology and Biotechnology“, e terá a inauguração de uma sala própria nas instalações do Inbeb. A infraestrutura do Instituto foi fundamental para o fechamento da parceria com o cientista suíço pois possui, dentre vários equipamentos, três aparelhos de ressonância magnética nuclear, dotados de tecnologia de ponta. Um deles é idêntico aos que Wüthrich utiliza na Escola Politécnica Federal de Zurique (ETH), onde é professor de biofísica, e no Instituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, Califórnia (EUA), onde leciona biologia estrutural. A sede do Inbeb se localiza em prédios de instalações modernas, na área do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS/UFRJ). Trata-se de uma iniciativa pioneira com a missão de criar e consolidar uma infraestrutura técnico-científica que permita o estudo das estruturas de sistemas biológicos, desde o nível macromolecular até o organismo inteiro, lançando mão das técnicas mais avançadas e de mais alta resolução possível. O Inbeb recebe apoio da FAPERJ, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/MS). Mais informações:
www.inbeb.org.br

IBDD abre curso de capacitação profissional para cegos
Em julho deste ano, o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD) dará início a um curso de capacitação de cegos para o uso dos softwares DOS-VOX, desenvolvido pelo professor José Antonio Borges. da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadorapoiado pelaFAPERJ; e JAWS, desenvolvido pela empresa americana Freedom, especializada em sistemas operacionais voltados para pessoas com deficiência visual. Os interessados em participar do curso devem incluir, o quanto antes, seu currículo no site do IBDD. O Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência prepara futuros profissionais por meio de cursos gratuitos voltados para colocação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Mais informações: (21) 3235-9290 e
www.ibdd.org.br

Sequenciamento de DNA é tema de palestra no Museu da Vida/Fiocruz
O Centro de Estudos do Museu da Vida/Fiocruz (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, RJ, Rio de Janeiro, em frente à passarela 6) apresentará, na próxima terça-feira, 7 de maio, das 10h às 13h, a palestra "Transformando a medicina com uma abordagem sistemática de dados genéticos", ministrada pelo pesquisador brasileiro radicado nos Estados Unidos (EUA), Maurício Oliveira Carneiro. Doutor em Biologia Computacional pela Harvard University (EUA), Carneiro é diretor assistente de desenvolvimento tecnológico do Broad Institute ofMassachussets Institute of Tecnology (MIT) and Harvard, onde desenvolve pesquisas na área de sequenciamento de genoma humano e genética populacional. A atividade, organizada pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT-idn), é gratuita e aberta a todos os interessados. Mais informações:
www.museudavida.fiocruz.br

Museu Ciência e Vida lança duas novas exposições em comemoração ao aniversário da Baixada
No aniversário da Baixada Fluminense, o Museu Ciência e Vida irá presentear o público com mais duas exposições temporárias, que tiveram início nesta quarta-feira, às 10h. As mostras são: Sustentabilidade – O que é isso? e Céu dos Artistas. A primeira aborda os desafios da humanidade em seguir com o progresso econômico e material a favor do meio ambiente. Ao todo são 18 painéis ilustrativos além de jogos e experimentos interativos que evidenciam a influência do homem no planeta. A segunda exposição traz obras de pintores de diferentes nacionalidades e estilos. O ponto em comum é que todos os quadros retratam o céu. O museu Ciência e Vida abre a partir das 10h e fica na Rua Aílton da Costa s/n, no bairro 25 de Agosto em Duque de Caxias. Mais informações:
http://www.museucienciaevida.com.br

Cepe promove seminário sobre políticas públicas do envelhecimento no Canadá
O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) do Instituto Vital Brazil (IVB), em parceria com o Centro Internacional de Longevidade (ILC-Brazil), realizou, nesta quinta-feira, o seminário "As políticas públicas do envelhecimento no Canadá", das 9h30 às 12h30 no auditório do Cepe. O seminário abordou a iniciativa do Canadá, com a criação da "Comunidades amigas do idoso" (CAI), desenvolvida como resposta às barreiras colocadas às políticas públicas no contexto do envelhecimento populacional do país. O evento foi conduzido pela pesquisadora Louise Plouffe, canadense e que atualmente reside no Rio de Janeiro. Louise também é co-responsável pela concepção do marco político do envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde. O médico e gerontólogo, Alexandre Kalache, presidente do ILC-Brazil. Foi o mediador do evento. Mais informações:
http://www.ivb.rj.gov.br/cepe.html

Pesquisador da UFRJ recebe prêmio Konex 2013: Ciência e Tecnologia
O prêmio Konex: Ciência e Tecnologia tem por objetivo escolher as 100 personalidades argentinas que mais se destacaram na última década (2003-2012), separadas por 20 áreas do conhecimento. O júri também elege, como Konex de Honor, uma pessoa de relevância na área da pesquisa que tenha falecido no período. Nesta edição ainda foram concedido o prêmio Konex Mercosul a uma personalidade do meio científico que se mais se destacou no Brasil, Chile e Uruguai. Nesta categoria, o pesquisador brasileiro escolhido, que já recebeu alguns apoios da FAPERJ, foi o professor Nelson Maculan Filho, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A entrega dos prêmios Konex será realizada às 19h, no dia 17 de setembro, na Ciudad Cultural Konex, localizada em Buenos Aires, Argentina. Mais informações:
http://www.fundacionkonex.org/

Renato Lage participa de encontro no CRC da Uerj
O Centro de Referência do Carnaval (CRC) e o Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoverão, na próxima terça-feira, 7 de maio, às 18h, um encontro com o carnavalesco Renato Lage. O evento será realizado no auditório Cartola, no prédio do Centro Cultural da Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, no Maracanã). Na ocasião, será promovido um debate sobre o processo de criação do carnavalesco todos os anos. Além do Renato Lage, participarão do encontro o professor do Instituto de Artes, Felipe Ferreira, a professora Maria Laura Cavalcanti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)– ambos pesquisadores da FAPERJ– e o jornalista do Globo, Marcelo de Mello. “O objetivo é destacar o processo criativo do carnavalesco, entendendo-o como um artista, um criador. Com a participação da Maria Laura e do Marcelo de Mello será possível enriquecer nosso debate, pois além da visão da arte, poderemos analisar o trabalho deste profissional sob as óticas da Antropologia e da Comunicação”, destaca Ferreira. Mais informações: www.uerj.br

Brasil seleciona estudantes para participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Física
A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês) será realizada de 27 de julho e 5 de agosto, na cidade de Volos, na Grécia. Neste evento, representam o Brasil cinco estudantes do ensino médio: Allan dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo, SP), Fábio Kenji Arai (São Paulo, SP), Larissa Fernandes de Aquino (Recife, PE) e Luís Fernando Valle (Guarulhos, SP). Os candidatos são selecionados através das pontuações obtidas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior e recebem material didático com todo o conteúdo que será cobrado nas provas. A última fase do processo contou com a participação de 195 jovens de diversas regiões do país. A OBA, que já conta com quase 5 milhões de participantes, é destinada a alunos dos ensinos fundamental e médio. Em 2012, a olimpíada reuniu cerca de 800 mil estudantes e 64 mil professores de aproximadamente nove mil escolas das redes pública e particular de todo Brasil e distribuiu mais de 32 mil medalhas. Mais informações:
http://www.oba.org.br/ e http://www.ccd-oba.org/

Inclusão digital para pescadores fluminenses
Nesta sexta-feira, 03 de maio, o Telecentro da Pesca Maré será inaugurado às 14h30, com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o ministro da Pesca, Marcelo Crivela. O Telecentro Pesca Maré de Inclusão Digital e Capacitação Profissional será um espaço para potencializar a inclusão social e o desenvolvimento humano dos pescadores, piscicultores fluminenses e seus familiares através do conhecimento e da tecnologia. Este é um programa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). O Telecentro fica na sobreloja da Rodoviária de Niterói, na sede da Sedrap. O endereço é Praça Fonseca Ramos, s/n - sobreloja, centro da cidade de Niterói, RJ. Mais informações:
http://www.fiperj.rj.gov.br/

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes