O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Aos 80 anos, fuzileiro naval cria portal inédito na área de logística em C&T
Publicado em: 27/03/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Aos 80 anos, fuzileiro naval cria portal inédito na área de logística em C&T

Vinicius Zepeda

 Reprodução

         
     Portal promete agilizar compra de
   reagentes e produtos na área de C&T

No Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, uma das principais experiências da Doutrina da Guerra Anfíbia, é o embarque e carregamento dos navios. Segundo a técnica – que consiste em projetar o poder militar do mar para a terra –, tudo o que for transportado tem que ser bastante calculado e, aquilo que for embarcado será desembarcado na ordem inversa. Capitão de fragata reformado, Alfredo de Souza Coutinho Filho ajudou na implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) nos anos 1990. Ali, observou a dificuldade dos pesquisadores em comprar equipamentos e reagentes para seus laboratórios e, percebeu como uma boa aplicação de logística poderia facilitar o processo. Quase trinta anos mais tarde, ele acaba de se tornar uma figura rara no País: um empreendedor aos 80 anos. Coutinho criou um portal de busca especializada em produtos e reagentes utilizados em pesquisa. Inédito no Brasil, o www.ctsaci.com.br  foi desenvolvido com auxílio do edital Apoio à Inovação Tecnológica, da FAPERJ.

Segundo pesquisa realizada com cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 99% dos entrevistados afirmaram precisar de material importado para experimentos na área de ciência e tecnologia. Destes, 76% disseram já ter perdido material na alfândega, principalmente elementos perecíveis, como reagentes. O estudo mostra ainda que 42% dos pesquisadores deixam de realizar experimentos ou são obrigados a mudar as especificações de suas pesquisas por causa de problemas de importação. Para Coutinho, os dados são uma prova da importância do novo portal, que recebeu o nome de CTSaci. "Muitas vezes, a falta de conhecimento sobre o preenchimento correto dos formulários solicitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz com que uma substância se torne suspeita e seja apreendida para averiguação na Receita Federal. O problema é que, no caso de um reagente, por exemplo, depois de liberado, muitas vezes ele já se tornou sem utilidade. Para evitar isso, disponibilizamos toda a legislação sobre C&T do País em nosso site", exemplifica.

Coutinho destaca que o CTSaci traz dados importantes, como informações sobre fabricantes e fornecedores de material, prestadores de serviço, e uma lista com links para todos os editais de fomento e de licitações para a área laboratorial em vigência no país. "Oferecemos também um fórum on-line onde os interessados na área de ciência e tecnologia (C&T) podem trocar informações e esclarecer dúvidas entre eles", acrescenta. Em breve, como um dos pontos mais relevantes no portal, serão fornecidas instruções que, uma vez seguidas, prometem agilizar o trâmite de um pedido de material importado por pesquisadores, dentre outras tantas informações relevantes.

Vinicius Zepeda 
           
Alfredo Coutinho: experiência militar  
 ajudou-o na elaboração do CTSaci
 
O CTSaci conta com um banco de dados de atualização diária, onde são listados equipamentos, porcelana, vidraria e substâncias químicas. "Temos 12 mil reagentes cadastrados em português e inglês, em ordem alfabética, com fotos, preços dos fabricantes e da última licitação, caso encontrada", explica Coutinho. Sobre este último ponto, os responsáveis pelo portal chegam a monitorar todas as licitações públicas na área de C&T do País por até dois meses depois de iniciadas. Segundo conta, certa vez chegaram a observar uma diferença substancial de preços para um mesmo equipamento, do mesmo fornecedor, para venda no Rio Grande do Sul e Roraima. "Essa discrepância não se justifica pela distância geográfica das cidades no país. Assim, o portal acaba ajudando na fiscalização das compras públicas", completa.

Ainda em relação à burocracia encontrada por pesquisadores no processo de aquisição de materiais, Coutinho Filho questiona o projeto de lei que vem sendo discutido no Congresso Nacional. Deixa claro que toda proposta que venha otimizar o processo de logística para a área de C&T é bem-vinda. Porém, o projeto de lei proposto, onde o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) criaria um cadastro de pesquisadores especialistas com direito a importar com desembaraço aduaneiro automático, sem fiscalização e livre de taxas, seria de difícil implantação."Esse banco de dados teria que ser constantemente atualizado. Anualmente são formados milhares de mestres e doutores em todo o País que precisam de material para suas pesquisas. E qual seria o critério para transformar um deles em notável? E por que necessariamente a pesquisa feita por um deles é mais importante do que as outras?", indaga. O projeto ainda prevê que os notáveis se responsabilizem por danos ambientais e de saúde causados pela mudança de finalidade declarada na importação. "Este é outro ponto com o qual não concordo. É claro que responsáveis por danos devem ser responsabilizados. Mas a mudança de direção da pesquisa faz parte do próprio processo de descobertas científicas", complementa.

Colocado no ar em fevereiro deste ano, o portal vem alcançando uma boa visitação mesmo sem nenhum tipo de propaganda. "Temos mais de 150 visitas diárias, número que rapidamente tem crescido, se aproximando de 200 visitas", orgulha-se o empreendedor. Até o segundo semestre, o portal ficará aberto para consulta gratuita e aperfeiçoamento de seus serviços. "A partir do segundo semestre, passaremos a oferecer anúncios aos fornecedores e assinaturas para que possamos nos tornar autossustentáveis", explica. Até lá, o portal ainda pretende oferecer um link de cada reagente ou substância disponibilizados no Chemical Abstracts Service (CAS), referência para obter as informações técnicas e especificações desses reagentes e substâncias. Particularmente em nosso Estado, com os investimentos crescentes feitos pelo governo para o incentivo e financiamento da pesquisa, assim como vem ocorrendo em muitos outros estados, o CTSaci só tem a acrescentar. 

Para acessar o portal de busca especializada em C&T, clique: www.ctsaci.com.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes