O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Eliete Bouskela toma posse como presidente do Conselho Superior
Publicado em: 27/03/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Eliete Bouskela toma posse como presidente do Conselho Superior

 Lécio Augusto Ramos

     
  Ao lado de Ruy Marques, Eliete Bouskela assina termo de posse

Saudada com orquídeas ofertadas por Ruy Marques, presidente da FAPERJ, Eliete Bouskela tomou posse como a nova presidente do Conselho Superior da FAPERJ, durante a reunião mensal realizada na última sexta-feira, dia 22 de março. Em seu discurso de posse, Eliete lembrou o pensamento do poeta mexicano Alfonso Reis (1889 - 1959), de que "A verdadeira e definitiva redenção está no conhecimento", para destacar os objetivos de sua gestão. "Meu compromisso será dar continuidade às iniciativas que estimulem e disseminem o conhecimento científico, no sentido de fazer avançar a pesquisa, em todas as áreas do saber", declarou.

Após a assinatura do termo de posse, Eliete passou a presidir a reunião, e Sergio Neves Monteiro, que interinamente havia ocupado a presidência, voltou a atuar como vice-presidente. Durante a cerimônia, também foi formalizada a posse de dois novos membros suplentes: Albanita Viana (diretora da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj), e Fernando Lázaro Freire Junior (diretor do CBPF), ambos como representantes do governo.

Representando o secretário estadual de Ciência e Tecnologia Gustavo Reis Ferreira, o subsecretário de Educação Profissional e Ensino Superior, Augusto Raupp, ressaltou o papel de fomento à pesquisa realizado pela FAPERJ e, consequentemente, ao desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. O vice-reitor da Uerj, Paulo Roberto Volpato, representando o reitor Ricardo Vieiralves, desejou sorte à nova presidente e também destacou o relevante papel que vem sendo desempenhado pela FAPERJ, salientando o alto grau de investimento que as universidades estaduais têm recebido.

Formado por 14 membros, o Conselho Superior tem quatro integrantes indicados livremente pelo governador, enquanto os demais são por ele escolhidos nas listas tríplices apresentadas por universidades, entidades com reconhecida atividade de pesquisa e pelo setor empresarial. O presidente da Fundação participa das reuniões do Conselho Superior na qualidade de membro nato.

O perfil da nova presidente

Graduada médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente professora titular e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Eliete também é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Com experiência na área de fisiologia cardiovascular (microcirculação) e em pesquisa clínica, Eliete atua principalmente nos temas de regulação da reatividade microvascular nos choques séptico e hemorrágico, na disfunção endotelial e microvascular em diabetes e obesidade.

Em 1994, Eliete fundou, na Uerj, o Laboratório de Pesquisas em Microcirculação (LPM) para avaliar pacientes e modelos experimentais de doenças. Sua hipótese de trabalho é que a disfunção microvascular e endotelial precede a disfunção macrovascular. "À Uerj devo meu desenvolvimento profissional e é realmente a minha casa nos últimos 30 anos", afirma a pesquisadora.

Eliete também é membro titular e atual secretária da Academia Nacional de Medicina (ANM). Em 2008, foi a primeira médica brasileira a ser eleita para a Academia Francesa de Medicina.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes