O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Projeto cria tecnologia para melhorar o desempenho dos atletas de remo
Publicado em: 04/04/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Projeto cria tecnologia para melhorar o desempenho dos atletas de remo

Débora Motta

 Divulgação

        
      Aparelho no fundo do barco monitora
      dados do desempenho dos remadores
Desenvolver tecnologia a favor do esporte de alto nível, mais precisamente para atletas do remo olímpico. Essa é a meta do engenheiro eletrônico Marcio Nogueira de Souza, Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, e professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele vem trabalhando junto com seus alunos no "sistema de medição de sinais cinemáticos do complexo barco-remador". A inovação foi desenvolvida e vem sendo aperfeiçoada no Laboratório de Instrumentação Biomédica da universidade, coordenado pelo pesquisador, que foi contemplado pela Fundação no edital Apoio ao Desenvolvimento de Inovações nos Esportes, de 2010.

Trocando em miúdos, trata-se de um pequeno sistema à prova d’água, de aproximadamente 9 x 7cm2, acoplado no fundo do barco utilizado na prática do remo. Por ser integrado a sensores conectados estrategicamente ao atleta e à embarcação, o aparato é capaz de fornecer dados minuciosos, como a velocidade do barco, o número de remadas por minuto – ou voga –, o trajeto percorrido e o desempenho técnico do remador. É possível verificar, por exemplo, se, no esforço final para a chegada, o atleta realmente está acelerando ou travando o barco. "O sistema contém um pequeno GPS e um acelerômetro, que captam as informações de posição, velocidade e aceleração do barco, além de outros sensores e um microcontrolador, responsável por armazenar os dados, com tecnologia data logger. Durante a realização da prática desportiva, as informações são armazenadas em um microcartão SD, para que os dados depois possam ser analisados em uma plataforma de trabalho, num laptop", explicou Souza.

De acordo com o pesquisador, conhecer esses informações é o diferencial com que todo treinador sonha para trabalhar pela melhoria do desempenho dos remadores. "Normalmente, os técnicos só contam com observações visuais para avaliar a performance de seus atletas, às vezes recorrendo a imagens gravadas durante os treinos. O objetivo dessa inovação tecnológica é fornecer uma avaliação quantitativa e objetiva tanto para o treinador quanto para o próprio atleta, que pode saber, com precisão, detalhes como o ângulo de remada durante toda a prova, por exemplo", resumiu Souza. E acrescentou: "Avaliações visuais são subjetivas e tornam a observação dos erros nos treinos mais difícil, tanto para o técnico quanto para o atleta. Por isso, queremos oferecer resultados numéricos inquestionáveis."

Divulgação
             

Informações da performance do atleta são armazenadas
num microcartão SD e depois analisadas num
laptop

O sistema vem sendo testado com atletas indicados pelo Departamento de Remo do Flamengo, desde 2010. Souza lembra que inicialmente a proposta do projeto era outra: estudar o conjunto de músculos da região abdominal – conhecida como "core" – dos remadores durante a execução dos movimentos, para avaliar a estabilidade muscular e evitar lesões. "Esses testes continuam sendo realizados nos remadores do clube, por meio de sensores ajustados em uma cinta, que está sendo desenvolvida no Laboratório de Instrumentação Biomédica da Coppe. Mas percebemos que também poderíamos contribuir no estudo biomecânico da interação entre atleta e barco", contou Souza.

O pesquisador destacou que o remo é um esporte olímpico e, no contexto atual, não há como o Brasil formar atletas competitivos internacionalmente sem também investir em tecnologia esportiva. Mas apesar da proximidade da Copa e das Olimpíadas, a serem realizadas no Rio, esses investimentos darão mais frutos no longo prazo. "O apoio ao desenvolvimento de tecnologias desportivas deve ser contínuo, já que para formar um atleta é necessário, em média, 12 anos. Os impactos desse projeto serão melhor sentidos no futuro, quando uma nova geração de remadores for treinada desde cedo com auxílio dessa tecnologia e tiver um desempenho superior nas competições internacionais", ponderou Souza. "A FAPERJ é um agente de planejamento dessa estratégia de investimento no esporte fluminense, e esperamos que mantenha essa política ao longo  dos anos", completou.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes