O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Balanço das inscrições: edital de grande porte
Publicado em: 07/03/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Balanço das inscrições: edital de grande porte

 
     
 
Ao final do prazo para submissão de propostas do edital Apoio à aquisição de equipamentos de grande porte para instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro – 2013, encerrado em 1 de março, foram recebidas pelo sistema inFAPERJ 24 propostas de 13 instituições de ensino e pesquisa. A demanda bruta atingiu a cifra de R$ 31,75 milhões.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a instituição que apresentou mais propostas, com cinco. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) submeteram três projetos cada. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) apresentaram duas propostas cada. Completam a lista o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) e a Universidade Estácio de Sá (Unesa), com um projeto inscrito cada.

A distribuição da demanda apresentou a seguinte característica: a grande área de Ciências Biológicas foi a que teve maior solicitação por recursos (29,78% do total), com sete projetos; Ciências Exatas e da Terra, 27,72% dos recursos solicitados, em seis projetos; Engenharias, 18,06% distribuídos em cinco projetos. Na grande área de Ciências Agrárias, foram três propostas, representando 13,82% dos recursos solicitados na chamada; Ciências da Saúde, 8,33% em dois projetos; e Ciências Humanas, 2,28% em um projeto.

Criado em 2008, o programa Apoio à aquisição de equipamentos de grande porte, mantém, em sua segunda edição, o objetivo de financiar a aquisição de equipamentos de grande porte necessários ao desenvolvimento de linhas de pesquisa ativas ou projetos de relevância para o avanço científico, tecnológico, ambiental, econômico e social fluminenses.

Os recursos disponibilizados no edital são da ordem de R$ 15 milhões. O programa busca contemplar projetos de caráter multidisciplinar, em que a utilização dos equipamentos tenha abrangência multiusuário, intra e interinstitucional. Os equipamentos adquiridos também deverão ser geridos por um comitê gestor, com um mínimo de três pesquisadores, designado pela equipe e mencionada na proposta. O prazo para a execução do projeto é de até doze meses, contados a partir da data de liberação dos recursos.

Puderam submeter propostas equipes formadas por um conjunto de pesquisadores (mínimo de 10), com vínculo empregatício/funcional na mesma instituição de ensino e pesquisa sediada no estado. Todos os integrantes da equipe – coordenador, vice-coordenador e pesquisadores associados – devem ter o grau de doutor ou equivalente, ser docentes de programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Capes em suas instituições de origem e estar ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta apresentada. Nenhum desses integrantes pode pertencer a mais de um grupo com projeto submetido neste edital. Também podem fazer parte da equipe pós-graduandos, estagiários e funcionários técnico-administrativos do quadro das instituições partícipes. É indispensável, para o caso de mais de uma proposta por instituição científica e tecnológica (ICT), que os dirigentes das instituições estabeleçam uma ordem de prioridade das solicitações submetidas.

O Comitê Especial de Julgamento designará somente uma proposta por instituição participante com menos de 50 programas de pós-graduação credenciados pela Capes; para instituições com mais de 50 programas de pós-graduação credenciados pela Capes, poderão ser designadas até duas propostas. Ao todo poderão ser contempladas até 12 solicitações, dentro do limite dos recursos orçamentários disponibilizados. Também podem ser apoiados projetos de redes institucionais de pesquisa, com financiamento da FAPERJ.

A divulgação de resultados está prevista para acontecer a partir de 21 de março.

Confira a íntegra do edital Apoio à aquisição de equipamentos de grande porte para instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2013

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes