O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > III Feira FAPERJ exibe vigor da pesquisa fluminense em Ciência, Tecnologia & Inovação
Publicado em: 30/10/2013

III Feira FAPERJ exibe vigor da pesquisa fluminense em Ciência, Tecnologia & Inovação

 Fotos: Lécio Augusto Ramos

 

              Em sua terceira edição, a feira exibiu projetos inovadores
                      que atraíram
 a curiosidade do público visitante

 

O protagonismo da Fundação para promover o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Rio de Janeiro foi destaque durante a cerimônia de abertura da III Feira FAPERJ Ciência, Tecnologia & Inovação, realizada na manhã de quinta-feira, 10 de outubro. O evento voltou a movimentar o Centro Cultural da Ação da Cidadania (CCAC), na Zona Portuária do Rio, depois do sucesso da edição anterior, em 2011. Até o sábado, 12 de outubro, foram exibidos mais de 300 projetos, produtos e processos desenvolvidos com financiamento da Fundação, por pesquisadores, empresários e empreendedores de todos os 92 municípios fluminenses.

 

De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, presente à cerimônia de abertura, tem sido fundamental o papel da Fundação, como agência promotora do desenvolvimento econômico do estado. “Investir em inovação é essencial para o estado alcançar o desenvolvimento sustentável. Mais do que nunca, a atuação da FAPERJ é importante para fomentar parcerias entre a academia e as empresas”, ressaltou Tutuca. Ele também citou que, desde 2007, a Fundação destinou R$ 2,1 bilhões para as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) fluminenses.

 

  

       

Ao lado do secretário de C&T Gustavo Tutuca,
Ruy Marques discursa na abertura do evento    
 

O presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, lembrou que a feira FAPERJ é uma oportunidade de dar um retorno à sociedade dos investimentos públicos repassados para a pesquisa em C,T&I. “A realização da feira demonstra a importância do papel do Estado como indutor de desenvolvimento”, ponderou Marques.

 

À entrada, o protótipo de um carro elétrico produzido com fibra sintética já deu uma ideia do que pôde ser visto na feira. Esta terceira edição foi também uma forma de mostrar, de modo prático, como vem sendo aplicados os recursos da Fundação, que só em 2013 está investindo R$ 350 milhões na C&T fluminense. A Feira FAPERJ contribuiu para promover o intercâmbio de informações entre o meio acadêmico e a sociedade e para a difusão e popularização da ciência e tecnologia. De softwares de sincronização de áudio a frutos, como o abacaxi, coloridos pela concentração de substâncias antioxidantes, ou o aproveitamento de materiais reciclados para pisos, revestimentos e mobiliário, são diversos exemplos de projetos que procuram contribuir para o desenvolvimento científico e social do estado e para a qualidade de vida de sua população.

 

Com interesse e curiosidade, o público foi conferir as novidades em pesquisas em exibição. No segundo dia da feira, foi expressiva a presença de estudantes da rede pública do estado, que participaram ativamente das atividades propostas nos vários estandes.  No espaço da Sociedade Brasileira de Química, a garotada pôde desvendar os mistérios da química, em experiência simples.  Em mais de 300 projetos em exibição, o público também conheceu exemplares da fauna marinha da Antártica, sentiu os aromas da empresa Safya Brasil, que associa seus produtos a características específicas de comunidades pacificadas cariocas, e provou o sabor de cachaça produzida a partir do emprego de leveduras selecionadas. A apresentação do grupo Dançando para Não Dançar fechou a noite com sucesso.

 

Veja imagens do evento no link abaixo:


Fotogaleria: 3ª Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia & Inovação


Leia mais:

Hip hop na ponta dos pés com Dançando para não Dançar

Apoio da Fundação impulsiona projetos pelo estado

Café das Artes atrai com música, poesia e literatura 

Atuação da FAPERJ para o desenvolvimento foi a tônica da abertura da Feira

De volta para o passado: viagem ao tempo dos fósseis

                                                                 

Leia também o que aconteceu na III Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia e Informação:

Tablóide publicado no dia 11 de outubro de 2013

Tablóide publicado no dia 12 de outubro de 2013

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes