O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Pós-graduação terá maior autonomia financeira
Publicado em: 05/04/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Pós-graduação terá maior autonomia financeira

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, dará maior autonomia financeira aos programas de pós-graduação, que possuam conceitos 6 e 7. A iniciativa foi anunciada na quinta-feira (01/04), pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, durante o primeiro dia do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). O encontro foi realizado no Hotel Novo Mundo, no bairro do Flamengo, nos dias 1 e 2 de abril.

 

Segundo Jorge Almeida Guimarães, os programas de mestrado e doutorado com conceitos 6 e 7 passarão a ter maior liberdade para distribuir os recursos que recebem da Capes e, dessa forma, terão maior autonomia. O presidente da Capes informou, também, que atualmente 36% dos 130 mil alunos de mestrado e doutorado no Brasil recebem bolsas federais pagas pela Capes e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Jorge Almeida Guimarães revelou, ainda, que está negociando um patrocínio para ampliar o portal de periódicos coordenado pela Capes. A proposta é conseguir dobrar os US$ 17 milhões que são investidos anualmente no sistema, que reúne 129 instituições e recebe cerca de 40 mil acessos por dia. Os recursos deverão ser obtidos com empresas estatais.

 

O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, formou a mesa da reunião com presidente da Capes, e com o presidente do Fórum das FAPs, Francisco Romeu Landi. Ao falar sobre investimentos, o professor Pedricto destacou que os sistemas estaduais de C&T devem ser complementares e não substitutos do sistema federal. “A filosofia da FAPERJ é de interagir com o sistema federal. Já temos várias parcerias estabelecidas”, afirmou.

 

Presente à reunião, o diretor científico da FAPERJ, professor Jerson Lima Silva, também destacou a importância das parcerias que vêm sendo firmadas com o governo federal. Jerson Lima deu como exemplo o Programa de Desenvolvimento de Núcleos de Excelência (Pronex), cujos recursos federais e estaduais já começaram a ser liberados aos pesquisadores.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes