O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 20 a 26 de dezembro de 2012
Publicado em: 20/12/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 20 a 26 de dezembro de 2012

Vinicius Zepeda

            
      Pesquisa coordenada por Jerson Lima teve
    destaque em revistas científicas de alto impacto
Grupo de estudos coordenado pelo diretor científico da FAPERJ tem trabalho destacado pela Microbe Magazine
A revista Microbe Magazine, da Sociedade Americana de Microbiologia, publicou, em sua edição de dezembro, artigo de capa em que destaca, entre outros, os estudos desenvolvidos no campo da biologia estrutural pelo grupo de pesquisa coordenado pelo diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva. A publicação ressalta a contribuição das pesquisas realizadas por Jerson e seu grupo sobre a descoberta de que a proteína de supressão tumoral p53 mutada teria um comportamento tipo príon - agente infeccioso composto principalmente de proteínas - e que estaria, assim, associado ao câncer. Além dos trabalhos publicados pelo grupo de Silva, o artigo também chama a atenção para uma revisão publicada na revista Science por Stanley Prusiner (Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina), sobre a ampliação do conceito do príon para outras doenças além do câncer, como Alzheimer e Parkinson. O diretor científico da Fundação é professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, desde 1997, coordenador do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CNRMN). Os resultados de suas pesquisas têm sido publicados em revistas de alto índice de impacto e seus mais de 140 artigos científicos são referenciados em mais de 4.000 citações. Mais informações: 
http://www.microbemagazine.org/index.php?option=com_content&view=article&id=6165:prions-no-longer-mere-trespassers-among-infectious-agents&catid=1169&Itemid=1416

Divulgação/SBG 
    
  Maite Vaslin e Elisson Romanel: ambos
       foram apoiados pela  FAPERJ
 
Pesquisadores brasileiros participam de artigo publicado na revista Nature
Artigo intitulado Repeated polyploidization of gossypium genomes and the evolution of spinnable cotton fibres, publicado, dia 19 de dezembro, no volume 492 da revista Nature, descreve pela primeira vez a anotação completa do menor genoma de algodão da espécie Gossypium raimondii com cerca de 737.8 Mb, que contribuiu para a formação da espécie tetraplóide Gossypium hirsutum L., planta comercialmente cultivada em diversas regiões do mundo, inclusive do Brasil. Com a participação de diversos cientistas do mundo, como Estados Unidos, Alemanha, China, Israel, Australia, Bélgica, Paquistão, Índia e Egito, o trabalho também contou com pesquisadores brasileiros, entre eles Elisson Romanel, pós-doutorando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e ex-bolsista Nota 10 da FAPERJ; Maite Vaslin, professora adjunta do Instituto de Microbiologia e do Departamento de Virologia da mesma universidade e apoiada pelo edital Pensa Rio, da Fundação, e Lucia Hoffmann, da Embrapa Algodão. O trabalho identificou cerca de 37.505 genes, 77.267 deles transcritos, que codificam proteína. Para efeito de comparação, a primeira espécie vegetal com genoma completamente sequenciado foi a Arabidopsis thaliana, com cerca de 125 Mb, do tamanho do genoma, com cerca de 26.000 genes. Os pesquisadores brasileiros contribuíram para a identificação, anotação e análises evolutivas de genes de resistência às pragas e da via de RNA de interferência. Mais informações:
http://www.nature.com/nature/journal/v492/n7429/full/nature11798.html?WT.ec_id=NATURE-20121220

Capes inscreve para doutorado pleno no exterior
Estão abertas, até 31 de janeiro de 2013, as inscrições para o processo seletivo do programa doutorado pleno no exterior, organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Programa que concede bolsas de doutorado pleno no exterior como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pelos programas de pós-graduação no Brasil, ele visa à formação de docentes e pesquisadores de alto nível. Segundo o regulamento, as bolsas se destinam a candidatos de elevado desempenho acadêmico, que visem instituições estrangeiras de excelência – com exceção das alemãs, objeto de edital específico. O edital trata ainda da duração, benefícios e da implementação das bolsas, da candidatura, seleção e obrigações dos bolsistas, além da documentação necessária para inscrição. Os selecionados terão benefícios como mensalidade; adicional para dependente, e auxílio-instalação, quando for o caso; auxílio-deslocamento; e auxílio para aquisição de seguro saúde. A bolsa deverá entrar em vigor no segundo semestre de 2013. Mais informações:
http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado

Ensp abre inscrições para cinco cursos de especialização
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) abriu inscrições para cinco cursos de especialização. São eles: Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (inscrições até 20 de dezembro de 2012); Especialização em Direito e Saúde (inscrições até 10 de janeiro de 2013); Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (inscrições abertas até 21 de janeiro de 2013); Especialização em Gestão da Atenção Básica (inscrições até 23 de janeiro de 2013); e Especialização em Saúde Pública (até o dia 3 de fevereiro de 2013). Todas as inscrições devem ser feitas pela Plataforma Siga. Mais informações:
http://http://www.sigals.fiocruz.br/pub/inscricao.do?CodM=5&codN=1&codC=2&codI=471

Prêmio Andifes de Jornalismo 2012 recebe inscrições
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) recebe até o dia 28 de dezembro inscrições para a 13 edição do Prêmio Andifes de Jornalismo. Para este ano, a principal novidade é a inscrição de matérias publicadas em sites jornalísticos, que concorrerão com as matérias divulgadas em jornais e revistas, nas categorias Ensino Superior e Educação Básica. Segundo a Andifes, a mudança no edital tem o objetivo de envolver o maior número de jornalistas que desenvolvem trabalhos sobre o tema educação também na internet e que preservam as características do “webjornalismo”. Serão válidas reportagens ou série de reportagens publicadas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2011 e enviadas com sua respectiva ficha de inscrição para sede da Andifes, em Brasília. O vencedor da cada uma das duas categorias receberá duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira. Mais informações:
www.andifes.org.br 

Site do Cepedes reúne conhecimento sobre saúde pública, desastres e emergências
O Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), resultado de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e a vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VAAPS/Fiocruz), lançou na quarta-feira, dia 19 de dezembro, a página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres. O site reúne material sobre os temas, tendo como referência página semelhante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Dirigida a profissionais e gestores de saúde e de outras áreas que atuam em casos de emergências e desastres, como meio ambiente, assistência social, organizações não governamentais e voluntários, o site oferece links para guias, manuais e textos de referência que abordam desde o conceito geral até as formas de organização do setor, passando por estratégias de redução de riscos, respostas do setor saúde em casos de emergência e desastres. Mais informações:
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/31664

Fiocruz lança revista eletrônica de debates sobre vigilância sanitária
Para discutir temas de segurança sanitária e os riscos associados a produtos e serviços de saúde, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) está colocando no ar a revista eletrônica Visa em Debate. De periodicidade trimestral e acesso livre, a revista, que visa atingir um público de pesquisadores, estudiosos e trabalhadores, traz artigos e discussões de interesse para o setor, como questões sobre formação, trabalho e participação social, especialmente por sua importância para qualificar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A primeira edição reúne artigos de pesquisadores, como Maria Cecilia de Souza Minayo, José Júlio Martins Tôrres, Mônica Faria da Silva, Flavio Pinto dos Santos e Ketrine Ferreira da Silva, entre vários outros. Mais informações:
http://www.incqs.fiocruz.br/ e http://www.visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate

IBGE lança Manual Técnico da Vegetação Brasileira
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, no dia 18 de dezembro, o novo Manual Técnico da Vegetação Brasileira. A publicação incorpora os mais recentes avanços na pesquisa sobre a cobertura vegetal no País e traz conceitos e informações fundamentais para a elaboração de políticas de manejo e conservação da biodiversidade brasileira. Ilustrado com 110 fotografias e 55 figuras, o manual aborda, entre outros temas, o sistema fitogeográfico, o inventário em formações florestais e campestres, técnicas e manejo de coleções botânicas e procedimentos para mapeamento. Mais informações:
http://www.ibge.gov.br/home/ 

IOC recebe inscrições para especialização em Ensino de Biociências e Saúde
Estão abertas, até 04 de janeiro de 2013, as inscrições para ingresso no Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), nas modalidades Especialização e Atualização. O Objetivo de ambos os dos cursos é qualificar profissionais por meio da formação e atualização científica em biologia e saúde, enfatizando uma articulação entre a produção do conhecimento e a educação científica, bem como a capacitação para a produção de materiais educacionais em biologia e saúde. Serão disponibilizadas 40 vagas para a especialização e cinco para Atualização. A capacitação é voltada professores, cientistas, jornalistas e profissionais interessados em ciência. Mais informações (arquivo em PDF): http://www.siga.fiocruz.br/arquivos/ls/documentos/editais/473_Chamada%20P%C3%BAblica%20ls.ebs%202013.1.pdf

PUC-Rio seleciona pesquisador para pós-doutorado em Química

Doutores em Química interessados na área de biocombustíveis com conhecimentos em método de determinação de isótopos de carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio como CG-MS ou Razão isotópica podem enviar currículo para uma vaga de pós-doutorado, com início imediato, no Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O candidato selecionado dará continuidade ao projeto "Caracterização de biocombustíveis produzidos por diferentes espécies de oleaginosas e sua correlação com as regiões de cultivo", que conta com apoio do Programa de apoio ao Pós-doutorado (PAPD), uma parceria da FAPERJ com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Capes). A pesquisa se estenderá por dois anos e nove meses e o aluno terá direito a uma bolsa mensal de R$ 5.200 (cinco mil e duzentos reais). Nesta primeira fase, os interessados devem enviar currículo para diretoriaqui@puc-rio.br, angela@puc-rio.br e scofield@esp.puc-rio.br. Os selecionados seguirão para a segunda e última fase, onde serão entrevistados. Mais informações:
www.puc-rio.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes