O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ realiza reunião de planejamento na ABC
Publicado em: 13/12/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ realiza reunião de planejamento na ABC

Fotos de Lécio Augusto Ramos 
     
A partir da esq.: Cláudio Mahler, Rex Nazaré, Ruy Marques, Luiz
Edmundo e Jerson Lima estavam na mesa de abertura do evento



Pelo quarto ano consecutivo, a direção da FAPERJ reuniu-se, na segunda e terça-feiras, 10 e 11 de dezembro, com assessores e integrantes do corpo técnico da instituição para fazer um balanço de suas atividades em 2012. Realizada no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi a primeira vez que a reunião aconteceu no mês de dezembro – habitualmente, essa reunião vinha acontecendo nos meses de janeiro de cada ano. Isso só foi possível graças a um calendário de ações previamente estabelecido no início de 2012, que permitiu planejar as principais atividades de fomento da FAPERJ e antecipar a realização do encontro de avaliação e planejamento. Entre as principais novidades está o lançamento de um número recorde de editais, a terceira edição da “Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia e Inovação”, a instituição de um “Prêmio FAPERJ” e a realização de seminários temáticos ao longo do ano (veja mais detalhes abaixo).

A abertura da reunião contou com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite. “A FAPERJ está definitivamente associada a todas as manifestações e iniciativas importantes na área de C&T no estado do Rio de Janeiro”, disse. “O excepcional crescimento da Fundação nos últimos anos, graças também a seu corpo de funcionários e colaboradores externos, permitiu uma melhora substancial na qualidade da pesquisa realizada hoje no estado, que tem avançado de forma consistente, com foco e efetividade. E isso não apenas em resposta aos programas e editais que a Fundação propõe à comunidade científica, mas também a parcerias e iniciativas junto ao setor produtivo, em áreas com a de óleo & gás, saúde e tecnologia da informação (TI), entre outras”, completou.

O presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, reafirmou a necessidade de prosseguir com as principais diretrizes de fomento, que norteiam o trabalho da Fundação desde 2007: “Vamos continuar com investimentos em infraestrutura e apoiar projetos de C&T em instituições e empresas, em todos os municípios fluminenses, sempre que possível”, declarou. “Além de oferecer um número maior de editais, sempre em consonância com os anseios da comunidade acadêmica, continuaremos a estimular novas parcerias com instituições federais, outras fundações de amparo à pesquisa e também com empresas de grande porte”, ressaltou, anunciando que a execução orçamentária em 2012 deve se aproximar dos R$ 370 milhões. O número de bolsas em vigência no período alcançou, até o início do mês de dezembro, a marca de 5.850, e o de auxílios concedidos, 2.520.

         
    Ruy Marques destacou a previsão
    de 45 editais para o ano de 2013


Já o diretor científico da Fundação, Jerson Lima Silva, ao enfatizar a importância do planejamento prévio das atividades para 2013, destacou que uma boa avaliação dos resultados alcançados pela instituição é essencial para garantir o aprimoramento da política de fomento. “Alguns dos programas já chegaram à sua sexta edição e certamente já deixaram uma marca positiva na ampliação da capacidade da pesquisa no estado. Mas precisamos examinar com atenção os resultados alcançados. Só assim teremos certeza de que nossas propostas e nosso planejamento apontam na direção correta”, disse.

Para o diretor de Tecnologia, Rex Nazaré, ainda há gargalos a superar no fomento a projetos tecnológicos e de inovação no estado. “Vamos continuar buscando a ampliação das parcerias público-privadas, inclusive com empresas de grande porte. É bom lembrar, contudo, que em 2007 apoiávamos cerca de 65 projetos na área de tecnologia no estado e que em 2012 esse número saltou para 1.250”, comemorou. O diretor de Administração e Finanças, Claudio Mahler, disse que os bons resultados alcançados pela Fundação ao longo dos últimos anos já ultrapassou as fronteiras fluminenses. “O crescimento da FAPERJ já é reconhecido fora do estado do Rio de Janeiro, e graças à realização do concurso, incorporamos ótimos quadros ao corpo de funcionários da instituição, que permitiu dar suporte ao aumento no volume de trabalho ”, avaliou.

Editais inéditos e seminários temáticos na agenda

Em 2013, de acordo com a direção da FAPERJ, a instituição voltará a estabelecer um nova marca no número de programas lançados anualmente. A estimativa é de 45 editais, alguns deles inéditos, como o de apoio específico a projetos para atender a população com mais de 65 anos. Outra novidade é um programa destinado a projetos temáticos, de mais longa execução e que possa garantir o amplo financiamento de despesas de custeio. Acordos com empresas na área de saúde – Amil Lifesciences e Instituto D’Or de Pesquisa –, ambos firmados na primeira quinzena de dezembro, permitirão o lançamento de dois novos programas no setor, destinados ao financiamento conjunto de pesquisa em temas na área da saúde. O apoio a editoras universitárias, em edital com dotação de R$ 1 milhão, é outra novidade para o calendário do ano que vem. Além dos já tradicionais programas de mestrado e doutorado Nota 10, a Fundação passará a oferecer uma bolsa "pós-doutorado recém-doutor" (PDR) Nota 10, com valor diferenciado da que vem sendo oferecida atualmente, destinada a projetos de excelência, a serem executados por jovens pós-doutores com expressiva produção científica, sob a supervisão de pesquisadores bolsistas de produtividade nível 1 e, concomitantemente, Cientistas do Nosso Estado, pela FAPERJ. Após o lançamento, em outubro de 2010, do programa de Estágio de Doutorandos no Exterior, também conhecida como bolsa-sanduíche, a Fundação deve anunciar, ainda no primeiro semestre de 2013, a criação de um edital que contemplaria pesquisadores estrangeiros que, no sentido inverso, estejam interessados em estudar no País. Ruy Marques, contudo, adverte que todas essas ações serão submetidas ao Conselho Superior da FAPERJ, em reunião na próxima terça-feira, dia 18 de dezembro: “Somente após a apreciação e aprovação dos Conselheiros poderemos aprofundar o estudo sobre essas novas ações que visam aprimorar o rol de atividades que a Fundação já vinha financiando”.

A realização de seminários temáticos é outra novidade do calendário de eventos organizados pela FAPERJ para o ano que vem. Pelo menos seis seminários já foram definidos, contemplando os seguintes temas: Fármacos; Internacionalização das Instituições de Ensino e Pesquisa; Propriedade Intelectual e Patentes; Ética em Pesquisa; Divulgação Científica; Potencial Tecnológico no Estado do Rio de Janeiro; Por um Rio Saudável; e Energias Alternativas Renováveis.

     
Durante o evento, foram anunciadas várias iniciativas, como o apoio 
a editoras universitárias e a realização de seis seminários temáticos 


Uma nova edição da Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia e Inovação será realizada no Centro Cultural da Ação da Cidadania (CCAC), próximo ao Cais do Porto, no bairro da Saúde, no mesmo local em que foi realizada a segunda edição, em junho de 2011. A duração do evento, que nas duas primeiras edições foi de dois dias, agora será estendido para três. O seminário de Divulgação Científica deve acontecer em paralelo à realização da feira, no mesmo local, assim como o tradicional Fórum Academia-Empresa, realizado em parceria com a ABC.

A instituição de um prêmio a ser atribuído pela FAPERJ a pesquisadores e, eventualmente, a instituições que mais se destacarem anualmente também foi debatida. Previsto no Art. 26 da Lei Estadual de Inovação, o “Prêmio Rio Inovação” deverá igualmente ser outorgado anualmente, pelo governador, a trabalhos realizados no âmbito estadual, nas categorias “Criador” e “Inovação Social”.

No encerramento dos trabalhos, Jerson Lima Silva destacou o evidente crescimento da pesquisa fluminense em anos recentes, apontada em relatórios e indicadores, alguns deles bem conhecidos. “O impacto dos trabalhos realizados no estado em periódicos indexados dão uma clara visão do aumento da produtividade da pesquisa fluminense. De acordo com o Web of Science, que reúne cerca de 12 mil periódicos, a produção científica saltou de 3.500 publicações, em 2006, para cerca de 6 mil, em 2012”, disse.

Ruy Marques encerrou a reunião frisando que as discussões e debates em torno de ações que possam dar maior efetividade às linhas de fomento oferecidas pela FAPERJ não se encerravam com o término da reunião. “Graças a um planejamento bem definido no ano passado, pudemos antecipar a realização da reunião de avaliação e planejamento para este ano. Isso dá a medida da importância da reunião para estabelecer um cronograma bem definido de ações, que facilite os trabalhos não só da Fundação, mas também daqueles que buscam o apoio da FAPERJ para suas pesquisas”, concluiu.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes