O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Acordo de cooperação técnica une FAPERJ e Instituto D´’Or na área de saúde
Publicado em: 29/11/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Acordo de cooperação técnica une FAPERJ e Instituto D´’Or na área de saúde

Vinicius Zepeda 

         
     Ruy Marques, Luiz Edmundo e Jorge Moll assinam acordo
      de cooperação técnica entre FAPERJ e Instituto D'Or

A FAPERJ acaba de dar mais um passo no sentido de aproximar suas ações de fomento à pesquisa das demandas do setor produtivo fluminense. Na tarde desta quinta-feira, 29 de novembro, em cerimônia realizada na sede do Instituto D´Or de Ensino e Pesquisa (Idor), em Botafogo, Zona Sul do Rio, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Fundação e o Idor – instituição voltada para a pós-graduação na área médica, mantida pela Rede D´’Or de hospitais. Segundo o acordo, FAPERJ e Idor deverão, nas próximas semanas, definir os trâmites jurídicos e legais para o desenvolvimento, já no começo de 2013, de uma chamada pública conjunta para incentivo à pesquisa na área de saúde no estado do Rio de Janeiro.

 

Presente à cerimônia, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite, destacou que a associação de empresas privadas para o desenvolvimento de pesquisas é prática bastante comum em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, por exemplo. “Já aqui, ainda faltam ações nesse sentido. Assim, é extremamente importante que o Idor, com toda a sua experiência em pesquisas clínicas, ajude a orientar o foco dos investimentos do setor público na área de saúde”, complementou.

 

O presidente da FAPERJ, Ruy Marques destacou a importância da parceria entre as duas instituições. “A ideia é que possamos desenvolver projetos de média duração, de até três anos, em pesquisa clínica. Nossos objetivos são de que os projetos possam contribuir para melhorar a saúde da população e aproximar ainda mais o setor produtivo das nossas ações”, explicou.

 

Diretor-presidente do Instituto D´Or, o médico e pesquisador Jorge Neval Moll Netto falou sobre o papel do instituto e a importância da parceria com a FAPERJ. “O Idor interliga a pesquisa básica com a pesquisa clínica em áreas, como cardiologia, medicina intensiva, medicina interna, imagem, neurociências, neurologia clínica, neuroinformática e neuropsiquiatria. E essa parceria nos dará a possibilidade de executar nossas pesquisas em nível internacional”, destacou Moll Netto.

 

Já a diretora científica do Instituto D´’Or, Fernanda Tovar Moll, destacou a importância do desenvolvimento de projetos de relevância científica e de impacto na formação de recursos humanos. “Como o instituto está ligado ao trabalho desenvolvido na Rede D’Or de hospitais, esperamos aplicar os resultados no cotidiano de nossas clínicas e na humanização do tratamento hospitalar. Acredito que alguns possam, inclusive, ajudar a orientar futuras políticas de gestão na área de saúde”, concluiu.

 

O evento contou ainda com a presença de alunos e pesquisadores ligados ao Instituto D’Or, do diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, do chefe de gabinete da Fundação, Roberto Dória; da assessora da diretoria científica, Vânia Paschoalin, e do professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Stevens Kastrup Rehens.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes