O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ e Amil celebram acordo de cooperação
Publicado em: 26/11/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ e Amil celebram acordo de cooperação

Divulgação/FAPERJ 

       
    Dulce Pugliese, Ruy Marques e Luiz Edmundo Costa Leite assinam
    acordo de cooperação técnica entre FAPERJ e Amil Lifesciences

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, no auditório da Amil, na Barra da Tijuca, a Amil Lifesciences, parte do grupo Amil, e a FAPERJ firmaram um inédito acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de atividades de fomento à ciência e tecnologia na área de saúde, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, destacou os diversos programas de fomento que a Fundação vem lançando, desde 2007, em todas as áreas do conhecimento e nos diversos setores produtivos. Também ressaltou que a formalização de parcerias com agências de fomento, institutos de pesquisa nacionais e internacionais e também com parceiros do setor privado é uma das metas que vem sendo perseguida pela FAPERJ: "As parcerias que vimos realizando contribuem para aumentar a capacidade e a qualidade de fomento da Fundação, em temas relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Rio de Janeiro e para o bem estar da população." E continuou: "A capacidade de investimento em ciência, tecnologia e inovação conquistada pela FAPERJ, após a importante decisão do governador Sérgio Cabral para aplicação do dispositivo constitucional de destinação dos 2% da arrecadação tributária líquida, tem permitido à FAPERJ contribuir, sobremaneira, para o desenvolvimento científico e tecnológico de nosso estado e suas instituições. O novo patamar de investimento conquistado tem permitido à Fundação celebrar importantes acordos de cooperação técnica e científica com agências federais e fundações de amparo à pesquisa dos demais estados, aumentando o nosso investimento em C&T. Hoje firmamos, pela primeira vez, um acordo de cooperação com uma empresa privada sediada no nosso Estado, uma das empresas mais expressivas na área da saúde. Este acordo será sucedido, brevemente, pelo lançamento de uma chamada pública, já no início de 2013, visando ao fomento para projetos de pesquisa de média a longa duração, com valores bem expressivos."

A vice-presidente da Amilpar, Dra. Dulce Pugliese, lembrou que a Amil Lifesciences, desde sua criação, tem como objetivo o estudo e o desenvolvimento de pesquisas ligadas à saúde, a prestação de serviços e a criação de produtos, o desenvolvimento de tecnologias e divulgação de técnicas, formação de recursos humanos, produção intelectual e publicação de artigos. "Congratulo o governo do estado do Rio de Janeiro no esforço para o investimento em bioinovação que vem realizando. Em 15 de nossas unidades de saúde já vimos realizando, com regularidade, atividades de extensão e pesquisa e formação de recursos humanos, acreditamos que esse também é nosso papel. Através da pesquisa e da inovação seremos capazes de contribuir para melhorar a qualidade da saúde da população brasileira e mundial".

Divulgação/FAPERJ 
Autoridadades e profissionais da área de saúde acompanharam    
a cerimônia, realizada no auditório da Amil, na Barra da Tijuca

O secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite, lembrou que o governo do Estado, desde o início demonstrou que não abriria mão do princípio constitucional de garantir os investimentos em ciência, tecnologia e inovação. "Desde 2007, o governo estadual destinou cerca de R$ 1,5 bilhão à FAPERJ para o fomento à C,T&I, levando a que a execução orçamentária praticada, desde então, chegue a cerca de R$ 2 bilhões, considerando-se importantes parcerias que vem sendo realizadas", destacou. Costa Leite ressaltou importância das parcerias entre os setores público e privado, como esta da FAPERJ com a Amil, em prol do interesse público.

À cerimônia, também estiveram presentes o secretário municipal de saúde Hans Dohmann; Charles Souleyman, diretor de unidades próprias da Amil; Cássio Zandoná, superintendente da Amil – Rio de Janeiro; Odete de Freitas, diretora de sustentabilidade da Amil; Paulo Cesar Souza, da diretoria técnica da Amil; Cristina Mendes, diretora médica da Amil; Antonio Felipe Sanjuliani, coordenador de programas de gestão de saúde da Amil e coordenador da área de medicina da FAPERJ; o membro titular da Academia Nacional de Medicina Pietro Novellino; os diretores científico e de tecnologia da FAPERJ, Jerson Lima e Rex Nazaré Alves; Vânia Paschoalin, assessora da diretoria científica; e Roberto Dória, chefe de gabinete; além de muitos outros diretores, executivos e outros colaboradores da Amil. A cerimônia de assinatura do acordo foi transmitida por teleconferência para Brasília, São Paulo e Curitiba.

Nas próximas semanas, o grupo técnico das duas instituições detalhará os temas e os formatos do convênio e do edital para o fomento de projetos de pesquisa com até três anos de duração.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes