O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 1º a 7 de novembro de 2012
Publicado em: 01/11/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 1º a 7 de novembro de 2012

Divulgação

          

    Programas de fomento da FAPERJ ganharam exposição detalhada
     durante a II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica da Unifeso
    

FAPERJ participa de eventos – Unifeso, USS e UCB

A FAPERJ esteve presente na abertura da II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (Jopic) do Centro Universitário Serra dos “rgãos (Unifeso), realizada nos dia 26 e 27 de outubro. A jornada teve como objetivo a apresentação, discussão e acompanhamento das pesquisas apoiadas pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE), do Unifeso, e foi iniciada com uma palestra do presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, intitulada “A pesquisa e a iniciação científica no estado do Rio de Janeiro: o papel da FAPERJ junto às Instituições de Ensino Superior”. A palestra ocorreu logo após a sessão solene de abertura e a entrega do Prêmio Unifeso de Incentivo à Produtividade Acadêmica – 2011 e 2012, realizada na noite de sexta-feira, 26 de outubro. Marques iniciou sua apresentação parabenizando o Unifeso por dispor de um programa próprio para o incentivo à iniciação científica e, entre outros conceitos, ressaltou que “apoiar a iniciação científica é apoiar o pesquisador do futuro”. Ele destacou, ainda, que “é preciso mostrar aos jovens graduandos a importância de fazer uma pesquisa bem feita e bem orientada, daí a importância dos professores estarem bem capacitados para orientar esses jovens”, lembrando que esta iniciação já chega aos estudantes do ensino médio das escolas públicas, por meio do programa Jovens Talentos, no qual o Unifeso também participa. O Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos “rgãos (FESO), Luis Eduardo Possidente Tostes disse que “não se faz um bom ensino sem se fazer uma boa pesquisa, e para a pesquisa se realizar de fato é preciso se estabelecer parcerias, sobretudo com o setor público, que é quem possui as condições de fomento para uma iniciativa tão importante para o desenvolvimento do nosso ensino e da nossa Instituição”. A reitora do Unifeso, Verônica Santos Albuquerque, definiu a jornada com um momento muito importante para construir o conhecimento através do diálogo. “A pesquisa é muito importante na formação dos nossos estudantes e na atualização permanente de nossos professores”, salientou. Katiuscia Antunes Vargas, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, ressaltou os meses de muito esforço por parte de todos os setores envolvidos no programa, o que para ela revela “um pouco das nossas ambições em busca da excelência e da nossa vontade de acertar. Hoje podemos ver os projetos sendo apresentados em outros eventos e isso revela o potencial das pesquisas e a qualidades desses trabalhos”. Mais informações: http://www.feso.br/.

Divulgação 
     
Anderson Cézar (E), Helder Resende e Ruy Marques (D)
acompanham a apresentação da reitora Daniela Gusmão
Na mesma noite de sexta-feira, 26 de outubro, a FAPERJ esteve presente no 1 Simpósio Luso-Brasileiro de Ciência, XI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Iniciação, realizados na Universidade Severino Sombra (USS), em Vassouras. O representante da Fundação foi o assessor da presidência, Prof. Egberto Gaspar de Moura, que mostrou as realizações da FAPERJ de 2007 até 2012, com ênfase no apoio ao desenvolvimento das Instituições de Ensino e Pesquisa do interior do Estado do Rio de Janeiro, para um auditório com grande participação de alunos e docentes da instituição. Moura relatou que “a USS tem apresentado uma demanda considerável aos diversos programas da FAPERJ e tem recebido substancial apoio da FAPERJ em diversos Editais, tanto referente a auxílios quanto bolsas, com destaque para o Programa Jovens Talentos”. Mais informações: http://www.uss.br/.

Na manhã do dia 30 de outubro, o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, apresentou a palestra “A FAPERJ e o fomento à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro – O papel da FAPERJ junto às Instituições de Ensino Superior”, durante o I Seminário Anual de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Castelo Branco (UCB), na sede da instituição, em Realengo. Marques enfatizou: "Existem poucas solicitações de apoio à pesquisa oriundos da UCB, muito provavelmente por um conhecimento incompleto das possibilidades que a FAPERJ pode oferecer. Acredito que mostrando, tanto a professores quanto a alunos, as diversas possibilidades existentes, esse número possa apresentar um aumento substancial. A UCB já possui um programa de bolsas de iniciação científica financiado com recursos próprios, o que demonstra a iniciativa da instituição em investir na formação científica de seus alunos, desde a graduação”. O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Anderson Dias Cezar, referiu: "A UCB, que já é muito bem focada na extensão, também está preocupada com o incremento à pesquisa, inclusive na pós-graduação stricto sensu”. A reitora da UCB, Daniela Gusmão, que presidiu o evento, destacou que “o objetivo da instituição é propiciar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam ter aplicação para o desenvolvimento das regiões onde a universidade está inserida, especialmente a zona oeste do Rio e na formação de recursos humanos de qualidade”. Mais informações:
http://www.castelobranco.br/pibict


Prestação de contas da FAPERJ é tema de encontro na UFF
Nesta quarta-feira (31/10), a Universidade Federal Fluminense (UFF) promoveu o II Encontro UFF/FAPERJ, com o objetivo de esclarecer, à comunidade científica, o modelo de prestação de contas de projetos de auxílios e bolsas concedidos pela Fundação. O auditor chefe da FAPERJ, Moacir Almeida, proferiu uma palestra apresentando um roteiro básico de procedimentos que os outorgados devem respeitar e seguir ao final da vigência de cada auxílio. Moacir apontou, ainda, os principais erros cometidos e explicou a importância da aprovação da prestação de contas sem pendências. "Mostramos, por exemplo, que é fundamental o outorgado reconhecer uma nota fiscal autêntica, visto que é muito comum o estabelecimento fornecer uma nota de orçamento no lugar da nota fiscal, o que causa problemas na hora da prestação de contas", diz o auditor, que acrescenta: "se o pesquisador não obtém a aprovação da sua prestação de contas, ele se torna inadimplente e fica impedido de submeter e receber novos auxílios". Segundo Moacir, há dois anos, a FAPERJ vem se mobilizando, junto com as instituições e com os empreendedores que recebem apoio da Fundação, para ensinar os trâmites da prestação de contas. "E já temos observado uma diminuição significativa na inadimplência de pesquisadores", comemora Moacir. O auditor conta que encontros semelhantes já foram realizados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, entre outros. As informações sobre prestação de contas da FAPERJ podem ser consultadas no link:
http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=1487 

Projeto 'Prisioneiros das Drogas' lança documentário
Voltado para investigar as causas do consumo de drogas entre cerca de 500 jovens, de 16 a 25 anos, em prisões e unidades socioeducativas no estado do Rio de Janeiro, o projeto Prisioneiro das Drogas lança, na quinta-feira, 8 de novembro, às 19h, no auditório das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), à rua Muniz Barreto, 153, Botafogo,um documentário sobre dependência química entre os jovens. O lançamento acontece durante o encerramento da II Semana de Direito, de 6 e 8 de novembro, no campus da Facha. Iniciado em 2010, o projeto já gerou vários frutos como a implantação de um Centro de Assistência Jurídica gratuito para auxiliar dependentes químicos com problemas com a justiça que morem no entorno da universidade, uma cartilha de prevenção às drogas com tiragem de 200 exemplares, distribuída em escolas públicas de todo o estado e, mais recentemente, o referido documentário. O projeto Prisioneiro das Drogas conta com apoio do edital Prioridade Rio, da FAPERJ, sendo coordenado pelos professores Oswaldo Munteal, Maria Paulina Gomes e Marcelo Turra, todos da Facha. Mais informações:
http://www.prisioneirosdasdrogas.org 

Museu da República recebe Feira de C,T &I do Estado do RJ
Alunos e professores do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico de escolas públicas de todo o estado do Rio de Janeiro estarão reunidos, entre os dias 10 e 11 de novembro, das 10h às 17h, nos jardins do Museu da República (Rua do Catete, 153) para a sexta edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti). Serão apresentados aproximadamente cem trabalhos, em temas como Biologia, Saúde, Ciências Agrárias, entre outras. A Fecti é organizada pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cederj/Cecierj) e conta com apoio da FAPERJ. Mais informações:
http://www.cederj.edu.br/divulgacao/fecti

Uezo oferece 34 vagas para professores em diferentes áreas
O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) está com concurso aberto para o preenchimento de 34 vagas de docentes pesquisadores, na classe Professor Adjunto I, para uma jornada de 40 horas semanais e salário mensal de R$ 5.947,00. Para concorrer a uma das vagas o candidato deve apresentar diploma do curso de doutorado com perfil condizente com a área prevista. Há vagas para as seguintes especialidades: Ciências Biológicas e da Saúde (Edital 004/2012), com 8 vagas; Produção Industrial e Farmácia e Produção de Fármacos, com 13 vagas cada. O valor das inscrições é de R4 200. O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), situado em Campo Grande, oferece dez cursos de graduação, quatro plenos e seis de graduação tecnológica. Mais informações: tel. (21) 2332-7532 e no endereço
http://www.uezo.rj.gov.br/prograd/concursos.html

ABC sedia conferência sobre avanços da ciência na América Latina e Caribe
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove, de 5 a 8 de novembro, a sétima edição de seu grande evento científico anual, no qual os mais destacados pesquisadores brasileiros e de outros países de Brasil, América Latina e Caribe vão apresentar os avanços em suas respectivas áreas da ciência. Serão realizadas palestras nas dez áreas do conhecimento que a ABC contempla: Ciências Físicas, Matemáticas, Químicas, Sociais, da Terra, da Engenharia, da Saúde, Biomédicas e Biológicas. As palestras são gratuitas e abertas ao público e os interessados receberão certificado de participação. As inscrições do público podem ser feitas on line através do e-mail avancos2012@abc.org.br, colocando no assunto "inscrição" e no texto do e-mail: nome, instituição a que está ligado, tipo de vínculo (pesquisador, professor, estudante de graduação, pós-graduando, funcionário etc.), telefone de contato e e-mail. De acordo com os organizadores, o encontro busca promover a interação entre os cientistas mais jovens e os mais experientes, estimulando um novo diálogo, "que oxigena e alimenta o avanço da ciência no Brasil e na região". A sede da ABC fica à rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3 andar, Centro, próximo ao metrô Cinelândia. Mais informações:
www.abc.org.br ou pels tels. (21) 3907-8132/26/29.

Morre o educador científico Dietrich Schiel
O professor Dietrich Schiel, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), morreu no sábado (27/11), em São Carlos, aos 72 anos, vítima de câncer de pâncreas. Schiel foi fundador do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela USP, com doutorado em Física pela Technische Universität Stuttgart, na Alemanha, Schiel tinha experiência na área de educação, com ênfase em ensino a distância e educação para a ciência. Foi criador do programa Experimentoteca, experiência inovadora no ensino experimental de ciências e um dos principais desenvolvedores de material para o programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, apoiado pela Academia Brasileira de Ciências. Nesse programa foi professor visitante convidado em 2004 no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), França, tendo desenvolvido diversas propostas de cooperação entre o Brasil e a França na área de Ensino de Ciências Baseado na Indagação. Em 1980, criou o CDCC da USP, do qual foi diretor até 2003. No CDCC, idealizou o Centro de Divulgação da Astronomia.

UFRJ promove Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal
Estão abertas as inscrições para a XIX edição da Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal (EVQFM), um dos maiores eventos de divulgação e atualização na área de Química Medicinal do Brasil. São oferecidos cursos para graduação e pós graduação ministrados por especialistas na área de planejamento, síntese e avaliação de substâncias bioativas candidatas a fármacos. A 19 edição será realizada entre os dias 18 e 22 de março de 2013, no Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus Fundão. As vagas são limitadas. Mais informações:
http://www.farmacia.ufrj.br/lassbio/xix_evqfm

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes