O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > A ciência deve ir onde o povo está
Publicado em: 18/10/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

A ciência deve ir onde o povo está

Rafael Barreto 

          
     Durante o evento, laboratórios de instituições de ensino e
      pesquisa estão de portas abertas para visitação pública

Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza. Este é o tema da nona edição da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, que teve início nesta segunda, 15 de outubro, e segue até o próximo domingo, dia 21, com uma série de atividades de difusão e popularização da ciência entre crianças, jovens e adultos, em todo o país. Universidades e instituições de ensino e pesquisa estão realizando eventos, bem como abrindo seus laboratórios a visitantes. Até o momento, já estão cadastradas no site do evento mais de 800 instituições, que realizarão mais de 20 mil atividades, em mais de 586 cidades de todo o Brasil. Só no estado do Rio de Janeiro são mais de 90 instituições, com cerca de 2.300 eventos, em quase 40 cidades fluminenses. Segundo os organizadores da semana, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação, a escolha do tema se deu em função dos principais assuntos debatidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), que ocorreu no Rio de Janeiro, em junho deste ano, e contou com a participação de diversos países.

Ministro da C,T & I, Marco Antonio Raupp afirma que as pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científico, o uso generalizado e aberto dos dados, e os resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar os desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. "Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável", destaca Raupp.

A FAPERJ mais uma vez estará participando, com estande em dois eventos que acontecem na cidade do Rio de Janeiro: em atividades integradas do polo Jardim Botânico, que acontecem desta quinta-feira, dia 18, até domingo, 21 de outubro; e no IV Seminário de Pesquisa da Universidade Estácio de Sá, que ocorrerá neste sábado, 20 de outubro, no campus Menezes Cortes (Rua São José, 35, 15 andar – Centro). Nos estandes, funcionários da Fundação apresentam alguns dos livros, CDs e DVDs editados com apoio do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3), além de tirar dúvidas e esclarecer o público sobre os diferentes editais e programas de fomento à pesquisa. Também haverá atividades voltadas para o público infantil, como montagem de quebra-cabeças de imagens com temas da pré-história e dinossauros. 

Ruy Marques, presidente da FAPERJ, é um enfático defensor dessas atividades: “É essencial que a FAPERJ participe de atividades como esta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que visam à difusão e popularização da ciência e tecnologia. Essa sempre foi uma de nossas grandes metas e, para tal, vimos lançando programas anuais que estimulam que as atividades que desempenhamos em laboratórios sejam levadas à população, sobretudo aos jovens alunos. Produzir é essencial, mas a nossa produção deve ser voltada à melhoria de qualidade de vida de toda a população.”

Ruy Marques destaca apoio à pesquisa em universidades públicas e privadas do estado

No Jardim Botânico, outras atrações devem chamar atenção dos visitantes. Entre elas, a Caravana da Ciência, projeto da Fundação Centro de Ciências e Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria Estadual de C&T (Sect), em que uma carreta especialmente adaptada dá acesso a uma exposição interativa, que há cinco anos percorre municípios do estado do Rio, oferecendo a alunos, professores e à população um ambiente de educação informal, de contato lúdico e dinâmico com a ciência. Haverá ainda o planetário inflável, com jogos e experimentos científicos, em que o público também pode participar. 

Divulgação/Sect 
      
A Caravana da Ciência está entre as atrações do polo Jardim Botânico


No Seminário de Pesquisa da Universidade Estácio de Sá (Unesa), apresentações e palestras procurarão estimular a interação entre alunos e professores da pós-graduação e graduação da universidade nas áreas de saúde, direito, tecnologia licenciaturas, comunicação e artes, e gestão. “A FAPERJ tem participado de atividades científicas nas diferentes instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado, sejam elas públicas ou privadas. Acredito que essa seja a melhor forma para difundir as nossas possibilidades de fomento à C,T&I junto aos professores e alunos. Esta semana, estaremos na Unesa; na próxima semana, teremos atividades na Universidade do Grande Rio (Unigranrio), em Duque de Caxias; na Universidade Severino Sombra (USS), em Vassouras; e no Centro Universitário Serra dos “rgãos (Unifeso), em Teresópolis, e, no dia 30 de outubro, na Universidade Castelo Branco (UCB), em Realengo”, disse Ruy Marques. E completou: “A nossa participação não pode se limitar às instituições públicas estaduais e federais. Nessas, a atividade de pesquisa já está consolidada, mas é muito importante que isso também se estenda às instituições privadas e é altamente compensador ver que muitas delas vêm fazendo um grande esforço para incentivar a prática da pesquisa científica e tecnológica.”

A capital fluminense também conta com mais três outros polos, onde estão programadas atividades ligadas à Semana de C&T: o Planetário da Gávea, o Colégio Miécimo da Silva, em Campo Grande, e a Quinta da Boa Vista. No estacionamento do Planetário da Gávea, foi montada uma tenda com exposições e atividades relacionadas ao tema da semana. Ali, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil estarão demonstrando as técnicas de prevenção utilizadas em áreas de risco de cidade, além de promover uma oficina de nutrição e educação alimentar. Já os funcionários da Fundação Rio-Águas e Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) estarão falando sobre prevenção de enchentes em rios e sobre o processo de tratamento da água, realizado nas estações, antes que ela chegue nas torneiras das casas.

Na Quinta da Boa Vista, visitante poderá conhecer biomas de diferentes regiões do país

Pesquisador da Museu da Astronomia e Ciências Afins (Mast) e coordenador das atividades integradas da Semana de C&T que acontecem no município do Rio, Douglas Falcão Silva lembra que, a partir desta sexta, 19 de outubro, até domingo, 21, das 9h às 17h, na Quinta da Boa Vista, na área de 450 m em frente ao Museu Nacional, cerca de 15 instituições de ensino e pesquisa, além de escolas da rede pública e particular, promoverão atividades diversas. "Entre elas, podemos destacar o caminhão da Fundação Rio-Zoo, onde o visitante poderá conhecer os diversos biomas brasileiros, animais, climas e frutos de diferentes regiões do país. Já os cientistas do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) mostrarão ao público pedras preciosas em estado bruto e as diversas etapas do processo de sua transformação em jóias, explicarão como são extraídas, onde se encontram e qual o impacto ambiental de sua extração", explica Falcão.

Este ano, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), também vinculada à Sect, participará da programação oficial, apresentando trabalhos das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e das Faculdades de Educação Tecnológica do Estado  (Faeterjs). A ETE Oscar Tenório, por exemplo, levará o projeto Banco Verde ETEOT, uma instituição financeira que estimula o desenvolvimento sustentável; a ETE Ferreira Viana demonstrará o biogestor alimentar, conscientizando professores e estudantes sobre o reaproveitamento dos resíduos alimentares das refeições nas escolas. O projeto bueiro coletor, da ETE Maria Mercedes Mendes Teixeira, apresentará o sistema de coleta de lixo pensado para os bueiros da cidade, com sensor de volume e peso. O projeto Witricity, que trata da transmissão de energia elétrica sem uso de fios, será a contribuição da ETE República; enquanto a ETE Juscelino Kubitscheck promoverá o JK Sustentável, projeto de saúde e meio ambiente para conscientizar os participantes para o uso ordenado de novas tecnologias. Nesta quinta e sexta-feira, o Centro Esportivo Miécimo da Silva receberá a ETE Santa Cruz com o projeto "Uma Educação Ambiental para uma Zona Oeste Sustentável". Na Lona Cultural de Mesquita, na Baixada Fluminense, a ETE Visconde de Mauá levará um protótipo para geração de energia eólica, desenvolvida no projeto "Eficiência Energética".

No interior fluminense, ETEs e Faeterjs também participam da programação regional. A Faeterj Petrópolis programou vários minicursos, debates e a apresentação das produções acadêmicas do Centro de Educação Profissional Tecnológica da Informação (CPTI). O Instituto Tecnológico Superior (IST) de Paracambi, na região metropolitana do Rio, participa, de forma integrada na cidade, com a atividade Portas Abertas, com seu curso de Gestão Ambiental e Sistemas de Informação. Além disso, diversos outros projetos estão sendo apresentados na Praça Castelo Branco, sede do instituto. Entre eles, "Tenho um aluno incluso. E agora?", "Não fique fora dessa rede", "Fontes Alternativas para Geração de Energia Elétrica", "Destilador Solar", "Aquecedor Solar". Outras atividades espalhadas por municípios em todo estado procurarão despertar o interesse pela ciência entre o público, especialmente entre os jovens.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes