O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Evento debate relação entre instituições e história da psicologia
Publicado em: 11/10/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Evento debate relação entre instituições e história da psicologia


Divulgação 
       
Para Ana, história dos saberes deve
  interessar a qualquer profissional
De que maneira famílias, religiões, centros de ensino, órgãos de saúde e as diferentes instituições da sociedade veem os conhecimentos de psicologia e deles se apropriam? E como o conhecimento da história da psicologia pode ajudar a entender isso? Estes serão alguns dos temas debatidos por diversos especialistas do Brasil e do exterior no X Encontro Clio-Psyché - Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia, do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Na mesma ocasião e lugar, acontecerá, simultaneamente, a IV Reunião da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia. Ambos os eventos contam com apoio da FAPERJ e se realizarão entre 17 e 19 de outubro, no campus central da Uerj, em Vila Isabel.

O Clio-Psyché é um Programa do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Uerj e, desde 1998, ano de sua criação, vem desenvolvendo projetos que tratam, de diferentes formas e abordagens, da história dos saberes e das práticas psicológicas no Brasil. Coordenadora dos encontros, pesquisadora da universidade e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Ana Maria Jacó Vilela salienta que o objetivo de ambos é atingir os interessados na história da psicologia e nos saberes psicológicos em geral. "Não é restrito a pesquisadores, até porque entendemos que a 'historicização' dos saberes e práticas deve fazer parte de qualquer linha de investigação ou de atuação profissional", afirma.


Reprodução 

         
    Cartaz do X Encontro Clio- Psyché: 
     história da psicologia em debate
 
Também aberta a qualquer interessado, a IV Reunião da Rede Iberoamericana é um evento de menor porte, que acontece na quarta-feira, dia 17 de outubro. "A rede foi criada no último Encontro Clio, pensada como um espaço de articulação entre os pesquisadores da área de História da Psicologia, que é uma área pequena, com menor visibilidade e conta com um menor número de pesquisadores", explica Ana. Assim, ele foi pensado como uma forma de facilitar  o conhecimento da existência e da produção de cada um,  favorecendo a cooperação e o intercâmbio. "Temos feito reuniões da rede em todo e qualquer evento em que estejam presentes pesquisadores de mais de um país iberoamericano.  Com isto, conseguimos ampliar o número de pesquisadores filiados, que hoje são mais de cem. Também temos um blog que será apresentado durante o encontro", completa. O encontro contará com três conferências, três mesas-redondas, uma sessão de depoimentos, além de sessões de pôsteres, comunicações orais e lançamento de livros. Como produtos resultantes, além dos Anais do encontro, reunindo os resumos das conferências, comunicações e mesas-redondas, pretende-se ainda a posterior publicação dos trabalhos completos, em forma de livro, assim como artigos que farão parte da Seção Clio-Psyché, da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, periódico editado pelo Instituto de Psicologia da Uerj. Depoimentos gravados em vídeo também serão incorporados ao acervo do Programa Clio-Psyché, aberto aos pesquisadores e estudantes da História da Psicologia.

Como, nos últimos eventos, o tema "instituições" emergiu tangencialmente a outras temáticas, neste encontro se reunirão iniciativas que congreguem discussões sobre instituições e institucionalização, enfatizando principalmente sua historicidade, divulgando-as entre docentes e discentes dos campos da história, psicologia e áreas afins. Também se buscará promover o intercâmbio e a mútua troca de experiências entre as investigações dedicadas à "historicização" do tema. O evento propriamente dito se organizará em torno de cinco eixos: Histórias da institucionalização de saberes e práticas psi; Instituições e história da Psicologia; Psicologia, história e desinstitucionalização; Profissionalização e instituições; e Reflexões historiográficas e história dos saberes psi.

Ana Maria espera que o evento tenha uma participação qualificada e que desperte interesse em um número maior de profissionais da área de história da psicologia, servindo para firmar a rede entre os pesquisadores. "Esperamos que muitos artigos sejam enviados para a Seção Clio-Psyché, da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, e que as conferências e mesas resultem em um bom livro, como tem sido praxe em nossos Encontros Clio-Psyché", acrescenta.

Mais informações: http://xclio.webnode.com

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes