O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Dia do Paleontólogo reúne cientistas renomados
Publicado em: 22/03/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Dia do Paleontólogo reúne cientistas renomados

O Dia do Paleontólogo (7 de março) foi comemorado, na terça-feira (10/03), com uma série de palestras, que reuniram nomes de destaque do setor, no Auditório Central do Cenpes/Petrobrás, na Ilha do Fundão. A FAPERJ esteve representada, entre os palestrantes, pelo seu diretor científico, Jerson Lima Silva, e pela professora Maria Antonieta Rodrigues, coordenadora do Instituto Virtual de Paleontologia (IVP).

 

O professor Jerson Lima Silva participou da primeira mesa-redonda do evento. Ele falou sobre a importância da educação para a ciência e lembrou o valor que a FAPERJ tem dado às iniciativas do IVP, como a produção do calendário de “Tirinhas” de Paleontologia (uma parceria do IVP com a Sociedade Brasileira de Paleontologia) e o Parque Paleontológico de Itaboraí. “As iniciativas para a consolidação do Parque Paleontológico de Itaboraí e a importância deste local no cenário da paleontologia, arqueologia, geologia e meio-ambiente, em nível nacional, foram informações que chegaram até nós por intermédio do IVP”, afirmou Jerson Lima.

 

Já a professora Maria Célia Senra, presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia (núcleo Rio de Janeiro/Espírito Santo) lembrou que as ações desenvolvidas pelo núcleo só foram possíveis devido à colaboração de universidades federais e estaduais do Rio de Janeiro e da FAPERJ. “A Fundação, por meio do IVP, possibilitou que nós pudéssemos reunir, em intercâmbio científico, profissionais de outros estados para participarem de eventos que realizamos”, lembrou Senra.

 

Gérson Fernandes, diretor da área de P&D de Produtos do Cenpes, lembrou que a história da Petrobras, nos últimos 50 anos está ligada ao desenvolvimento científico e à história da bioestratigrafia e paleontologia de microfósseis no Brasil. “Sem o desenvolvimento científico, notadamente da paleontologia em nosso país, a Petrobras não teria alcançado o reconhecimento internacional que possui hoje”, afirma Fernandes.

 

A primeira mesa-redonda do evento reuniu, ainda, a professora Maria Eugênia dos Santos (aposentada e ex-funcionária do Departamento de Pesquisa Mineral), Sylvia Maria Couto (gerente de bioestratigrafia e paleoecologia do Cenpes ) e o professor Antônio Carlos Fernandes ( Museu Nacional/UFRJ e Faculdade de Geologia/Uerj), que falou sobre a Coleção de Paleoinvertebrados do Museu Nacional/UFRJ e lembrou o apoio que a FAPERJ tem dado ao projeto.

 

Em seguida, a professora Maria Antonieta Rodrigues (coordenadora do IVP) apresentou o instituto e suas realizações como: as “Tirinhas” de Paleontologia, o suporte à manutenção de coleções e exposições paleontológicas e, por último, falou sobre a importância da consolidação do Parque Paleontológico de Itaboraí.”Não precisamos de muito. A FAPERJ poderá contribuir com bolsas Jovens Talentos (iniciação científica júnior) para jovens de escolas públicas da região atuarem como guias do local. O Departamento de Recursos Minerais já tem um projeto de trilhas e placas explicativas. Basta fazermos isso e cercarmos a área do Parque”, concluiu a professora Antonieta.

 

Para encerrar o evento foi feita uma homenagem ao professor Luiz Padilha de Quadros, seguida de um coquetel.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes