O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Discurso da pesquisadora Luana Lopes de Souza, em 19 de setembro de 2012
Publicado em: 20/09/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Discurso da pesquisadora Luana Lopes de Souza, em 19 de setembro de 2012

Boa tarde a todos,
Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de representar os bolsistas contemplados pelo Programa de Apoio ao Pós Doutorado (PAPD) no estado do Rio de Janeiro. Gostaria de demonstrar nossa imensa satisfação e gratidão por fazer parte dos contemplados por esse programa.

Gostaria de agradecer ao governo do estado do Rio de janeiro, especialmente ao nosso governador Sérgio Cabral e as agencias de fomento CAPES e FAPERJ por mais esse excelente programa que visa o enriquecimento da pesquisa científica e tecnológica em nosso estado. Agradeço ao presidente da FAPERJ Ruy Garcia Marques, ao presidente da CAPES Jorge Almeida Guimarães, ao ex-secretário do estado de ciência e tecnologia Alexandre Cardoso e ao atual secretário Dr. Luís Edmundo Costa Leite.

Ao representar todos os bolsistas, gostaria de ressaltar a importância desse programa para nós, recém-doutores, e para a pesquisa no Rio de Janeiro. Durante o doutorado recebemos incentivos financeiros do governo que permitem o desenvolvimento de nossas teses e a aquisição de conhecimento e do desenvolvimento intelectual. Ao obtermos o título de doutor, estamos preparados para empregar todo o conhecimento e amadurecimento adquiridos durante o doutorado, e estamos ávidos em realizá-lo. Na ausência de incentivo, passamos a buscar novas oportunidades, inclusive no exterior, muitas vezes não podendo prosseguir com nossas linhas de pesquisa. Assim, programas como o PAPD garantem o incentivo para que possamos empregar toda a nossa experiência e vivacidade deste momento em projetos científicos e tecnológicos dentro do nosso estado. Isto permite que o investimento realizado pelo governo na nossa capacitação durante nossas teses de doutorado, de alguma forma possa retornar ao nosso estado, através da nossa produção intelectual durante o pós doutorado. A permanência de mais pesquisadores no estado do Rio de Janeiro, como os pós-doutorados, aumenta a massa crítica de pesquisadores, permitindo uma melhora quantitativa e qualitativa na produção científica do nosso país, e assim, favorece o desenvolvimento tecnológico e da inovação no estado do Rio de janeiro.

Atualmente podemos observar o aumento na qualidade da pesquisa cientifica do nosso país, e o seu reconhecimento no exterior por instituições renomadas, e grande parte deste fato deve-se a programas de incentivos a pesquisa no país como o PAPD, que auxiliam jovens pesquisadores a empenharem seu conhecimento e experiência na pesquisa cientifica do país. E o impacto dessa qualidade na produção intelectual do país repercute em diversos aspectos do seu desenvolvimento tecnológico.

Gostaria imensamente de agradecer ao excelentíssimo Governador do estado do Rio de Janeiro por seu empenho em empregar esforços em um programa tão brilhante e promissor. Gostaria também de agradecer imensamente à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à pesquisa do estado do Rio de Janeiro, e a todas as pessoas envolvidas, por todo empenho e organização na execução deste excelente programa.

Certamente representado os bolsistas contemplados, nos comprometemos a fazer a nossa parte, empenhando-nos na pesquisa científica de qualidade que possa contribuir para a produção intelectual do nosso estado e do nosso país.

Muito obrigada!

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes