O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Entrega dos termos de outorga marca crescimento da FAPERJ
Publicado em: 20/09/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Entrega dos termos de outorga marca crescimento da FAPERJ

Marino Azevedo

          
    Felipe Borba (C), pesquisador da Uerj, recebeu seu termo
   de outorga das mãos de Sérgio Cabral e de Jorge Guimarães

O aumento dos recursos estaduais para o fomento da ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) e o balanço positivo da FAPERJ marcaram a cerimônia de entrega dos termos de outorga de três editais da Fundação, realizada nesta quarta-feira, 19 de setembro, no Salão Nobre do Palácio Guanabara. Na solenidade, foram outorgados 348 pesquisadores contemplados no programa de Apoio ao Pós-Doutorado (PAPDRJ), fruto do acordo de cooperação técnica entre a Fundação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e nos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), considerados os programas de maior prestígio da FAPERJ. Ao todo, os recursos disponibilizados nos três programas somam mais de R$ 40 milhões.

Durante a cerimônia, o governador Sérgio Cabral lembrou os pontos que vêm marcando o crescimento da FAPERJ, como o repasse de 2% da arrecadação líquida do estado para a Fundação, assim como a importância de otimizar os investimentos estaduais por meio de parcerias com outros estados e até mesmo com o governo federal, como é o caso do PAPDRJ, parceria entre o estado do Rio de Janeiro, por meio da FAPERJ, e o governo federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "Minha prioridade do governo foi respeitar a Constituição, o que permitiu esse repasse de recursos para a FAPERJ." Cabral ressaltou também a realização de concursos públicos em diversas instituições, incluindo a FAPERJ. "Um grande legado que vamos deixar para o próximo governo é a impessoalidade, com o fortalecimento da institucionalidade no serviço público. As nomeações para cargos públicos serão feitas pelo mérito e não mais pelo apadrinhamento", afirmou Cabral.

Para o vice-governador estadual, Luiz Fernando de Souza Pezão, os investimentos em áreas estratégicas, como ciência e tecnologia, ajudam a atrair empresas e empregos para o estado. "O Rio de Janeiro está voltando a ser a caixa de ressonância desse País, no momento em que observamos diversos pesquisadores se fixando nas nossas instituições públicas e privadas, além de novos centros de pesquisa se instalando aqui, como o da Michelin e o da L’Oreal", disse Pezão, ressaltando que esta nova posição de destaque do Rio de Janeiro é o legado mais extraordinário do atual governo e que não tem mais como retroceder.

Lécio Augusto Ramos 
           
Ruy Marques: aumento dos recursos da FAPERJ   
permitiu a retomada do crescimento científico
 
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, destacou o crescimento científico do Rio de Janeiro dentro do cenário nacional. "Um levantamento, feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mostra que o Rio de Janeiro avançou muito em desenvolvimento científico, e talvez tenha sido o estado que, percentualmente, mais investiu em C&T de todo Brasil", disse. O secretário lembrou, ainda, que o governo tem buscado alcançar o crescimento econômico aliado ao desenvolvimento da sociedade. "Temos que louvar o trabalho feito pelos pesquisadores que recebem apoio exclusivamente pelo mérito, baseado na capacidade cientifica e na qualidade das propostas apresentadas à FAPERJ. Sem esquecer que nosso objetivo é incentivar que o progresso da ciência seja acompanhado do progresso da qualidade de vida da população."

Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, a FAPERJ é um excelente exemplo para outras agências de fomento, no tocante a parcerias como essa, para o pós-doutorado. "A Fundação foi a primeira a nos oferecer este modelo de atuação em parceria, o que tem um enorme feito multiplicador. Desde 2009, a Capes é parceira da Fundação na concessão de bolsas ao pós-doutorado. Deu tão certo que, atualmente, estamos difundindo este modelo para agências de fomento de outros estados", comemora.

O presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, fez um balanço sobre a evolução da instituição. "Desde 2007, o volume de recursos financeiros disponibilizados e efetivamente executados pela FAPERJ aproxima-se de R$ 1,7 bilhão, uma cifra sequer imaginada previamente. Lançamos cerca de 150 editais, abrangendo todas as áreas do conhecimento e setores de atividades profissionais. Isso sem dúvida propiciou regularidade, previsibilidade e uma verdadeira mudança no patamar para o desenvolvimento da pesquisa em todas as instituições de ensino sediadas no estado, sejam elas públicas ou privadas", disse Marques, lembrando que o que determina a aprovação das propostas é a excelência, por isso, são julgadas por uma comissão formada por pesquisadores de outros estados e até mesmo do exterior.

Clarice Castro

               
    Em nome dos bolsistas PAPD, Luana Souza
    agradeceu os incentivos financeiros do programa
O aumento dos recursos também permitiu a retomada do crescimento científico do estado. "Existia e ainda existe um déficit importante da infraestrutura para a pesquisa em nossas instituições científicas e tecnológicas. Isso levou a uma diminuição do percentual da contribuição do estado para a produção científica nacional. Nesses últimos cinco anos, a FAPERJ vem procurando propiciar essa recuperação e a retomada desse crescimento. Também temos investido fortemente na formação de recursos humanos para a pesquisa e na fixação de bons pesquisadores em instituições de ciência e tecnologia e em empresas. Esta ação é parte intrínseca de qualquer avanço econômico e social em uma população e constitui um dos motivos para a comemoração de hoje: entre os pesquisadores que estarão recebendo os seus termos de outorga, estão 70 recém-doutores que receberão bolsas mensais para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisas por um período de até cinco anos", relata.

Cientista do Nosso Estado, o pesquisador Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro discursou em nome dos novos 145 contemplados nesse edital e dos 133 Jovens Cientistas do Nosso Estado. "Para toda comunidade científica, a FAPERJ se tornou um ícone da eficiência e objetividade aliada à simplicidade e transparência", disse o pesquisador, que conclui: "Com os recursos das bolsas CNE e JCNE, que têm facilitado muito nosso trabalho, podemos adquirir reagentes, pequenos equipamentos, bem como financiar viagens e estágios. É uma boa ideia, que funciona. E o cumprimento da tarefa de realizar atividades em escolas públicas de ensino fundamental e secundário tem sido uma extraordinária surpresa, por descobrir o quanto essas atividades são frutíferas e bem recebidas pelos jovens alunos."

A nutricionista e pesquisadora Luana Lopes de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representou os novos 70 recém-doutores contemplados no PAPDRJ. "Os incentivos financeiros do governo, realizados por meio da FAPERJ, são importantes para que ocorra um avanço da produção científica, de forma quali e quantitativa, o que, consequentemente, aumenta o desenvolvimento tecnológico do estado", afirmou.

Lécio Augusto Ramos 
      
 Cláudio Tadeu discursou em nome 
 dos novos bolsistas CNE e JCNE

Durante o evento, o pesquisador Felipe de Morais Borba, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), recebeu seu termo de outorga, pelo PAPD, das mãos do governador Sergio Cabral e do presidente da Capes, Jorge Guimarães. O pesquisador Bruno Duarte Sabino, do Instituto de Criminalista Carlos Éboli, recebeu seu termo de outorga, pelo edital JCNE, das mãos do vice-governador Luiz Fernando Pezão e do presidente da Alerj, o deputado Paulo Melo. O pesquisador Alexander Kellner, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu seu termo de outorga pelo edital CNE, das mãos do secretário Luiz Edmundo e do presidente da FAPERJ.

A cerimônia, que contou com grande número de representantes da comunidade científica e tecnológica e de autoridades, também teve a presença do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Roberto Salles, do reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, da vice-presidente regional da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Elisa Reis, representando o presidente Jacob Palis, do diretor da Escola de Políticas Públicas, Luiz Alfredo Salomão, da secretária da Academia Nacional de Medicina (ANM), Eliete Bouskela, representando o presidente, Marcos Fernando de Oliveira Moraes, do diretor científico da Fundação, Jerson Lima, do diretor de Tecnologia, Rex Nazaré, do diretor de Administração e Finanças, Cláudio Mahler, e muitos outros.

 

Para ver mais imagens da cerimônia clique aqui 

 

Leia mais::

Íntegra do discurso do presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques.

Íntegra do discurso do professor Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro.

Íntegra do discurso da pesquisadora Luana Lopes de Souza.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes