O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 9 a 15 de agosto de 2012
Publicado em: 09/08/2012

Notas - Semana de 9 a 15 de agosto de 2012

Luciana Lopes 

         
     Jerson Lima está entre os
       organizadores do evento
CBPF sediará a 5th School in Biological Physics of Protein Folding and Conformational Diseases
Para troca de conhecimentos sobre os mais modernos tópicos sobre doenças do dobramento errado de proteínas, tais como doença de Alzheimer, Parkinson e câncer, o Rio de Janeiro sediará a 5th School in Biological Physics of Protein Folding and Conformational Diseases. A conferência possibilitará a interação entre pesquisadores dos Estados Unidos e da América do Sul, numa iniciativa que tem sido realizada desde 2007 e que, nesta edição, conta com apoio da FAPERJ, do Centro de Biologia Estrutural do Mercosul (Cebem), National Science Foundation (NSF), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o encontro terá lugar no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), entre 30 de setembro a 6 de outubro. Um dos organizadores é o diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva. Para participar, as inscrições deverão ser feitas até o dia 20 de agosto. Mais informações:
http://icam-i2cam.org/index.php/conferences/detail/faperj_12/

6 Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica acontece em Vassouras
A cidade de Vassouras está sediando a primeira competição científica em astronomia e astrofísica realizada no país. Até a próxima terça-feira, 13 de agosto, 153 estudantes do ensino médio, de 32 países, munidos de telescópios e calculadoras, estarão observando fenômenos celestes. A delegação brasileira conta com 10 estudantes, competindo com grupos de países como Chile, Colômbia, Romênia, Rússia, Coréia, Irã, Bolívia, Bangladesh Portugal e vários outros. A cerimônia de encerramento terá lugar no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) (Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão). Os participantes concorrem em três modalidades: observacional, para demonstrar seus conhecimentos sobre o céu; teórica, em que resolvem questões de astronomia e astrofísica; e prova prática, em que interpretam dados, como um astrônomo profissional. Realizada desde 1998, a realização do evento conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através de seu Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e seus institutos de pesquisa, como o próprio Mast, o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e Observatório Nacional (ON). Mais informações:
www.ioaa2012.ufrj.br e www.mast.br  

Professores de física do IF/UFRJ participam de Escola de Física no Cern
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) voltou a selecionar professores do programa de mestrado em Ensino de Física, do Instituto de Física, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ) – programa apoiado pela FAPERJ desde sua criação –, para participarem de projeto de Educação mantido pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern). Depois da escolha de Marta Máximo Pereira, em 2011, foram anunciados no final deste mês de julho, os nomes de Almir Guedes dos Santos e Sandro Soares Fernandes – todos professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. A SBF seleciona, todos os anos, 20 professores de física, de todo o País, para participarem do programa. Mais informações http://www.sbfisica.org.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=306&Itemid=276 e www.if.ufrj.br/~pef

Fiocruz assina acordo para produção de vacina contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola
O Brasil passará a fabricar uma vacina de ação combinada contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora – a chamada tetraviral – que será disponibilizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde já em 2013. O anúncio foi feito neste sábado, 4 de agosto, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Bio-Manguinhos já produz e disponibiliza pelo PNI a vacina contra sarampo, rubéola e catapora – a triviral. Agora, um acordo de transferência de tecnologia com a multinacional farmacêutica GlaxoSmithKline foi selado para a produção da vacina contra catapora. A vacina tetraviral oferece o benefício da imunização contra quatro importantes doenças na infância em apenas uma administração. Anteriormente, a imunização contra estas quatro doenças demandava a administração de duas vacinas separadamente. Além do ministro, estiveram presentes ao evento o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; o vice-presidente da GlaxoSmithKline América Latina e Mercados Emergentes, Rogério Ribeiro; o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez; e o diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto. Mais informações:
www.fiocruz.br

UFRJ é a universidade federal com maior número de programas de pós-graduação do país
A UFRJ comemora nesta sexta-feira, 10 de agosto, a marca de cem cursos de pós-graduação, firmando sua posição como a universidade federal com o maior número de programas de pós-graduação no Brasil, em 2012. Desse total, 36% foi dos cursos foram avaliados com os conceitos máximos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)(6 e 7), e ainda a universidade conta ainda com seis mestrados profissionais e dois mestrados e doutorados acadêmicos em fase de avaliação na Capes. Entre os últimos programas de pós-graduação aprovados, destacaram-se o mestrado e doutorado em Imunologia e Inflamação (Instituto de Microbiologia); mestrado profissional em formação para Pesquisa Biomédica (Instituto de Biofísica); mestrado profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (Instituto de Bioquímica Médica), todas na área médica, com início em 2012. O número de seus cursos de mestrado e doutorado aumentou em 25% nos últimos seis anos. Hoje, esses programas contam com 10.645 alunos matriculados. Contando com a presença do reitor da UFRJ, Carlos Levi, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Debora Foguel, e representantes da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e das agências de fomento, como a Capes, Finep, CNPq e FAPERJ, a cerimônia acontecerá às 15h, no auditório do CGTEC (Rua Moniz Aragão, 360, Cidade Universitária). Mais informações: 2598-1608 e www.ufrj.br

CBPF completa 50 anos com site comemorativo  
Os 50 anos do curso de pós-graduação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) serão comemorados pela instituição com uma série de atividades no decorrer de 2012. Entre os destaques, está o lançamento do site especial alusivo ao jubileu, que trará documentos e imagens que registram alguns momentos marcantes, como há dez anos, quando esteve ameaçado de encerrar atividades. O site também mostra o mapa de distribuição de ex-alunos do CBPF, hoje atuando em diversas instituições em todo o território nacional. Entre as atividades comemorativas, a instituição realizará palestras com foco na formação científica do CBPF e o evento comemorativo no final do ano. Segundo um levantamento recente feito pela instituição, boa parte das lideranças na área de física atuantes no país têm seus nomes associados ao CBPF, como colaboradores ou ex-alunos. A Pós do CBPF recebe forte apoio dos programas de auxílios e bolsas das grandes agências de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a FAPERJ. No dia 14 de agosto próximo, na programação regular de colóquios do CBPF, a historiadora Ana Maria Ribeiro de Andrade, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), falará sobre o pioneirismo do CBPF na formação científica. A palestra será intitulada "CBPF na fronteira do conhecimento". Mais informações:
http://www.cbpf.br/posgrad50anos 

UFF abrigará congresso na área de comunicação
Está aberta até 13 de agosto a chamada de trabalhos para a quinta edição do Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação do Rio de Janeiro (Coneco). Podem participar alunos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado; recém-graduados, mestres e recém-doutores (que tenham se formado em 2011 ou no decorrer de 2012). Sob o tema "Reencontros em Comunicação", o evento está previsto para os dias 24, 25 e 26 de outubro, será sediado no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) (Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n. Bloco A - 3 andar, Gragoatá, Niterói), com foco na reflexão sobre assuntos e questões levantados pelos diferentes projetos desenvolvidos no âmbito da Comunicação, debatidos por em palestras de professores e representantes da sociedade civil com atuação na área de pesquisa em Comunicação. O evento está sendo promovido por estudantes dos programas de pós-graduação de quatro universidades: UFF, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Pontifícia Universidade Católica (PUC). Podem ser inscritos artigos de temas afins à área de Comunicação e também de todo o País. Os selecionados por pareceristas e coordenadores dos grupos de trabalho serão publicados num e-book. Mais informações: 
www.coneco.uff.br

Seminário internacional discute relações entre fotografia e experiência
Entre os dias 14, 15 e 16 de agosto, das 18h30 às 21h, o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF - Avenida Rio Branco, 241, Cinelândia) será palco do Seminário Internacional Fotografia e Experiência: os Desafios da Imagem na Contemporaneidade. O evento visa discutir a noção de “experiência”, presente nos discursos teóricos sobre arte na contemporaneidade, em particular na fotografia. Organizado pelas professoras da ECO/UFRJ Teresa Bastos e Victa de Carvalho, do Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensaento da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), o encontro terá espaço na programação para um bate-papo sobre fotografia e livros a partir do acervo  bibliográfico da Biblioteca do CCJF e, em debate com um teórico estrangeiro e quatro brasileiros de diferentes estados do país, abordará também as múltiplas facetas da relação Fotografia e Experiência. Está confirmada a participação de pesquisadores de expressão e reconhecimento na área da fotografia e da cultura visual. O evento tem apoio da FAPERJ. Mais informações: (21) 8863-4613 e 7931-0007, ou pelo e-mail: fotografiaeexperiencia@gmail.com e
http://fotoexperiencia.wordpress.com/ e http://www.facebook.com/FotografiaEExperiencia?ref=hl

Últimos dias para inscrições no Prêmio Finep Jovem Inovador
Estudantes de 14 a 18 anos de todo o Brasil podem se inscrever, até o dia 16 de agosto, no Prêmio Finep Jovem Inovador, que vai selecionar as melhores fotografias sobre energia sustentável. A iniciativa, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), terá como objetivo levar o conceito de inovação para as escolas e despertar o interesse dos mais jovens por tecnologia. O tema é uma homenagem à Rio+20 e ao ano de 2012, escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. As fotos podem ser de paisagens, máquinas, pessoas, objetos, construções e instalações. Cada participante pode concorrer com até três fotografias, que devem ser digitais e inéditas. O arquivo deve estar no formato JPEG ou TIFF, com no mínimo 500 KB e, no máximo, 5 MB. Os critérios serão a originalidade, a qualidade técnica e estética da foto, e a adequação ao tema proposto. Os primeiros lugares de cada região receberão ainda um prêmio no valor de R$ 2,5 mil e o vencedor nacional, escolhido entre eles, recebe mais R$ 2,5 mil pela vitória geral na competição. Mais informações (arquivo em PDF):
http://www.finep.gov.br/DCOM/regulamentopremiofinepjovem2012.pdf

Tratamento de resíduos de laboratório é tema de simpósio na Firjan
De 14 e 17 de agosto, o gerenciamento de resíduos de laboratórios será tema de debates do II Simpósio Nacional Sobre Tratamento de Resíduos de Laboratório (Sinlab). Em palestras, mesas-redondas e cursos para cerca de 200 participantes de diversas instituições, que terá lugar na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) (Avenida Graça Aranha n 1, Centro), o simpósio buscará a troca de experiência e a discussão de temas como redução da geração de resíduos, tipos de tratamento de resíduos e questões socioambientais, sempre focando na conscientização ambiental. Organizado pelo Grupo Rio de Gestão Ambiental, composto pelos três centros de pesquisa da Embrapa (Agrobiologia, Agroindústria de Alimentos e Solos) no estado do Rio de Janeiro, o simpósio se destina a pesquisadores, professores, técnicos e gestores ambientais e de laboratórios. Sob o tema "A Química em Equilíbrio com o Meio Ambiente", o simpósio discutirá o papel da universidade na redução de geração de resíduos, com substituição de práticas poluidoras; o indivíduo e o paradigma consumo X consciência ambiental; instituições de pesquisa e o real compromisso com o meio ambiente; empresas privadas e seus programas socioambientais e tipos de tratamentos e empresas especializadas. Mais informações: 3622-0607/9775 , 2sinlab@gmail.com e 
www.sinlab2012.com.br 

Inova Petro favorece desenvolvimento de inovações no setor de petróleo e gás natural
Para oferecer à indústria brasileira a possibilidade de desenvolvimento de projetos de inovação para o setor estratégico, com grande demanda de mercado nas próximas décadas, uma parceria entre a Financiadora Nacional de Estudos e Projetos (Finep) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), com apoio técnico da Petrobras, está sendo criado o programa Inova Petro. O acordo de cooperação técnica, que será fechado na próxima segunda-feira, 13 de agosto, às 10h, no auditório central do edifício sede da Petrobras (Av. República do Chile, 65, 1 andar, Centro), prevê o desenvolvimento de tecnologias para o setor de petróleo e gás natural. Para isso, o programa conta com R$ 3 bilhões, divididos entre as duas instituições, enquanto a Petrobras contribui com a seleção de temas e com a avaliação técnica e do acompanhamento dos projetos aprovados. Mais informações:
www.finep.gov.br

Teatro João Caetano sediará 1 Prêmio Socioeducativo do estado do RJ
Nos últimos anos, o estado do Rio de Janeiro se tornou referência nacional no desenvolvimento de projetos envolvendo adolescentes em conflito com a lei. Vários projetos envolvendo órgãos governamentais, não governamentais e sociedade civil em geral contribuíram para isso. Para celebrar este momento, profissionais ligados ao Novo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) – órgão estadual responsável por atender esses jovens – realizará, na próxima quarta-feira, 15 de agosto, às 14h, no Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/n, Centro – RJ - Rio de Janeiro), a entrega do 1 Prêmio Socioeducativo – voltado para destacar as melhores iniciativas na área. O evento será nos moldes de uma cerimônia do Oscar, com a entrega de uma estatueta em cerâmica negra, representando um guri, confeccionada pelas mães da favela da Maré. A cerimônia contará com dois esquetes teatrais produzidos pelos jovens internados, por uma apresentação da orquestra de violoncelos das crianças das comunidades pacificadas, do artista Rollo e da Orquestra Voadora. Além disso, o cartunista Maurício de Sousa distribuirá sua cartilha sobre o Novo Degase às mães dos adolescentes internos. A instituição também receberá a Medalha Tiradentes pela qualidade do trabalho no seu projeto "TV Novo Degase - A primeira TV do mundo produzida por jovens privados de liberdade", tema de matéria exibida na TV aberta. Mais informações: (21) 2334-6675, ascomdegase@gmail.com,
www.tvnovodegase.net e www.degase.rj.gov.br

Espaço UFRJ apresenta a Semana Cultural da Diversidade
Da música clássica ao samba, passando por apresentações teatrais, exposições, oficina de dança e percussão, fechando com um carnaval fora de época. Essas são algumas das atividades que integram a Semana Cultural da Diversidade, até sábado, dia 11 de agosto, no Espaço UFRJ – prédio ao lado do Canecão. Promovido pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), o evento é resultado da união entre profissionais, entidades e instituições do estado do Rio de Janeiro, que trabalham direta ou indiretamente com a proteção e a promoção da diversidade e com a inclusão social. A semana idealiza a criação de um espaço para um Centro Cultural e de Convivência que possa promover exposições, seminários, mesas-redondas, cursos e oficinas, durante todo ano, com gestão compartilhada de projetos e programas e dos espaços expositivos, auditório e de oficinas abertas, proporcionando a convivência com a diversidade cultural. Mais informações:
http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=13050_Semana-Cultural-da-Diversidade.html  

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes