O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > UniRio realiza seminário internacional sobre arquitetura, teatro e cultura
Publicado em: 12/07/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

UniRio realiza seminário internacional sobre arquitetura, teatro e cultura

Débora Motta

 

                    Reprodução/ Aemout van Buchel
    
    Gravura de um teatro londrino, no séc. XVII: 
    estrutura cilíndrica acomodava três galerias

A produção dramatúrgica do século XVII e a arquitetura dos teatros europeus da época, especialmente os de Londres, Madri, Paris, estarão em pauta no Segundo Seminário Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura. O evento será realizado de 27 a 31 de agosto, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), na Praia Vermelha. “O tema a ser discutido no seminário é relevante e ainda pouco explorado por pesquisadores brasileiros dessas áreas de estudo. Em geral, os estudos da arquitetura dos espaços teatrais do século XVII estão mais concentrados na Itália”, explica a professora da UniRio Evelyn Furquim Werneck Lima, que é Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, e organizadora do congresso. O seminário conta com apoio do programa de Auxílio à Organização de Eventos (APQ 2), da Fundação.

 

De acordo com Evelyn, os edifícios teatrais da Europa do século XVII possuíam diferentes formas, refletindo as transformações dos espaços públicos e semipúblicos das cidades. As obras dos grandes dramaturgos daquele século absorvem a dialética entre o teatro e seu espaço, que se configurou de formas específicas na Inglaterra, França e Espanha. “A maior parte dos pesquisadores internacionais se ocupa exclusivamente de um problema, de um teatro em um local específico. No seminário, apresentamos essas discussões em um escopo mais amplo, propondo um estudo comparativo de arquiteturas europeias que foram palco de montagens de autores como Shakespeare, Molière, Corneille e Cervantes”, explica.

 

O seminário, que é uma iniciativa do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UniRio, terá a participação de palestrantes de projeção internacional. Entre os destaques do evento, estarão o historiador francês Roger Chartier – autor de mais de 30 livros traduzidos em português e professor do Collège de France – e o teatrólogo americano Marvin Carlson – um dos maiores semiólogos do teatro e arquitetura teatral –, além dos franceses Georges Forestier e Evelyne Cohen, da inglesa Jan Clarke, do americano Franklin Hildy e do alemão Wolfgang Bock. “Será uma oportunidade para estudantes e acadêmicos realizarem um intercâmbio de seus projetos e compreenderem melhor a arquitetura e o teatro no século XVII”, pondera.

 

 Ricardo Brugger
    
Para Evelyn Furquim, o seminário ajuda 
a projetar a UniRio internacionalmente     

Os palestrantes do evento vão ministrar conferências em três eixos temáticos: arquitetura teatral, teatro e história cultural, desde o século XVII até a contemporaneidade. Essas são as áreas abordadas nas pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, da universidade. “O congresso vai abordar história da arquitetura, da semiologia arquitetural, mudanças estruturais nos edifícios e a circularidade de ideias entre os dramaturgos do século XVII”, resume Evelyn. “A expectativa é receber cerca de 350 participantes, entre pesquisadores das três áreas em todo o país e talvez no mundo, além do corpo discente dos vários programas de pós-graduação da UniRio e dos alunos da graduação em Artes Cênicas”, conta Evelyn.

 

O seminário, que será realizado no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET (Av. Pasteur, 436), contará ainda com lançamentos de livros e uma exposição de maquetes, plantas e mapas de arquitetura teatral. “A iniciativa projeta a UniRio no cenário internacional na área de ciências sociais aplicadas, com o caráter inovador do tema. É importante favorecer o contato de nossos pós-graduandos com outros laboratórios da Europa e América do Norte”, conclui Evelyn.

 

Além da FAPERJ, o evento contou com o apoio da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da pró-reitoria de Extensão e Cultura da UniRio. A programação completa do seminário e os formulários para as inscrições (gratuitas e on-line) no evento estão disponíveis no site http://www.arquiteturateatroecultura.com.br/ .

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes