O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Espaço cultural promove a divulgação científica em Resende
Publicado em: 05/07/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Espaço cultural promove a divulgação científica em Resende

Débora Motta

                                                                            Divulgação
 
 'Manhã científica': iniciativa reúne estudantes de escolas do
 ensino médio de Resende para atividades em laboratório 
Um projeto de extensão está ajudando a despertar o gosto pela ciência e tecnologia em jovens estudantes de Resende, na região sul fluminense. Trata-se do Espaço Ciência e Tecnologia. Localizado na Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAT/Uerj), no campus regional instalado no município, o espaço (https://sites.google.com/site/espacocienciaetecnologia) se destina à realização de exposições e atividades didáticas para promover a educação científica – tanto para alunos quanto para professores da rede de ensino médio de Resende. O objetivo é ajudar a popularizar a ciência e tecnologia no interior do estado, especificamente em uma região reconhecida pela importância de seu parque industrial.  

“O Espaço Ciência e Tecnologia oferece diversas atividades presenciais, como oficinas e palestras, e conteúdos de divulgação científica on-line, que estão disponíveis na internet”, conta o coordenador do projeto, Germano Monerat. “Estamos produzindo também material didático de ciência e tecnologia, em DVD, para ser distribuído nas escolas públicas de Resende, e nos preparando para receber uma sala multimídia”, completa o professor da FAT/Uerj. O projeto recebeu apoio da FAPERJ pelo programa Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro, para aquisição de material permanente e de consumo, para experimentos laboratoriais de divulgação científica e para a reforma do espaço, que ocupa de 120 m2 no segundo andar do prédio principal da Faculdade de Tecnologia.

A iniciativa conta com a participação de um grupo de 13 professores e pesquisadores da FAT/Uerj, com formação em diferentes áreas do conhecimento, como matemática, física, química e engenharia. Com uma proposta multidisciplinar, o Espaço Ciência e Tecnologia preenche uma lacuna em Resende, que não tinha um espaço permanente de divulgação científica. “A fixação do espaço no campus regional da Uerj oferece à população jovem de Resende atividades de sensibilização para os desafios da ciência contemporânea. No longo prazo, o contato dos jovens com a ciência pode motivar o futuro desenvolvimento profissional em carreiras científicas”, destaca Monerat.

 

De acordo com Monerat, o projeto vem gerando impactos positivos. “Desde a sua inauguração, em setembro de 2010, recebemos a visita de 210 alunos do ensino médio, de diversas escolas da região. Além disso, 438 alunos universitários participaram de palestras e minicursos ministrados no espaço. Nas oficinas de física, temos 12 professores do ensino médio participando do treinamento”, conta o pesquisador. O projeto também tem ganhado visibilidade na internet. “Desde a criação do canal Espaço Ciência On-line, em agosto de 2010, até hoje, o site já contabiliza 15.224 acessos”, ressalta.

 

O canal on-line (http://www.youtube.com/user/germanoamaralmonerat) reúne, ao todo, 42 vídeos envolvendo tópicos de física. “São vídeos sobre Cosmologia, Colapso Gravitacional, Astrobiologia, Mecânica Quântica, Nanotecnologia, Astrofísica, Hádrons, Teoria dos Jogos, Matemática Intervalar, Fontes renováveis de energia e Engenharia de Vendas. Também estão on-line vídeos de minicursos e de diversas oficinas de física realizadas presencialmente”, completa o professor, lembrando que o projeto também tem uma página na rede social Facebook (http://www.facebook.com/espaco.ciencia.3).

 

 Divulgação
 
 Oficina de física para professores: experimentos são
 ensinados aos mestres, que repassam a prática aos alunos    

 

Para o segundo semestre de 2012, a programação do espaço prevê a realização mensal de oficinas de física para professores do ensino médio, com a montagem de experiências com material reciclável. “As montagens também são filmadas e algumas delas encontram-se disponíveis em vídeo no nosso canal  on-line, criando assim um efeito multiplicador”, destaca Monerat, adiantando que há previsão de realização de um ciclo de palestras no segundo semestre de 2012,  ainda sem data marcada. O espaço encontra-se aberto a visitas escolares guiadas por um professor, mediante agendamento prévio. Os formulários estão disponíveis no site Espaço Ciência e Tecnologia e devem ser encaminhados para o e-mail espacocienciaetecnologia@yahoo.com.br .

 

Já visitaram o Espaço Ciência alunos de quatro escolas: Escola Estadual Paula França; Colégio Anglo Americano; Colégio Estadual Olavo Bilac; e alunos do curso de Ciências Biológicas do Cederj do Polo Resende. Os professores que frequentam o treinamento nas oficinas de física são de 15 escolas: Escola Municipal Noel de Carvalho; Escola Estadual Oliveira Botelho; Escola Bairro Cabral; Colégio Dom Bosco; Colégio Santa Ângela; Escola Estadual Dr. João Maia; Colégio Estadual Olavo Bilac; Colégio Estadual Antonina Ramos Freire; Colégio Estadual Marechal Souza Dantas; C. E. Prof. José Medeiros de Camargo; E. M. Júlio Verne; Escola M. Dona Mariucha;  Escola Municipal Vila Esperança (Itatiaia); ETPC (Volta Redonda); e Colégio João XXIII (Volta Redonda).

 

O Espaço Ciência e Tecnologia fica na Rodovia Presidente Dutra, km 298, Polo Industrial, Resende – Uerj – Faculdade de Tecnologia, sala 216, CEP 27537-000. Telefone: (24) 3381-3889, ramal 221 (Departamento de Matemática, Física e Computação). O projeto também conta com apoio da sub-reitoria de Extensão e Cultura, da Uerj (SR3). 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes