O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Mulheres na Ciência: pesquisadora da UFRJ recebe prêmio Unesco-L´Oreal
Publicado em: 27/02/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Mulheres na Ciência: pesquisadora da UFRJ recebe prêmio Unesco-L´Oreal

Fotos de divulgação

Professora do Instituto de Biofísica da UFRJ e coordenadora da área de Ciências Biológicas e Biomédicas da FAPERJ, a pesquisadora Lucia Mendonça Previato receberá em 8 de março – Dia Internacional da Mulher - o prêmio LOreal Unesco para Mulheres na Ciência, de US$ 100 mil, por seu sucesso no entendimento da bioquímica do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, e sua dedicação à busca de tratamento e prevenção do mal.

Anualmente, cinco pesquisadoras – uma de cada continente – são laureadas com o prêmio, cujo objetivo é destacar e estimular a contribuição das mulheres para a ciência. Este ano, a premiação destina-se a trabalhos inovadores em Ciências da Vida.

 

Pesquisadora-bolsista desde o primeiro edital do programa “Cientistas do Nosso Estado”, da FAPERJ, em 1999, Lucia dedica-se à glicobiologia – o estudo dos açúcares complexos que se unem a outras moléculas, como as proteínas. Eles revestem o exterior das células e representam um papel chave na comunicação celular.

 

A cientista e sua equipe decifraram o mecanismo da interação entre o Trypanosoma cruzi - o protozoário parasita responsável pelo Mal de Chagas em humanos - e as células hospedeiras humanas.

 

O parasita usa uma de suas proteínas para retirar um açúcar das células hospedeiras – o ácido siálico – e transferi-lo para uma glicoproteína da sua própria superfície. “A elucidação desse processo pode levar ao desenvolvimento de novos quimioterápicos capazes de inibir esse mecanismo de ação e que sejam menos tóxicos para o paciente”, explica Lucia.

 

A doença de Chagas é endêmica na América Latina e estima-se que afete entre 16 a 18 milhões de pessoas no continente. Em sua forma crônica, leva à morte pela lesão fatal no coração e no trato digestivo. É transmitida aos humanos através de um inseto que suga o sangue e age como vetor para o parasita, parte de um complexo ciclo de vida de vários estágios. Não existe uma vacina eficaz contra a doença e as terapias medicamentosas disponíveis provocam sérios efeitos colaterais e são ineficazes para a forma crônica da doença.

 

Lucia Mendonça Previato é a segunda brasileira a receber o prêmio, criado em 1998. Em 2001, a geneticista brasileira Mayana Zatz, da USP, foi premiada por suas pesquisas sobre distrofia muscular.

Programa também concede bolsas de estudos

A cada ano, além de premiar cinco pesquisadoras, uma por continente, o programa L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência concede 15 bolsas de estudos para jovens cientistas promissoras em níveis de doutorado e pós-doutorado. As candidatas selecionadas recebem uma subvenção máxima de US$ 20 mil dólares para levar adiante seu projeto de pesquisa, na maioria das vezes, fora de seu país de origem. O objetivo é reconhecer cientistas notáveis no auge de suas realizações, ajudar a jovens cientistas a progredir em suas carreiras e incentivar que mais mulheres adotem a ciência como carreira. O foco do programa reveza-se ano a ano entre Ciências da Vida e Ciências da Matéria Condensada.

 

As premiadas de 2004

 

Professora Jennifer Thomson

África do Sul

Universidade de Cape Town

Biologia Molecular

"Por seu desenvolvimento de plantas transgênicas resistentes a infecções virais, seca e outros riscos."

 

Professora Nancy IP

China

Departamento de Bioquímica e Instituto de Pesquisas Biotecnológicas

Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, Hong Kong

Neurobiologia molecular

"Por suas descobertas sobre o controle molecular de crescimento, diferenciação e formação de sinapses no sistema nervoso."

 

Professora Christine PETIT

França

Instituto Pasteur, Paris

Genética – Fisiologia Sensorial

"Por sua elucidação dos defeitos genéticos na surdez hereditária e outros transtornos sensoriais."

 

Professora Lucia MENDONÇA PREVIATO

Brasil

Instituto de Biofísica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Biofísica – Parasitologia

"Por seu sucesso no entendimento, tratamento e prevenção da doença de Chagas."

 

Professora Philippa MARRACK

EUA

Instituto Médico Howard Hughes

Centro Nacional Judaico Médico e de Pesquisa, Denver, Colorado

Biologia Molecular – Imunologia

"Por sua caracterização das funções dos linfócitos T na imunidade e a descoberta de superantígenos."

Links relacionados  

LOreal -Unesco for Women in Science

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes