O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação contempla 264 novos projetos
Publicado em: 04/04/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação contempla 264 novos projetos

Um dos mais concorridos programas da Fundação, o Auxílio à Pesquisa (APQ 1), teve divulgada nesta quarta-feira, 4 de abril, a listagem dos contemplados de sua edição 2011-02. Desta vez, serão 264 novos projetos financiados com os recursos do programa, que também é um dos mais antigos da FAPERJ. Das 31 instituições participantes, a que teve o maior número de propostas beneficiadas foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 90.

A segunda instituição a ter mais projetos contemplados foi a Uerj, com 41 projetos, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 40. Seguem-se a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 18 projetos, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com 14, e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com nove. A Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e a teve Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), tiveram, cada, seis projetos contemplados, enquanto o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IPJBRJ) aprovaram quatro propostas; o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro), e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e a Universidade do Grande Rio (Unigranrio) tiveram, cada, três projetos beneficiados. O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e a Universidade Veiga de Almeida (UVA)  tiveram dois projetos aprovados, cada. Também foram beneficiadas, cada uma com um projeto aprovado, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow da Fonseca (Cefet), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a Fundação Casa de Ruy Barbosa (FCRB), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Observatório Nacional (ON), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro (Pesagro), a Universidade Candido Mendes (Ucam), a Universidade Gama Filho (UGF), a Universidade Estácio de Sá (Unesa), a UVM/UCAM e a Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam).

Para desenvolver os novos projetos, o programa conta com um volume de recursos de R$ 4,5 milhões. Cada uma dessas pesquisas é coordenada por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. Os subsídios recebidos no âmbito do programa básico de Auxílio Básico à Pesquisa da Fundação podem custear a aquisição de material permanente ou de consumo, serviços de terceiros, desde que eventuais, e demais itens essenciais à realização do projeto, de acordo com a concessão definida em cada termo de outorga. Os projetos contemplados deverão ser executados no prazo de 12 meses, contados a partir da liberação da verba.

“A FAPERJ disponibiliza dois períodos anuais para a solicitação deste auxílio, o APQ 1. Em cada chamada, vimos observando a crescente demanda qualificada, o que está plenamente de acordo com o desejado pela Fundação. Muitas vezes, é por esta modalidade de auxílio básico que pesquisadores emergentes, recém-doutorados, conseguem subsídios financeiros para a aquisição dos insumos necessários fundamentais à continuação de suas pesquisas. Nossa idéia é de continuar estimulando amplamente este tipo de auxílio”, refere Ruy Garcia Marques, presidente da FAPERJ.

Os contemplados agora devem aguardar um contato da FAPERJ, por correio eletrônico, para a retirada de seus termos de outorga.


Confira a listagem completa dos contemplados no programa de Auxílio à Pesquisa (arquivo PDF) 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes