O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Execução recorde na FAPERJ em 2004
Publicado em: 26/01/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Execução recorde na FAPERJ em 2004

“Neste ano, a Faperj (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do RJ) terá a maior execução orçamentária de todos os tempos.

O orçamento sancionado pela Governadora Rosinha Garotinho prevê R$ 234 milhões, sendo que há a garantia de execução mínima de R$ 120 milhões, um volume de investimentos nunca antes aplicado no setor.

Recentemente, a Emenda Constitucional n 32, de 9 de dezembro de 2003, alterou a destinação de recursos à Faperj, estabelecendo um novo piso para os aportes orçamentários, que acompanharão o desempenho da receita tributária do Estado.

Desta forma, o Governo obedece a Lei de Responsabilidade Fiscal e garante um valor mínimo expressivo para o setor. Um valor mínimo que representa um valor maior do que o máximo valor anual até hoje executado na história da Faperj, um patamar que permitirá grandes realizações.

A atual política de C&T do Estado do RJ considera as desigualdades e as especificidades regionais e tem por metas a melhoria da qualidade de vida da população e o aumento da competitividade da produção local de bens e serviços, fomentado pelo desenvolvimento tecnológico e dentro de um contexto contemporâneo de sustentabilidade.

Prioritariamente, a Faperj irá manter os programas básicos, como os demanda espontânea de bolsas e auxílios; os programas especiais, dentre os quais mencionamos Cientistas do Nosso Estado e Jovem Talentos; e os programas orientados como os Projetos Temáticos e Institutos Virtuais.

Em relação ao Programa Cientistas do Nosso Estado, já estamos finalizando o edital a ser lançado nos próximos dias, ampliando em 50% o número de pesquisadores beneficiados.

Ampliar os convênios com o MCT e instituições internacionais, e, além disso, procurar firmar novos convênios com os nossos municípios é também uma linha de ação da instituição, coordenada pela secretaria de CT&I.

Em conjunto com as secretarias de estado, iremos incentivar a realização de um número crescente de eventos internacionais de caráter científico, tecnológico e cultural.

Como governo de continuidade que somos, e sendo o Governo Garotinho o que mais investiu em C&T, podemos afirmar que esses compromissos não são promessas em vão.

Durante o Governo Garotinho, reconhecidamente, a política de C&T teve uma excepcional prioridade. E agora, superadas as a crises herdadas pelo governo intermediário, teremos todas as condições materiais e políticas de resgatar os melhores momentos já vividos pela Faperj.”

 

Wanderley de Souza, secretário de estado de C,T& I,
e Pedricto Rocha Filho, diretor-presidente da FAPERJ

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes