O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Mais 30 dias para a entrega das propostas de pré-qualificação
Publicado em: 16/01/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Mais 30 dias para a entrega das propostas de pré-qualificação

Lançado em 2 de dezembro, o edital Rio Inovação foi prorrogado por 30 dias. O prazo final para entrega das propostas de pré-qualificação passa para o dia 1 de março, até às 17 horas. Os interessados terão a oportunidade de esclarecer eventuais dúvidas sobre o edital em evento a ser realizado na próxima quinta-feira, dia 22 de janeiro, às 15 horas, no Centro Cultural Finep (Praia do Flamengo, 200 - Sobreloja). O evento é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Na ocasião, o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Marcos Cavalcanti, estará presente para responder às perguntas e esclarecer as dúvidas dos interessados. Cerca de 300 pesquisadores e empresários foram convidados para a apresentação.

 

O programa Rio Inovação foi o primeiro a ser lançado por uma fundação de amparo à pesquisa brasileira com recursos dos Fundos Setoriais no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe). Destinado a apoiar empresas de base tecnológica, o programa é uma parceria  entre a FAPERJ, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Finep, agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

 

O primeiro edital do Rio Inovação prevê recursos da ordem de R$ 10 milhões. Um segundo edital, de mesmo valor, está previsto para o segundo semestre de 2004. O edital visa apoiar a inovação por meio de projetos capazes de gerar produtos que beneficiem a sociedade. Metade dos recursos virá da FAPERJ e a outra metade da Finep. O edital prioriza cinco áreas consideradas estratégicas para a sociedade fluminense: biotecnologia, energia, saúde, petróleo e agronegócios, além de destinar recursos a outros fundos para o financiamento de estruturas de ciência e tecnologia, incluindo escritórios de inovação.

 

“O objetivo do edital é selecionar empresas que já tenham avançado na realização de protótipos a fim de buscar empreendedores dispostos a produzir e comercializar o produto”, explica o diretor de Tecnologia da FAPERJ. O financiamento é direcionado à pessoa física – o pesquisador que desenvolveu o protótipo ou outro representante do projeto, ligado à empresa.

 

O edital será realizado em três fases. Na primeira, será feita a pré-qualificação das empresas dos proponentes, verificando-se a adequação do projeto. Na segunda, o proponente deverá apresentar um projeto detalhado, com cronograma. Nesta fase, a FAPERJ contratará grupos para fazer estudos de viabilidade técnica e comercial dos projetos. A terceira fase é o julgamento e a contratação. Todo esse processo deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2004.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes