O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Pedricto Rocha Filho toma posse e anuncia prioridades
Publicado em: 16/01/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Pedricto Rocha Filho toma posse e anuncia prioridades

O professor Pedricto Rocha Filho tomou posse como diretor-presidente da FAPERJ nesta sexta-feira, 16 de janeiro, em cerimônia realizada no Centro Administrativo do Estado do Rio de Janeiro, no Centro.

 

A solenidade, que lotou o auditório, contou com a presença de autoridades de governo, prefeitos, deputados, reitores das principais universidades do Estado do Rio de Janeiro e integrantes do meio acadêmico e científico.

 

Durante a cerimônia, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Wanderley de Souza, aproveitou para anunciar o lançamento, em breve, de um novo edital no âmbito do programa “Cientistas do Nosso Estado”. Ao fim da solenidade, Pedricto Rocha Filho afirmou que o novo edital será lançado nos mesmos moldes dos anteriores.

 

“Faremos o anúncio logo que sejam verificadas as disponibilidades financeiras para a concessão das bolsas, que terão o mesmo valor daquelas já outorgadas”, disse o novo diretor-presidente da Fundação. Hoje, 200 pesquisadores são beneficiados pela política de fomento à ciência do órgão por este Programa Especial da FAPERJ. “Até o fim de 2004, queremos dobrar o número de bolsistas contemplados pelo programa”, complementou o secretário Wanderley de Souza. 

 

Em seu discurso de posse, Rocha Filho destacou a importância da superação das dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo governo do estado em 2003, o que abre caminho para garantir o investimento em ciência e tecnologia sem o abandono das políticas sociais.

 

“Vamos considerar as desigualdades e especificidades regionais e atribuir especial atenção às causas sociais que possam se beneficiar do trabalho desenvolvido por empresas, órgãos, universidades em parceria com a FAPERJ”, destacou o professor e ex-diretor do Departamento de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e pesquisador do CNPq. “A política de Ciência e Tecnologia teve excepcional prioridade no governo Garotinho. Agora, nosso compromisso é o de fazer ainda melhor”.

 

O Secretário de C, T&I, que já havia ocupado o mesmo cargo no governo Anthony Garotinho e voltou ao posto recentemente, indicou em seu discurso quais serão as principais linhas de ação para a Secti, destacando a realização da 1 Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia. “A conferência deverá acontecer em julho com o objetivo de realizar um diagnóstico de como estamos na área de C&T e o que aquilo que deverá ser feito nos próximos 10 anos”, disse Wanderley de Souza.  

 

Na lista de autoridades que compuseram a mesa durante a cerimônia estavam o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Gonçalves, representando o Ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, os reitores Padre Jesus Hortal, (PUC), Nival Nunes (UERJ), Raymundo Braz (UENF), Aloísio Teixeira (UFRJ), Pedro Novelino (UNI-RIO), Cândido Mendes (Universidade Cândido Mendes), o prefeito do Município de Piraí, Luiz Fernando Pezão, o deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, Comte Bitencourt, o presidente do Conselho Superior da FAPERJ, Reinaldo Guimarães, e o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Paulo Alcântara.

 

Saiba mais sobre o novo diretor-presidente da FAPERJ

Leia o discurso de posse

Wanderley de Souza anuncia planos para a SECTI

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes