O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Resultado do APQ 1 beneficiará 260 novos projetos
Publicado em: 01/09/2011
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Resultado do APQ 1 beneficiará 260 novos projetos

Com o anúncio, nesta quinta-feira, 1 de setembro, da listagem dos contemplados no programa de Auxílio à Pesquisa (APQ 1), 260 novos projetos receberão recursos da Fundação para seu desenvolvimento. O resultado, agora divulgado, beneficiará 31 instituições. Entre elas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a que teve mais propostas aprovadas, 71. A segunda colocação ficou com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 49, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 44.

Nessa modalidade de apoio de fluxo contínuo (balcão), o APQ 1, foram ainda beneficiadas a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com 19 solicitações aprovadas; a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 17; Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com nove; a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com oito; e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), com seis. Fazem ainda parte dessa listagem a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos com três projetos contemplados; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IPJBRJ), Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), a Universidade Estácio de Sá (Unesa), a Universidade do Grande Rio (Unigranrio), a Universidade Veiga de Almeida (UVA) tiveram, cada, dois projetos contemplados. Também foram beneficiados o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), o Instituto Militar de Engenharia (IME), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Universidade Gama Filho, o Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam), a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), e a Universidade Severino Sombra (USS) tiveram, cada, uma proposta aprovada.

A edição que teve seu resultado hoje recebeu 571 propostas totalizando cerca de R$ 16 milhões de reais em demanda em projetos de todas as áreas do conhecimento.

Como uma das mais antigas modalidades de fomento da Fundação, o APQ 1 se destina a apoiar projetos conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. Nesta modalidade – que compõe o Programa Básico de Auxílio à Pesquisa da instituição –, embora os recursos sejam menores do que os disponibilizados por meio de editais, permitem a pesquisadores receber subsídios para o desenvolvimento de seus projetos. Os recursos recebidos podem ser empregados apenas na aquisição de material permanente ou de consumo, serviços de terceiros, desde que eventuais, e demais itens essenciais à realização do projeto, de acordo com a concessão definida em cada termo de outorga. Os contemplados terão 12 meses – contados a partir da liberação da verba – para sua execução.

Para os proponentes com propostas aprovadas, o próximo passo será aguardar contato da Fundação, por correio eletrônico, para a retirada dos termos de outorga.

O novo prazo de submissão de propostas ao APQ 1 estará aberto até o dia 24 de novembro para contratação de propostas a partir de março de 2012.

Confira a listagem completa dos contemplados no programa de Auxílio à Pesquisa (APQ 1) (arquivo em formato PDF)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes