O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Para construir de forma mais rápida e eficiente
Publicado em: 15/09/2011
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Para construir de forma mais rápida e eficiente

Danielle Kiffer

Construir casas está ficando cada vez mais fácil. Isso porque a empresa especializada na fabricação e construção de artefatos de concreto, a Multibloco, criou os LegoBlocos, tijolos com formato inovador: cada um deles tem encaixe, o que torna bem mais prático erguer uma parede sem perder o prumo, como no caso do brinquedo que dá nome ao produto. Melhor do que isso, tornam uma construção mais rápida e mais barata. O projeto desses tijolos diferentes teve recursos da FAPERJ por meio do edital Apoio à Inovação Tecnológica.

O empresário Marcelo Kaiuca, da empresa Multibloco, afirma que os LegoBlocos trazem várias vantagens à construção de edificações, independente do tamanho. "Os encaixes facilitam na hora de erguer uma parede, especialmente durante a etapa do alinhamento. O próprio encaixe ajuda a manter o prumo. Além disso, necessitam de muito menos argamassa do que o usual. E ainda reduzem consideravelmente o tempo de construção", fala o empresário. Redução de tempo e trabalho que ele exemplifica: "Uma casa de 40 metros quadrados, que é o tamanho padrão de uma casa popular de dois quartos, levaria, no mínimo, duas semanas para ser construída pelo método tradicional. Com os blocos de encaixe, a mesma casa pode ser erguida em apenas três dias", explica Marcelo. Ele acrescenta ainda que não há necessidade de especialização para usar os blocos. "Qualquer pessoa, qualquer pedreiro, é capaz de encaixar os blocos; não há dificuldades nem a exigência da demanda de grande esforço físico", conta.

 Divulgação
 
 Montados pelos encaixes, os legoblocos permitem erguer paredes de
     forma mais rápida e mantendo o prumo. Em vez de argamassa, cola


Outra grande vantagem resultante do uso dos LegoBlocos é a racionalização do material da obra. "Há muito menos desperdício, o custo da parte de alvenaria acaba sendo menor e há também um volume bem menor de entulho", afirma Marcelo. Os blocos de encaixe estão em fase final de testes. Segundo o empresário, os LegoBlocos já foram testados quanto à resistência na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e agora estão sendo novamente avaliados na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) para verificar seu uso em áreas de maior extensão. "Testamos a resistência das paredes e as chances de deformação dos blocos no momento da construção. Eles têm se mostrado muito resistentes, os resultados têm sido surpreendentes", afirma. A empresa, que tem sede no distrito industrial de Queimados, no Rio de Janeiro, emprega cerca de 180 funcionários, e Marcelo acredita que o produto em breve estará sendo comercializado.

A empresa Multibloco levou seus tijolos para a Feira FAPERJ de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2011. O estande, com suas paredes erguidas com os blocos de concreto mostrava a praticidade do produto e chamou a atenção dos visitantes. "O evento foi muito importante para que o público possa tomar conhecimento do nosso LegoBloco", finaliza Marcelo.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes