O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Cheiro de Vida: uma nova perspectiva para mulheres do Complexo da Maré
Publicado em: 14/07/2011
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Cheiro de Vida: uma nova perspectiva para mulheres do Complexo da Maré

Vinicius Zepeda

 Fotos: Vinicius Zepeda

   
   Os produtos feitos artesanalmente pelo grupo Cheiro de Vida
   estão ganhando ares profissionais e novos espaços para venda

Manjericão, cheiro verde, alecrim, capim limão e outras plantas aromáticas, cultivadas numa horta comunitária, têm sido usadas na confecção de peças de artesanato. Transformados em sachês de vários formatos , máscaras e travesseirinhos relaxantes, têm gerado renda para as mulheres do Complexo da Maré, o conjunto de favelas situadas ao longo da Avenida Brasil, na Zona Norte do Rio. Fruto de uma parceria entre a organização não-governamental Grupo de Assistência Solidária e Ação Social (Asas) e pesquisadores do mestrado profissional em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) e Petrobras, o projeto, batizado como Cheiro de Vida, está sendo desenvolvido com recursos do edital Apoio a Modelos de Inovação Tecnológica e Social, da FAPERJ.

Coordenadora do projeto, professora e pesquisadora da Unisuam, Mariza Almeida explica que a ideia do projeto foi transformar os conhecimentos da cultura popular num empreendimento solidário e gerador de renda para a população local. Como grande parte dos moradores dessas comunidades veio de áreas rurais, já tinha também conhecimento de cultivo e participava da horta comunitária – em espaço cedido nos Cieps Samora Machel e Elis Regina, na comunidade da Nova Holanda – gerida desde 2002 pelo Grupo Asas.

"Em 2006, a diretora da ONG, Jussara Oliveira, ex-aluna de Serviço Social da Unisuam e moradora da Maré, nos procurou propondo uma parceria que melhorasse o trabalho que eles já vinham desenvolvendo na comunidade", conta Mariza. Como explica a pesquisadora, as participantes do projeto recebem capacitação profissional nas áreas de empreendedorismo; técnicas de cultivo e preparo de plantas aromáticas; técnicas de cultivo e preparo de hortaliças orgânicas; gestão; e técnicas de venda.

Com a ajuda de uma aluna de mestrado em Design da universidade, foram estudados os formatos mais atraentes para os sachês, foi feita a escolha dos tecidos e estampas mais adequados e criados moldes, para uniformizá-los. "Isso significou passar de uma produção mais amadora para outra mais padronizada, com maior apelo para comercialização", explica Mariza. Ela destaca ainda a inserção das participantes do grupo numa atividade verdadeiramente voltada para geração de renda. "Até porque quase todas elas têm mais de 50 anos, muitas são aposentadas e outras foram donas-de-casa a vida toda, sem nunca ter trabalhado fora. Poucas ganharam dinheiro por conta própria", conta a pesquisadora.

Das vendas ocasionais, na própria comunidade, o grupo passou a contar com oportunidade regular de comercialização de produtos no espaço e nos eventos da universidade, onde ficam expostos para os mais de 10 mil estudantes. "Agora, estamos em contato com a ong Asta, que comercializa produtos de vários grupos semelhantes, para estudar a viabilidade de também vender os do Cheiro de Vida. Isso poderá significar um avanço ainda maior nas vendas do grupo", anima-se Mariza.

Projeto ajudou aposentada a sair da depressão e a recuperar autoestima

 
             
 Formação em empreendorismo e aulas de português: as reuniões
    do grupo resultam em maior autoestima e profissionalismo  

Nascida e criada na Maré, a dona de casa aposentada Eunice Carneiro da Silva, 60 anos, é um exemplo de sucesso do projeto. Em 2007, quando sua mãe adoeceu, Eunice passou exclusivamente a cuidar dela, esquecendo-se de cuidar da própria saúde e vivendo em casa, deprimida. "Meu marido, minha filha e todos os meus familiares viviam dizendo que eu não fazia nada, só ficava em casa deprimida, reclamando de tudo e engordando. Engordei muito, ganhei quase trinta quilos", recorda. Em dezembro de 2010, ela entrou para o projeto e passou a ter motivação para fazer dieta. Além de ter iniciado atividades físicas para a terceira idade promovidas pelo Ciep, começou a fazer caminhadas, aumentando a perda de peso e, principalmente, recuperando a autoestima.

No grupo Cheiro de Vida, ela toma conta de toda a parte administrativa, controla o estoque de material, a produção de peças e mercadorias compradas e ainda por comprar. "Ela é bastante organizada. Desde que assumiu essas funções, nada escapa do seu controle. Tudo é catalogado e organizado em planilhas, no livro caixa e com isso, temos maior controle sobre o que produzimos", explica Mariza.

Já Maria dos Santos Tavares, 49 anos, conhecida como Cida entre as colegas, é uma espécie de motor e a mais entusiasmada das participantes do projeto. Vendedora de salgados e inquieta desde pequena, Cida contagia a todos com sua alegria, divulga o projeto na comunidade, corre atrás de parcerias com os comerciantes locais. "Fechei parceria com uma empresa de confecção local que nos fornece tecidos. Com eles, fazemos fuxico, bonecas e flores aplicadas para as bolsas que produzimos", conta Cida. Como ela conta, o trabalho, que as reúne nas tardes das terças e quintas-feiras, termina sendo tão agradável que muitas vezes elas esquecem a hora de voltar para casa. "Estimulo as colegas a não desistir, a perseverar. Não podemos nos abater diante da primeira dificuldade. Juntas, temos força para conseguir tudo", garante.

A parceria entre a horta comunitária e os pesquisadores da Unisuam no projeto Cheiro de Vida já vem dando novos frutos. O primeiro deles será diversificar a produção, passando também a criar sacolas de juta e aventais de algodão. "Será também uma forma de ampliar as possibilidades de venda", diz Mariza. Outro fruto do projeto será o desenvolvimento de tecnologias para a extração de óleos essenciais das plantas cultivadas na horta para uso no preparo de sabonetes artesanais. Coordenado pela professora e pesquisadora da Unisuam Kátia Eliane Avelar, o projeto conta com recursos do edital Apoio a Projetos de Extensão da FAPERJ. "Por enquanto estamos realizando o trabalho em pequena escala nos laboratórios de Química da universidade. Mas a aquisição de uma máquina extratora permitirá aumentar bastante nossa produção", explica Kátia.

O terceiro resultado do projeto é o Letra-guia, que consiste em aulas de português e literatura para as participantes do Cheiro de Vida. Esse tipo de atividade foi introduzida quando os pesquisadores perceberam que melhorar a habilidade de escrita e leitura seria desenvolver uma ferramenta fundamental para a capacidade de empreendedorismo do grupo. "Ensinamos a escreverem cartas, a fazerem balancetes, a se comunicarem melhor para que, no futuro, possam ser independentes e, quem sabe, até criarem uma cooperativa ou associação", planeja Maria Geralda de Miranda, que além de coordenadora do projeto é também coordenadora do mestrado profissional em Desenvolvimento Local, da Unisuam. Para Mariza, este tem sido um aspecto importante não só para o crescimento profissional do grupo, mas um ganho pessoal ainda mais considerável para cada uma das mulheres do Cheiro de Vida.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes