O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Modernização de biblioteca dá novo impulso à leitura em São Gonçalo
Publicado em: 22/06/2011
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Modernização de biblioteca dá novo impulso à leitura em São Gonçalo

Vinicius Zepeda

 Divulgação/FFP/Uerj      

          
     À esquerda: sala de formação de leitores que abriga o acervo de literatura infanto-juvenil;
       à direita: sala multimídia com 20 lugares, equipada com Datashow, televisão e DVD 
 

O hábito da leitura, essencial para a obtenção de conhecimento, enriquecimento do vocabulário e estímulo ao raciocínio, acaba de ganhar um novo impulso no município de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a biblioteca da instituição acaba de passar por uma ampla reforma. A obra, que resultou na modernização da infraestrutura física e ampliação do acervo bibliográfico do espaço, recebeu recursos oriundos do edital Apoio às Universidades Estaduais do Rio de Janeiro, da FAPERJ. Segundo a coordenadora do projeto, a professora e pesquisadora Iza Quelhas, apesar do tamanho da população gonçalense – a terceira maior do Estado, com cerca de 900 mil habitantes –, a cidade possui apenas oito salas de cinema, dois teatros, uma biblioteca e nenhum museu. "Nesse contexto, os projetos de extensão que desenvolvemos são essências para ajudar a suprir esta carência", diz.

Iza Quelhas também está à frente do projeto "Leitura em comunidades – LerDizer.com", em que, com a ajuda de um bolsista de extensão da Uerj, seleciona textos, propõe atividades de leitura e de reflexão, sempre pensando em leitores jovens, adultos e idosos. "Os conhecimentos adquiridos vão para o mundo e, no mundo, os leitores não são apenas aqueles que imaginamos; são os leitores reais que contam com o livro para o lazer e para o auto-conhecimento, para aprender e reelaborar experiências de vida", explica.

A chefe da Biblioteca, Rejane Rosa do Amaral, destaca a melhoria da qualidade de atendimento do espaço, tanto para os futuros professores formados na FFP, como para os frequentadores do local – normalmente moradores da cidade ou de seus arredores. "Só de maio de 2010 a maio deste ano, compramos 1.272 novos títulos para o nosso acervo. Destes, 656 livros, ou seja, mais da metade deles, foram comprados com o auxílio da FAPERJ", conta Rejane. A bibliotecária destaca, além obras de infraestrutura, a reforma no mobiliário e o aumento do número de computadores conectados à internet como fundamentais para atrair um número maior de frequentadores ao espaço. "Antes, tínhamos apenas cinco computadores. Agora, já chegam a 21, mais de quatro vezes o número disponível antes das obras", destaca.

Com a ajuda do edital da FAPERJ, também foi possível transformar duas antigas salas em novos espaços para atender a biblioteca: uma sala de formação de leitores e outra destinada a atividades multimídia. "Esta última recebeu tratamento acústico, 20 cadeiras acolchoadas, mesa, TV de Tela Plana de 52 polegadas, armário para guarda de equipamentos, Datashow, DVD e Quadro interativo", detalha Rejane. "Já a sala de formação de leitores ganhou novas estantes, expositores, mesas e cadeiras, estações de pesquisa com computadores, armário, uma TV de 40 polegadas, além do acervo de literatura infanto juvenil", continua. Com os investimentos, a biblioteca passa a ser a mais bem equipada de toda a Rede de Bibliotecas da Uerj. "Vale lembrar que, sem os investimentos da Fundação, nossos usuários não teriam um acervo voltado para a formação de leitores, e tampouco uma sala bem equipada com recursos tecnológicos que ajudam na aprendizagem", completa.

Para Iza Quelhas, os novos espaços criados na biblioteca foram concebidos para funcionar como locais de formação, destinados, principalmente, para os professores de ensino fundamental, com a proposta de cursos, oficinas de trabalho e de leitura. "São espaços de conhecimento diferenciados, pois implicam relação mais abrangente da teoria e da prática, sem dicotomias", afirma. "Os alunos de graduação e os de pós-graduação serão os primeiros a se beneficiarem desses ambientes".

Um outro projeto de pesquisa e extensão que irá dialogar com todo o acervo do projeto de formação de Leitores é o Sábados no Paraíso, coordenado pela professora e diretora Maria Tereza Goudard Tavares. O trabalho, que envolve bolsistas de extensão de Letras e Pedagogia e acontece sempre no último sábado do mês, das 14h às 17h, na FFP, desenvolve ações culturais de cinema e diferentes linguagens com crianças de 3 a 12 anos das comunidades do entorno da FFP/Uerj. "Entendemos que o trabalho desenvolvido na formação de leitores poderá nutrir as práticas extensionistas também dos Sábados no Paraíso", conclui Iza Quelhas.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes