O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 22 a 29 de junho de 2011
Publicado em: 22/06/2011
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 22 a 29 de junho de 2011

Ailton Azevedo     

        

     Silvério Freitas: pesquisador
    toma posse como reitor da Uenf


Reitor e vice-reitor da Uenf serão empossados dia 29 de junho
O professor Silvério de Paiva Freitas, eleito para o cargo de reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), e o professor Edson Corrêa da Silva, que assumirá a vice-reitoria da instituição, tomam posse nas respectivas funções na quarta-feira, dia 29 de junho, às 14h, no Centro de Convenções da universidade. Apoiado pelos dois últimos reitores – Raimundo Braz Filho (2003-2007) e Almy Junior (2007-2011) – Paiva Freitas conquistou ampla maioria nos três segmentos da comunidade universitária e foi eleito em primeiro turno. Foram 62% dos votos dos estudantes, 71% dos votos dos técnicos-administrativos e 50% dos votos dos professores. Na ponderação dos pesos de cada categoria, a chapa 15 ficou com 55% dos votos válidos. Silvério foi diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), eleito para o período 2003-2007, e pró-reitor de Extensão na atual gestão de Almy Junior. O vice-reitor eleito, Edson Correa da Silva, era o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação até se desligar para a eleição. O Centro de Convenções da Uenf fica na Av. Alberto Lamego, 2.000, Parque Califórnia, em Campos dos Goytacazes. Mais informações:
http://www.uenf.br/index.php

Elena Mandarim 
   
Ruy Marques (E), ao lado do reitor da UniRIo, San Gil
Jutuca, entrega prêmio com seu nome para estudante 
 


UniRio presta homenagem ao presidente da FAPERJ
 
O presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, foi homenageado na última sexta-feira, 17 de junho, durante a cerimônia de encerramento da IX Semana de Integração Acadêmica, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O reitor da UniRio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, destacou o excelente desempenho de Ruy Marques à frente da Fundação, justificando a escolha para nomear uma das premiações: "Prêmio de Iniciação Científica Ruy Marques". Depois de expor um síntese do currículo do homenageado, o pró-reitor cientifico da UniRio, Ricardo Silva Cardoso, engrossou o coro: "Não poderíamos ter escolhido pessoa melhor para representar a Iniciação Científica". Ruy Marques agradeceu a homenagem, ressaltando que a FAPERJ fornece, atualmente, em torno de 1500 bolsas de iniciação científica e pré-iniciação científica. Ruy Marques agradeceu a homenagem, ressaltando que a FAPERJ tem procurado estimular muito a Iniciação Científica, bem como a Pré-iniciação Científica (Programa Jovens Talentos). "A FAPERJ oferece, atualmente, em torno de 1.500 bolsas de iniciação científica e mais cerca de 800 bolsas de pré-iniciação científica. Temos estimulado muito essas duas modalidades de bolsa, porque, com toda a certeza, é daí que sairão os novos pesquisadores", disse o presidente. Na ocasião, outras três personalidades foram, igualmente, homenageadas, tendo seus nomes dados às outras premiações: Prêmio Leopoldo de Méis (Assuntos Comunitários e Estudantis), Prêmio de Graduação Nilci da Silva Guimarães (projetos de ensino de Graduação) e Prêmio Malvina Tuttman de Extensão Universitária (programas e projetos de extensão). O objetivo da Semana de Integração Acadêmica, da UniRio, é compartilhar e promover a integração entre os diversos campos de conhecimento da universidade. Durante os cinco dias (de 13 a 17 de junho), a extensa programação abordou os diversos assuntos que rodeiam a "Interseção de Conhecimentos: ensino, pesquisa e extensão", que foi o tema central da IX Semana de Integração Acadêmica. Mais informações:
http://www.unirio.br

Divulgação/ABC 

         

     Otto Gotlieb foi um dos pioneiros
       da defesa da sustentabilidade
 


Morre aos 90 anos o químico Otto Richard Gottlieb
A ciência brasileira perdeu na noite de domingo, 19 de junho, o químico naturalizado brasileiro Otto Richard Gottlieb. Aos 90 anos, ele era conhecido internacionalmente por seus mais de 700 artigos científicos sobre produtos naturais e metabolismo de plantas. Ainda nos anos 1960, ele foi um dos primeiros cientistas a defender a questão da sustentabilidade e da preservação de florestas. Considerado o cientista brasileiro que esteve mais perto de receber o "Nobel", Gottlieb, pioneiro na introdução do estudo das moléculas que fazem parte do metabolismo das plantas (fitoquímica) no Brasil, foi indicado três vezes ao prêmio (em 1998, 1999 e 2000). Integrando a química à biologia, à ecologia e à geografia, ele desenvolveu uma nova área de estudo no campo da química de produtos naturais: a sistemática bioquímica das plantas, também chamada de quimiossistemática ou taxonomia química, que consiste na identificação de grupos de substâncias químicas presentes nas plantas. Nascido em Brno, em 1920, hoje República Tcheca, ele chegou ao Brasil em 1939 e, seis anos depois, se formou em primeiro lugar no curso de Química Industrial pela Universidade do Brasil, que originou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fez doutorado e obteve o título de livre docente. Após se formar, Gottlieb trabalhou por dez anos na indústria química do pai, que fabricava óleos essenciais da flora brasileira, utilizados como matéria-prima de perfumaria. Uma década anos depois, aos 35, decidiu participar de um dos mais importantes grupos de pesquisa sobre produtos naturais da época, o Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, iniciando uma investigação sobre o isolamento de substâncias químicas de plantas e a determinação de sua estrutura. Em 1961, retornou ao Brasil para assumir o cargo de tecnologista do Instituto de Química Agrícola (IQA), onde foi responsável por importantes descobertas como o pau-rosa. Em 1964, seguiu para o Reino Unido, convidado a lecionar como professor visitante na Universidade de Sheffield, e para os Estados Unidos, para realizar um estágio de um mês na Universidade de Indiana. No mesmo ano, retornou ao Brasil para a chefiar a implantação do Laboratório de Fitoquímica da Universidade de Brasília (UnB) e, em 1967, fundou o Laboratório de Química de Produtos Naturais no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), onde atuou até 1990. Em seguida, retornou ao Rio para trabalhar como pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde trabalhou até sua aposentadoria no antigo Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica. Mais informações: http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

Edital promove o intercâmbio científico entre Brasil e Cuba
Um edital lançado no dia 9 de junho vai promover o intercâmbio de pesquisadores brasileiros e cubanos por meio de projetos conjuntos. Trata-se do edital 18/2011, que será conduzido, no Brasil, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, em Cuba, pelo Ministério de Educação Superior (MES). A submissão das propostas pode ser feita até 31 de julho. A chamada selecionará projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. O objetivo é impulsionar o intercâmbio de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores dos dois países. As atividades realizadas nos projetos serão custeadas por meio do financiamento de bolsas de estudo, diárias, seguro saúde, missões de trabalho e estudo, entre outros itens. A Capes concederá à equipe brasileira, anualmente, o valor de até R$ 10 mil para a compra de material de consumo para execução do projeto. As ações terão duração de até dois anos, prorrogáveis por igual período. Para participar, o coordenador do projeto deverá possuir o título de doutor há pelo menos cinco anos, sendo sua equipe composta por no mínimo dois doutores. Mais informações (PDF):
http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_018_MES-Cuba-PROJETOS_2011.pdf

Abertas as inscrições para o 22 Uerj Sem Muros
Estão abertas, até 8 de julho, as inscrições para as diversas atividades da 22 edição do Uerj Sem Muros. O evento, que será realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) de 19 a 23 de setembro, vai mobilizar toda a universidade em torno de um objetivo comum: apresentar à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura. A iniciativa terá o apoio da FAPERJ. O Uerj Sem Muros vai oferecer à comunidade acadêmica e aos visitantes uma série de atrações paralelas: a 11 Semana de Graduação (que vai reunir a Mostra de Estágios Internos e a Mostra de Monografia e Projetos de Final de Curso); a 20 Semana de Iniciação Científica (que vai permitir aos alunos de graduação envolvidos com projetos de pesquisa, obrigatoriamente aqueles que receberam bolsa de Iniciação Científica no período 2010/2011, por no mínimo seis meses, apresentar trabalhos nas diversas áreas de conhecimento); a 15 Mostra de Extensão (que terá pôsteres de trabalhos acadêmicos e atividades culturais); a 22 Feira de Prestação de Serviços (que será uma oportunidade de oferecer, gratuitamente, às comunidades interna e externa, os seguintes serviços: vacinação, tipagem sanguínea, teste de glicemia, IMC, tabagismo, fisioterapia, primeiros socorros, saúde oral, esclarecimentos sobre doenças cardiovasculares, orientação DST/AIDS, psicomotricidade, técnicas de relaxamento, psicologia, marketing, miniestúdio de TV, entre outros); e o 8 Espaço Ciência (que vai permitir a professores e estudantes do ensino fundamental e médio das escolas do entorno da Uerj a participação em experimentos nas áreas de física, matemática, biologia, educação, oceanografia, artes e engenharia). Mais informações:
http://www.sr3.uerj.br/usm/index-2.html

CNPem abre chamada para submissão de propostas em nanocosméticos
A primeira chamada para submissão de propostas de projetos de inovação para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPem) está aberta até 1 de julho. Podem participar tanto empresas que fabricam cosméticos, quanto aquelas cujos processos produtivos se baseiam em nanotecnologia. Os projetos serão selecionados de acordo com: potencial de mercado (impacto do produto ou serviço e/ou importância estratégica); nível de risco tecnológico e de mercado; inventividade; prazo de conclusão e lançamento do produto; adequação ao orçamento e experiência da equipe. Todas as propostas escolhidas serão submetidas a um Contrato de Confidencialidade entre a Rede CIN e a empresa demandante. O CNPem é gerido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron ( ABTLuS), que é uma das instituições de ciência e tecnologia integrantes da Rede de Centros de Inovação em Nanocosméticos (Rede CIN), vinculada ao Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). A Rede CIN é resultado da união entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas brasileiras para o desenvolvimento de novos produtos. Mais informações: rede.cin@gmail.com e
http://www.cin.org.br/data/Pages/LUMIS53F15325PTBRNN.htm 

 

Inscrições para prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica do CNPq estão abertas
As inscrições para participar do 9 Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica estão abertas até 19 de agosto. O prêmio é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Para se inscrever, os interessados deverão ser bolsistas há pelo menos 12 meses ou estar em processo de renovação. Serão concedidas até nove premiações, distribuídas entre bolsistas das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Os três primeiros colocados de cada área receberão o prêmio em dinheiro, sendo R$ 5,1 mil para o primeiro lugar, R$ 4,2 mil para o segundo colocado e R$ 3,3 mil para o terceiro lugar. O primeiro colocado também receberá bolsa de mestrado e passagem aérea com hospedagem para participar da 64 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2012, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A reunião deste ano acontece de 10 a 15 de julho, no campus da Universidade Federal do Goiás (UFG). Mais informações:
www.destaqueic.cnpq.br

 

CNPq e Claf selecionam bolsistas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro Latino-Americano de Física (Claf) selecionam interessados em bolsas de Doutorado e Pós-Doutorado no Brasil, no âmbito do Programa de Bolsas CNPq-Claf. Nesta chamada serão oferecidas sete bolsas de Doutorado (GD) e 10 bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ). O programa tem como principal objetivo a formação de recursos humanos na área de Física, com vistas a possibilitar que cidadãos oriundos de países da América Latina (exceto do Brasil) realizem estudos, em nível de Doutorado e Pós-Doutorado, em Instituição de Ensino Superior (IES) ou Instituto de Pesquisa brasileiro, com programa de pós-graduação em Física avaliado com nota igual ou superior a cinco, segundo classificação estabelecida pela Capes. Mais informações (PDF):
http://www.claffisica.org/uploads/arquivos/chamada_cnpq_claf.pdf


Palestra na Uerj vai discutir a importância do setor de petróleo e gás para o Rio

O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai realizar na próxima segunda-feira, 27 de junho, o simpósio “Exploração de petróleo e gás e o desenvolvimento da Cidade do Rio de Janeiro: experiências e perspectivas”. Organizado pela professora Elizabeth Dezouzart Cardoso, o evento terá como palestrantes o economista Carlos Lessa, ex-reitor da UFRJ, Ricardo Salomão, gerente geral da Universidade Petrobras, e Nelson Asfora, gerente de Projeto do Instituto Pereira Passos (IPP). O debate será realizado às 14h, no Auditório Pedro de Césero, no campus Maracanã (Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, Bloco A - 2 andar). Mais informações: http://www.uerj.br/lendo_noticia.php?id=296

 

Inscrições para Prêmio Finep de Inovação 2011 estão abertas
As inscrições para o Prêmio Finep de Inovação 2011 estão abertas até 14 de outubro. Este ano, o Prêmio tem algumas novidades: serão cinco categorias na etapa regional – Micro/Pequena Empresa, Média Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social e Inventor Inovador – e duas categorias especiais, disputadas apenas na etapa nacional – Grande Empresa e Inovar. O Prêmio Inovar, que era uma iniciativa separada, passa agora a ser uma categoria do Prêmio Finep e tem condições específicas. Para esta categooria, a inscrições vão de 2 de setembro a 6 de outubro de 2011. Mais informações:
http://www.finep.gov.br/

 

Prêmio Incentivo e Ciência e Tecnologia para o SUS: inscrições até julho
As inscrições para a décima edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS) estão abertas e podem ser feitas até 29 de julho. A proposta é agraciar trabalhos que apresentem avaliações e indicadores sobre o acesso, acolhimento e atendimento da população no setor. A iniciativa tem cinco categorias, com prêmios que vão de R$ 5 mil a R$ 15 mil. O concurso é voltado para pesquisadores, estudiosos e profissionais de saúde ou de qualquer área científica com trabalho aprovado em banca, ou publicado no período de 13 de maio de 2010 a 12 de junho de 2011. As faixas de premiação são: Tese de Doutorado (prêmio de R$ 15 mil); Dissertação de Mestrado (R$ 10 mil); Trabalho Científico Publicado (R$ 10 mil); Monografia de Especialização ou Residência (R$ 5 mil); e Acesso ao Sistema Único de Saúde (R$ 15 mil). Mais informações:
http://portal2.saude.gov.br/sisct/login.cfm

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes