O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Bio-ônibus circula pela primeira vez nas ruas do Rio
Publicado em: 04/12/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Bio-ônibus circula pela primeira vez nas ruas do Rio

 

O Bio-ônibus – veículo movido à biodiesel – fez sua estréia nas ruas do Rio de Janeiro na quinta-feira (4/12). O ônibus levou pesquisadores que participavam da reunião da Comissão Mundial de Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico (Comest), no Hotel Sofitel, em Copacabana, até o Palácio Laranjeiras, local onde foram recebidos pela governadora Rosinha Garotinho para um jantar.

 

O Bio-ônibus foi cedido pela Volkswagen ”nibus e Caminhos à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para testar o biodiesel, combustível alternativo e renovável, produzido a partir de óleos vegetais. A iniciativa faz parte do Programa Rio Biodiesel, coordenado pela Secretaria. As pesquisas do biodiesel contam com apoio da FAPERJ.  "O traslado dos integrantes da Comest será feito pelo bio-ônibus, simbolizando a preocupação que o estado do Rio de Janeiro possui em relação ao uso ético da ciência ao desenvolver tecnologias limpas, como o biodiesel", explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino, que também preside o Fórum Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia.

 

A Comest esteve reunida no Rio de Janeiro, de 1 a 4 de dezembro, para discutir o comportamento ético no setor de ciência e tecnologia. Esta foi a primeira vez que uma reunião da Comissão aconteceu fora da Europa. O primeiro encontro foi em Oslo, na Noruega, em 1999, e o segundo, em Berlim, na Alemanha, dois anos depois. "É um privilégio para o estado do Rio abrigar um encontro desse fórum composto por autoridades mundiais do setor e que tem como meta a defesa da ética numa área que avança de forma acelerada, a ciência e tecnologia", afirma a Governadora Rosinha Garotinho.

 

Estiveram presentes ao encontro, o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral; o secretário de C,T&I, Fernando Peregrino; o diretor geral adjunto da Unesco, Márcio Barbosa; o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, entre outras autoridades e ministros latino-americanos.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes