O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lança o 1º edital de inovação com recursos do Pappe
Publicado em: 02/12/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lança o 1º edital de inovação com recursos do Pappe

A FAPERJ acaba de lançar, em parceria com a Finep, o edital Rio Inovação – o primeiro criado por uma Fundação de Amparo à Pesquisa brasileira com recursos dos Fundos Setoriais no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe). O edital visa apoiar a inovação por meio de projetos capazes de gerar produtos que beneficiem a sociedade. Serão destinados R$ 10 milhões ao edital, sendo metade através da FAPERJ e a outra metade pela Finep. 

O edital prioriza cinco áreas consideradas estratégicas para a sociedade fluminense: biotecnologia, energia, saúde, petróleo e agronegócios, além de destinar recursos a outros fundos para o financiamento de estruturas de ciência e tecnologia, incluindo escritórios de inovação.

 

Para Fernando Peregrino, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia, o edital muda o rumo do financiamento da ciência e da tecnologia no Brasil. “Existe uma lacuna entre as idéias e a transformação que elas são capazes de gerar em benefício da sociedade”, afirma Peregrino.

 

Segundo o diretor-presidente da FAPERJ, Marcos Cavalcanti, a idéia do edital é selecionar empresas que já tenham avançado na realização de protótipos a fim de buscar empreendedores dispostos a produzir e comercializar o produto. O financiamento, entretanto, é direcionado à pessoa física – o pesquisador que desenvolveu o protótipo ou outro representante do projeto, ligado à empresa.

 

O edital será realizado em três fases. Na primeira, será feita a pré-qualificação das empresas dos proponentes, verificando-se a adequação do projeto. Na segunda, o proponente deverá apresentar um projeto detalhado, com cronograma. Nesta fase, a FAPERJ contratará grupos para fazer estudos de viabilidade dos projetos. A terceira fase é o julgamento e a contratação. Todo esse processo deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2004.

 

Para Marcos Cavalcanti, o edital traduz a nova filosofia da FAPERJ. "Não seremos só uma instituição que investe em ciência e tecnologia mas também uma agência que contribua para que a pesquisa efetivamente se transforme em benefícios para a sociedade”, conclui Marcos Cavalcanti.

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes