O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 18 a 24 de novembro de 2010
Publicado em: 18/11/2010

Notas - Semana de 18 a 24 de novembro de 2010

Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Uerj homenageia Ruy Marques

Vinicius Zepeda 

    

    Aluna do Peamb entrega para Ruy
   Marques placa de homenagem

Na manhã de sexta-feira, 12 de novembro, durante as comemorações dos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (Peamb), o diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, recebeu uma placa em homenagem ao apoio dado ao Peamb no decorrer de uma década de sua existência. A entrega foi precedida da assinatura do convênio para a instalação do Conselho de Empresas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (Conem/Peamb), que deverá ajudar a desenvolver projetos do Peamb em parceria com grandes empresas, como Vale do Rio Doce, EBX, Petrobras, Andrade Gutierrez, entre outras. Em seu discurso, Ruy Marques destacou a excelência dos programas de pós-graduação desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. "Estes cursos respondem atualmente por 20% da pós-graduação com nível de excelência no País", afirmou Marques. Ele ainda destacou que a Fundação lançará pelo menos mais quatro editais até o fim do ano. "Até lá teremos uma nova edição do edital Apoio aos Grupos Emergentes de Pesquisa e o inédito Apoio à Inovação Tecnológica em Design, este em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)", completou. Mais informações: http://www.peamb.eng.uerj.br/peamb10anos

Inscrições abertas para o concurso Minuto Científico 
As inscrições para o Minuto Científico, concurso de vídeos de difusão científica latinoamericana e caribenha, estão abertas até o dia 10 de março de 2011 e devem ser feitas pela internet. O evento pretende estimular a produção espontânea de indivíduos ou de instituições como escolas, universidades, museus de ciência e tecnologia, sites, ONGs, centros culturais, empresas com áreas voltadas ao conhecimento científico e tecnológico e outros. Em sua primeira edição, o concurso estabelece que a obra audiovisual tenha duração de 60 a 120 segundos e aborde o tema central “Transformação” relacionando-o a uma das três grandes áreas do conhecimento científico: Humanas, Exatas e Biológicas. Os vídeos podem ser inscritos na categoria Jovem, destinada a pessoas com no máximo 18 anos, ou na categoria Adulto, para maiores de 18. Mais informações:
http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=60&lang=br

Departamento de Química da UFRJ ganha Unidade Proteômica
O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) inaugura na próxima segunda-feira, 22 de novembro, a Unidade Proteômica do Departamento de Bioquímica. A solenidade de inauguração, uma iniciativa do professor Gilberto Barbosa Dumont e da Rede Proteômica do Rio, que conta com apoio da FAPERJ, será realizada às 12h, na sala 543 do bloco A do Centro de Tecnologia, no campus do Fundão. A proteômica é um conjunto de técnicas desenvolvidas especificamente para analisar proteínas em larga escala. Sua finalidade é comparar seu comportamento em diferentes estados fisiológicos, como na saúde e na doença. As técnicas e os equipamentos usados na proteômica visam separar e identificar milhares de proteínas em sistemas biológicos, possibilitando o estudo e a compreensão de suas estruturas, interações e funções.O Instituto de Química é parte integrante do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN, que reúne atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Química, Física, Matemática, Geologia, Geografia, Astronomia, Ciências Atuariais, Estatística, Meteorologia e Informática, além de contar com o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE). Mais informações: http://www.iq.ufrj.br

Uerj sedia seminário sobre direitos da criança e do adolescente
Os resultados da pesquisa Garantia de direitos na vida de crianças e adolescentes pobres: história e configurações atuais, coordenada pela psicóloga e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Anna Paula Uziel e desenvolvida com apoio da FAPERJ estarão expostos num seminário a ser realizado no dia 23 de novembro, de 18 às 22h, no Auditório 91 da Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Auditório 91, 9 andar). O projeto, centrado na questão da garantia de direitos, bandeira sustentada legalmente pelo Estatuto de Criança e do Adolescentes (ECA), se desdobrou em vários subprojetos, cujos objetivos eram compreender parte da história de internação no Brasil, conhecer a realidade dos abrigos hoje, bem como ter acesso às famílias dos adolescentes que cumprem medida sócio-educativa, para entender de que forma conseguem acompanhar o percurso de seus filhos no sistema. Mais informações:
www.uerj.br

Pós-graduação em divulgação científica na Fiocruz abre inscrições
Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso é voltado a profissionais de diversas áreas envolvidos na divulgação científica – como museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais e professores de ciências. Com duração de aproximadamente um ano, o curso tem como objetivo oferecer formação profissional e acadêmica para o desenvolvimento da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde. As aulas, em sua maioria, acontecem no campus da Fiocruz, em Manguinhos, e devem começar em 28 de março. O preço da inscrição é de R$ 50. Essa é a terceira turma do curso, iniciado em 2009 como resultado da colaboração entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, a Casa da Ciência/Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Cecierj e o Museu de Astronomia e Ciências Afins, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia / Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social / Ministério da Ciência e Tecnologia. Mais informações:
http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

Associação Brasileira de Editores Científicos realiza workshop

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, na cidade de São Pedro, em São Paulo, será realizado o VI Workshop de Editoração Científica, com o tema “Valorização e qualificação dos ]editores e dos periódicos científicos. Paralelamente, haverá o II Seminário Satélite para Editores Plenos, apenas no dia 29, que terá a participação de editores de periódicos de elevado fator de impacto. Neste mesmo dia, concomitantemente, serão realizados oito minicursos dirigidos aos editores juniores e auxiliares no processo de editoração. A partir do dia 30 de novembro, terá início o ciclo de palestras e debates, bem como o II Fórum de Áreas em continuidade ao primeiro realizado em Águas de Lindóia (SP), durante o XII Enec. Entre as atividades do VI Workshop de Editoração Científica, será realizado também o Fórum de Bibliotecários "O papel dos bibliotecários nos periódicos científicos", no dia 1 de dezembro. Mais informações:
http://www.abecbrasil.org.br/index.asp

V Semana do Patrimônio é promovida pela Fiocruz
Abordar as origens e os rumos do patrimônio cultural e científico no Brasil. Este é o principal objetivo da V Semana do Patrimônio, que será realizada até 20 de novembro na Tenda da Ciência, campus sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O foco do evento é a evolução das políticas de preservação do patrimônio cultural e científico no Brasil. Representantes do governo e acadêmicos debatem em cinco mesas redondas passagens históricas, como o envolvimento do poeta Mário de Andrade na formulação de políticas públicas sobre o patrimônio nacional; experiências na relação entre patrimônio cultural e divulgação científica; perspectivas para uma política integrada de preservação do patrimônio cultural e científico, entre outros assuntos. Uma atração reservada especialmente para o evento é a exibição de inéditas versões brasileiras das séries Cultos do Sertão e A Destruição do Índio, com imagens do Brasil, Bolívia e Peru captadas pelo cineasta inglês Adrian Cowell, na década de 1960. A versão brasileira resulta de uma co-produção entre o Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA/UCG) e Casa de Oswaldo Cruz. No sábado, último dia, atrações diversas convidam os participantes a conhecer o patrimônio cultural da Fiocruz. Serão realizadas visitas guiadas aos edifícios do campus; trilhas ecológicas; esquetes teatrais no Castelo Mourisco; oficinas de fotografia e pintura, entre outras atividades. Mais informações (PDF):
http://www.coc.fiocruz.br/comunicacao/images/stories/PDFs/semana_patrimonio_%20prog.pdf

Site da Anvisa disponibiliza cartilha sobre uso de antibióticos

A cartilha sobre uso correto de antibióticos produzida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) já está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na cartilha, estão retratados os riscos do uso inadequado dos medicamentos por meio de práticas comuns do cotidiano que contribuem para aumentar a resistência bacteriana, em forma de história em quadrinhos. O INCT-INOFAR é um dos 122 institutos criados pelo governo brasileiro, em 2009, para integrar redes de pesquisa de diferentes partes do País. Com a missão de descobrir novos compostos candidatos a futuros medicamentos, ele também investe em divulgação científica e educação em saúde. Mais informações (formato PDF): http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/365f5900447daec291b1d17d15359461/cartilha_antibiotico.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

ABC promove encontro entre pesquisadores
No evento “Avanços e Perspectivas da Ciência no Brasil, América Latina e Caribe”, que será realizado de 29 de novembro a 3 de dezembro, na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), serão reunidos alguns dos principais pesquisadores destas regiões. Um dos objetivos da ABC, que realiza este encontro pela quinta vez consecutiva, é evidenciar o trabalho dos jovens e promissores talentos reconhecidos: os membros afiliados da academia e os jovens cientistas da TWAS, reunindo, desta forma, pesquisadores mais jovens e os mais experientes. A conferência pretende divulgar o avanço das diversas áreas da ciência e a integração multidisciplinar; promover o diálogo entre a comunidade científica e as principais agências de ciência e tecnologia (C&T) nacionais e estaduais; estimular jovens talentos da ciência de todas as regiões do Brasil e dos demais países da América Latina, entre outros. O evento é gratuito e aberto ao público. Os participantes receberão certificados referentes às palestras que comparecerem. Mais informações:
http://www.abc.org.br/

Ensp realiza seminário sobre cultura e loucura
Na abertura da 28 edição do Curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e da segunda turma deste curso, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Mato Grosso do Sul, será realizado o seminário internacional “Cartografia Cultural: as dobras da loucura”, de 1 a 3 de dezembro, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). Participarão diversos especialistas nacionais e internacionais e está prevista a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira. As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP), responsável pelo encontro. Mais informações:
saudemental2010@ensp.fiocruz.br

Inscrições para Chamada Pública do Ministério da Saúde estão abertas

As inscrições para a Chamada Pública de Apoio a Eventos Científicos em Saúde de 2010 do Ministério da Saúde estão abertas até o dia 6 de dezembro. O financiamento, no valor de R$ 1 milhão, será distribuído entre as propostas aprovadas pela comissão julgadora. O objetivo é viabilizar e facilitar a disseminação de novos conhecimentos e tecnologias que apresentem alto impacto nas soluções de saúde, garantir um maior intercâmbio científico entre pesquisadores e gestores na área da saúde e aumentar a visibilidade do Ministério da Saúde junto à comunidade científica e tecnológica e à sociedade. Para ter a inscrição validada, o proponente deverá encaminhar o projeto para o e-mail deciteventos@saude.gov.br de acordo com o modelo apresentado no termo de referência. Serão selecionados os eventos considerados mais relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS) e que estejam em consonância com a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e com a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. Os eventos aprovados serão divulgados no Portal Saúde até o dia 20 de dezembro. Mais informações: (61) 3315-3778,
deciteventos@saude.gov.br e http://portal.saude.gov.br/eventos/formulario.cfm 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes