O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 23 a 29 de setembro de 2010
Publicado em: 23/09/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 23 a 29 de setembro de 2010

 Divulgação/ABC

        
    Rafael Linden: contribuições à 
    neurociência ganham prêmio
Rafael Linden ganha Prêmio Cesar Timo-Iaria
Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, professor titular e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde chefia o Laboratório de Neurogênese do Instituto de Biofísica, o médico Rafael Linden acaba de receber o Prêmio César Timo-Iaria, oferecido pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). A condecoração ocorreu na semana passada, em reconhecimento ao conjunto de suas contribuições à neurociência. Linden graduou-se e fez sua iniciação científica no Instituto de Biofísica da UFRJ, onde também concluiu seu doutorado. Defendeu tese sobre a organização das projeções subcorticais do córtex visual, com a qual consolidou sua formação em neuroanatomia. Durante estágio de pós-doutoramento na Universidade de Oxford, na Inglaterra, ele adquiriu formação básica em Psicologia Experimental, estudando acuidade visual após lesões cerebrais neonatais em ratos. Tornou-se conhecido internacionalmente por seu trabalho na área de desenvolvimento do sistema visual, que atraiu sua atenção a partir do início da década de 1980. O Science Citation Index indica que seus principais artigos receberam até 2009 mais de três mil citações em publicações especializadas e fazem parte da bibliografia de revisões e livros-texto editados pelos principais autores da área de desenvolvimento do sistema nervoso. Nos últimos anos, Linden vem orientando seu trabalho de pesquisa para uma abordagem celular e molecular dos mecanismos de morte celular programada no sistema nervoso embrionário. Linden é membro eleito da Academia de Ciências da América Latina desde 1999 e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República do Brasil em 2006. Mais informações:
http://www.sbnec.org.br/site/index.php?page=home


Uezo apresenta projetos e faz primeira solenidade de diplomação de alunos
O Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), universidade estadual voltada para a formação de técnicos de nível superior localizada em Campo Grande, Zona Oeste da cidade, está apresentando uma série de projetos. Nesta sexta-feira, 24 de setembro, às 10 h, o reitor da universidade, Roberto Soares de Moura participará do "Café com o Reitor", no Auditório Daniel (2 andar, prédio I), um encontro com professores, profissionais e alunos da instituição, em que a instituição apresenta os projetos que tem a oferecer. No mesmo dia, a Uezo dá continuidade a sua participação no Encontro Internacional de Comércio Exterior e Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (10 Oeste Export), com um estande para divulgar seus cursos tecnológicos e plenos, além de projetos acadêmicos. O evento vai até sábado, 25 de setembro, no Complexo Esportivo Miécimo da Silva - Ginásio Algodão (Rua Olinda Ellis, 470, Campo Grande). Além dessa agenda, outras iniciativas desenvolvidas por pesquisadores da Uezo foram apresentadas recentemente. Em cerimônia realizada na Uezo em 16 de setembro, no Auditório Daniel (Prédio I, 2 andar), 67 alunos das turmas de 1 e 2 períodos de 2006 receberam seus respectivos diplomas de conclusão do curso. Já na terça-feira, 21, na subsede Campo Grande do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinprorio), foi apresentado o projeto Recicoco, com o objetivo utilizar materiais desenvolvidos na universidade como agentes de transformação da Zona Oeste. O Recicoco conta com auxílio do edital Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa, da FAPERJ. No dia seguinte, na quarta-feira, 22, das 11h às 12h e de 18h às 19h, no Auditório Daniel, foi realizada uma palestra para os alunos da instituição, em que foi apresentada a Uezo Jr. Consultoria – primeira empresa júnior de engenharia de produção da Zona Oeste, dentro de uma instituição pública. Mais informações:
http://www.uezo.rj.gov.br/

 

Prêmio L'Oreal para Mulheres na Ciência contempla estudo apoiado pela FAPERJ
Na noite desta quinta-feira (23/09), serão laureadas as sete pesquisadoras eleitas pelo Prêmio L`Oreal Para Mulheres na Ciência, em cerimônia a ser realizada no Golden Room do Copacabana Palace. Na área de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, uma das contempladas é a pesquisadora Bruna Romana de Souza, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o projeto "Papel dos hormônios gonadais no reparo tecidual cutâneo de camundongos cronicamente estressados".  Bruna, de 30 anos, graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tendo concluído o mestrado e doutorado na mesma instituição.  Até ser nomeada como professora da UFRRJ, ela era bolsista de pós-doutorado recém-doutor do programa conjunto Capes-FAPERJ de Apoio ao Pós-Doutorado no Rio de Janeiro (PAPDRJ). As demais contempladas na área de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde são Cristiane Matté, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Patrícia Fernanda Schuck, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); e Simone Appenzeller, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em Ciências Matemáticas, a contemplada é Audrey Helen Mariz de Aquino Cysneiros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); em Ciências Físicas, Lucimara Pires Martins, da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul); e em Ciências Químicas, Kathia Maria Honório, da Universidade de São Paulo (USP).  O prêmio é uma iniciativa da L’Oréal Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Comissão Nacional da Unesco (IBECC). O Programa "Para Mulheres na Ciência" nasceu em 2006, com a missão de ceder espaço e apoio à participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país ao laurear o trabalho de sete jovens pesquisadoras com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a vinte mil dólares. Mais informações:
http://loreal.abc.org.br/

Software desenvolvido com apoio da Fundação ganha prêmio
Uma nova forma de se criar aulas tanto presenciais quanto para ensino a distância, apresentações institucionais e conteúdo digital interativo através de inúmeros recursos em 3D, o software Autore 3D acaba de ser contemplada na categoria melhor lançamento do ano do prêmio Assespro Melhores Empresas 2010. O programa, desenvolvido com recursos do edital Apoio à Inovação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ, foi criado pela empresa Nigraph Tecnologia. O assunto rendeu inclusive uma reportagem publicada ano passado no Boletim da FAPERJ em http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=5364 . Além do Autore 3D, o subsecretário de estado C&T do Rio de Janeiro, Júlio Lagun, foi contemplado pelo prêmio Assespro, na categoria Setor Público Estadual. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada nesta quinta-feira, 23 de setembro, no Centro de Convenções da Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua da Candelária, n 9, Centro). Mais informações:
http://www.assespro-rj.org.br

Mostra de Inovação destaca equipamento antifraude de energia elétrica
Exposição de novas tecnologias, além de um espaço onde o visitante poderá se divertir movimentando objetos com a sombra, compõe a Mostra Ampla de Cultura, Tecnologia e Inovação, evento gratuito que será realizado no dia 28 de setembro, das 10 às 14h, e de 29 de setembro a 2 de outubro, das 10 às 20h, na sede da Ampla (Praça Leoni Ramos, São Domingos, Niterói, RJ). Entre os diversos produtos apresentados no evento está um medidor antifraude de energia elétrica, projeto desenvolvido com apoio de recursos do edital Pappe Subvenção/Rio Inovação. Mais informações: http://mostraampla.blogspot.com

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero: inscrições até 30 de setembro
A sexta edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que procura estimular a reflexão e a pesquisa sobre as desigualdades entre homens e mulheres existentes no Brasil, recebe inscrições até o dia 30 de setembro. A premiação é aberta a estudantes do ensino médio, de graduação, graduados, especialistas, mestres e estudantes de doutorado. A participação é por meio de redações ou de artigos científicos sobre relações de gênero, mulheres e feminismo. Escolas com projetos e ações pedagógicas que trabalhem questões de gênero podem participar da categoria "Escola Promotora da Igualdade de Gênero", que premiará com  R$ 10 mil uma instituição de ensino por região. Podem participar escolas públicas e privadas. O prêmio é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Educação e com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher. Mais informações:
www.igualdadedegenero.cnpq.br

Atenção Primária em Saúde ganha portal da Abrasco
O portal da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde foi lançado nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, em solenidade realizada durante a primeira reunião do Colegiado da Rede, em Brasília. Com mais de 900 participantes cadastrados, a Rede é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e o Departamento de Atenção Básica (DAB), e tem como objetivo propiciar a participação, o acesso ao conhecimento e o intercâmbio entre pesquisadores, gestores e trabalhadores de saúde, especialmente aqueles vinculados à Atenção Primária à Saúde (APS). Também faz parte da proposta promover a melhoria da utilização dos resultados das pesquisas na gestão, proporcionando a divulgação de trabalhos e fomentando o debate entre os integrantes da comunidade envolvidos na área de pesquisa, gestão e aplicação da APS. Mais informações: http://www.rededepesquisaaps.org.br/

Seminário discutirá os rumos da nanotecnologia
Os interessados em apresentar trabalhos no 7 Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente têm até o dia 10 de outubro para enviar os resumos. Organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e seguindo a tradição dos seminários Renanosoma, o evento será realizado de 10 a 12 de novembro, no hotel Sofitel, em Copacabana. O seminário, que se dirige a cientistas, professores, estudantes, formuladores de políticas públicas, formadores de opinião e a todos os cidadãos interessados em conhecer o assunto e participar dos rumos de seu desenvolvimento, apresentará e discutirá a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em produtos nanotecnológicos, especialmente em saúde. Ao mesmo tempo, incentivará o conhecimento e o debate sobre os potenciais riscos desses produtos e seus impactos sociais, ambientais, sanitários, éticos, regulatórios e, inclusive, sobre o desenvolvimento rural. Mais informações: www.nanoseminar.com.br

Aberto o edital para a Incubadora de empresas do INT
Já está disponível o edital para o processo seletivo de novos empreendimentos com base em tecnologias inovadoras promovido pela Incubadora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). São oito vagas no total e os interessados em concorrer deverão elaborar um projeto de plano de negócio com ênfase na inovação tecnológica, descrevendo o produto, processo ou serviço, juntamente com seu mercado e custos envolvidos. Os trabalhos devem, preferencialmente, estar relacionados às áreas de atuação do Instituto. Os candidatos à incubação podem ter como objetivo o desenvolvimento de uma linha de produtos ou a oferta de serviços, através de uma empresa. Não há necessidade de a empresa estar formalmente constituída quando a proposta for apresentada ao INT. O plano ideal deve ser de criação, desenvolvimento ou melhoria de produtos, processos ou serviços com ênfase em Inovação Tecnológica. A empresa permanece na Incubadora INT por 36 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.  Com o apoio da FAPERJ ao projeto Modernização e Capacitação da Incubadora, o espaço destinado às futuras incubadas recebeu novos equipamentos e mobiliário, além da contratação de consultores para os cursos oferecidos durante o processo seletivo. Os contemplados contarão com diversos serviços, como acesso e suporte à Internet, recepção, sala de reunião, linha telefônica, e poderão ter acesso às tecnologias desenvolvidas no INT. Mais informações:   incubadora@int.gov.br, pelos tels. (21) 2123-1295 / 2745 ou pelo site (arquivo em formato PDF): http://www.int.gov.br/Novo/DOCs/incubadora-int-2010_edital.pdf

 

Evento debate produção sustentável de alimentos
Para discutir com moradores da cidade de Cambuci, noroeste fluminense questões como produção de alimentos em sistemas agroecológicos, efeitos do uso de agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana, uso de energia renovável, conservação da qualidade da água e seus reflexos no pescado, foi realizado nesta quinta-feira, 23 de setembro, no Colégio Agrícola Estadual de Cambuci, o Fórum de Debates sobre Produção Sustentável. O evento, iniciativa do projeto "Comunicação para a popularização da ciência e tecnologia de alimentos", liderado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, reuniu, além de representantes da referida instituição, pesquisadores da Universidade estadual do Norte fluminense (Uenf), Universidade Federal Rural Fluminense (UFF) e do Colégio Agrícola de Cambuci. Mais informações: (21) 3622 9737, ceagrocambuci@yahoo.com.br. ou joao@ctaa.embrapa.br

Instituto Cultural Cravo Albin lança rádio digital
O Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) fará cerimônia de lançamento, na sexta-feira (24/09), às 18h, da primeira rádio digital da instituição, voltada para a preservação da memória da música popular brasileira. A rádio Dica da MPB será transmitida via Internet e poderá ser acessada no site da instituição. A programação musical vai privilegiar raridades sonoras que o grande público desconhece. Mais informações: http://institutocravoalbin.com.br/

LNCC lança blog do "Fique por dentro"
O programa "Fique por dentro", promovido pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), conta agora com um blog voltado para a popularização da ciência. A criação do blog é mais um passo do programa, que está na terceira edição e já atraiu um público de 4.500 pessoas da região serrana do Rio de Janeiro. Promovido pela Assessoria de Eventos e Comunicação do LNCC, o "Fique por dentro" realiza palestras mensais nas áreas de cultura e ciências. A próxima palestra acontece na sexta-feira, dia 24 de setembro, a partir das 10h. O físico Henrique Lins de Barros, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), apresentará o tema "História da Técnica de Voo". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail
eventos@lncc.br ou pelo telefone (24) 2233-6039. Mais informações: http://lncc-fiquepordentro.blogspot.com/

Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência prepara encontro nacional
Com o objetivo de estabelecer um fórum para aperfeiçoar a popularização da C&T nos museus de ciências enquanto instituições culturais, a primeira edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência será realizada de 29 de novembro a 2 de dezembro, no Rio. O prazo para envio de trabalhos vai até 13 de outubro. O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) em parceria com o Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz, vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); com a Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e com a Casa da Descoberta, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento recebeu apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Serão aceitas comunicações orais e pôsteres. As respostas de aceite ou recusa serão dadas até 25 de outubro e as inscrições poderão ser feitas até o dia 29 do mesmo mês. Mais informações: www.abcmc.org.br 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes