O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Resultado: Edital de Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2011
Publicado em: 20/12/2011

Resultado: Edital de Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2011

 

Solicitante

Instituição

Projeto

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca

UFRJ

Horta escolar urbana: espaço para a construção de práticas educativas inovadoras para a educação em ciências e saúde

Ana Cristina Bicharra Garcia

UFF

Projeto scalable game design - Brasil: clique para a computação

Ana Maria Pires Novaes

UNISUAM

Práticas discursivas, letramento e gêneros textuais: uma proposta de ensino de leitura e escrita em escola pública do ensino médio no estado do Rio de Janeiro

Antonia Elenir Amâncio Oliveira

UENF

Implementação de espaços verdes no ambiente escolar: consolidação de aulas práticas de botânica, nutrição e saúde como estratégia para melhoria do ensino público.

Aura Helena Ramos

UERJ

NEDH - núcleos de educação em direitos humanos: processo de produção curricular no contexto da prática de escolas de Duque de Caxias

Carla Mendes Maciel

UFRJ

Compartilhando boas práticas do Ensino de Ciências e Biologia entre as escolas públicas

Carlos Alberto Quadros Coimbra

MAST

Oficinas Pedagógicas e Multimídias como Recurso Didático para a Motivação da Aprendizagem de Ciências: Uma parceria museu-escola-universidade.

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos

UERJ

Gênero e pobreza: práticas, políticas  e teorias e tecnologias educacionais -imagens de escolas

Cherrine Kelce Pires

UFRJ

Instrumentalizando a rede pública para uma educação inovadora

Dagmar de Mello e Silva

UFF

Artes de fazer e de saber de uma Escola em um contexto de diversidade e adversidades

Daisy Maria Luz

UFF

Uma proposta interdisciplinar da casa da descoberta para a melhoria do ensino em escolas públicas

Daniela Uziel Rozental

UFRJ

“Um Mergulho no Corpo”: programa de aprimoramento da formação de professores e alunos do ensino básico

Edson Pereira da Silva

UFF

Educação patrimonial e cidadania: bens naturais e culturais como recursos educacionais

Fábio Ferrentini Sampaio

UFRJ

Projeto Model2Learn: um  portal na web 2.0 para ensino-aprendizagem de modelagem dinâmica e educação ambiental

Fábio Merçon

UERJ

Estudo Ambientais como Elemento Contextualizador do Ensino de Ciências no Ensino Médio

Fabio Reis Mota

UFF

A administração institucional de conflitos no espaço escolar: alteridade e (in)diferença no espaço público fluminense

Flavia Passos Soares

FIOCRUZ

Tecnologias Sustentáveis em escolas de ensino médio no entorno do Parque Estadual da Pedra Branca - Rio de Janeiro

Gianine Maria de Souza Pierro

UERJ

A universidade em ação contribuindo para a qualidade da escola básica em São Gonçalo

Glaucio Aranha Barros

UFRJ

Neuraventura: narrativa transmídia, arte e Estética e arrativa, arte e estética à luz das neurociências na Baixada Fluminense

Henrique Garcia Sobreira

UERJ

Modelos de Educação e de Comunicação para as Salas de Aula do Futuro: o caso do PROUCA (Mesquita)

Inês Barbosa de Oliveira

UERJ

Formação cidadã e inclusão digital na EJA: redes de aprendizagens na escola pública

Joaquim Fernando Mendes da Silva

UFRJ

Experimentação, tecnologias e utilização de espaços não-formais para a melhoria do ensino de química e a formação cidadã

José Manoel de Seixas

UFRJ

Física experimental e tecnologias associadas: estimulando estudantes com visitas virtuais ao detector ATLAS no LHC

Luciano da Silva Alonso

UFRRJ

Divulgação científica, educação tutorial e novas práticas pedagógicas no Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves

Luiz Augusto de Carvalho Carmo

IFRJ

Curso de capacitação: o ensino de ciências na educação básica

Luiza Rodrigues de Oliveira

USS

Ciências na interface com a arte e suas diversas linguagens: proposta para a criação de um laboratório para o ensino de ciências em uma escola de educação fundamental no município de Maricá -RJ

Manoel Martins de Santana Filho

UERJ

Educação geográfica: aprendizagem, metodologia, currículo e docência

Marcelino José dos Anjos

UERJ

Uma estação meteorológica: formas de explorar o caráter interdisciplinar do tema meteorologia e popularizar a ciência em escolas de ensino médio

Marcelo Pelajo Machado

FIOCRUZ

Programa para formação continuada de professores de biologia com ênfase em histologia e biologia celular: terceira edição

Marcia Soares de Alvarenga

UERJ

Produção de sentidos sobre formação de professores de jovens e adultos em escola básica de periferia urbana

Marco Aurélio Pereira Sampaio

UFF

Oficina de produção de material didático para aulas práticas de ciências e biologia no Colégio Estadual Baltazar Bernardino

Maria Lucia Bianconi

UFRJ

Química no meio ambiente: a percepção de alunos de ensino médio sobre a  química na agricultura

Maria Lúcia Grillo Perez Baptista

UERJ

Ensino de física contextualizado através da história e da música

Maria Naíse de Oliveira Peixoto

UFRJ

A educação ambiental na escola básica – novas metodologias de ensino e a formação continuada do professor numa abordagem transdisciplinar

Mônica de Mesquita Lacerda

UFRJ

Fundamentos de física para professores de ciências

Nailda Marinho da Costa Bonato

UNIRIO

Entre a memória, a história e a pesquisa: possibilidades de um novo fazer na formação docente

Nilda Guimarães Alves

UERJ

Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente – o caso do cinema, suas imagens e sons, pensando em formação on line de docentes -

Norton Heise

UFRJ

A Importância da saúde, ambiente e cidadania na reconstrução dos saberes

Olga Lima Tavares Machado

UENF

Inserção de ambientes experimentais e formação de agentes multiplicadores para melhoria do ensino no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM - Campos dos Goytacazes-RJ)

Paula Tatianne Carrera Szundy

UFRJ

Práticas de linguagem em diferentes áreas do conhecimento na escola pública

Paulo Cesar Rodrigues Carrano

UFF

Ensino médio EMdiálogo: a utilização das redes sociais eletrônicas pelos professores e estudantes das escolas  públicas estaduais de ensino médio na região de Jacarepaguá/RJ

Reinaldo Calixto de Campos

PUC-RIO

Proposta multimedios para a excelência da educação no ensino médio

Renato da Silva

UNIGRANRIO

Rádio web e história no ensino médio: a importância da mídia eletrônica na construção do saber

Renato Emerson Nascimento dos Santos

UERJ

Reconstruindo práticas curriculares de Geografia: experiências a partir da Lei 10.639

Renato Matos Lopes

FIOCRUZ

A implementação da aprendizagem baseada em problemas (pbl) no ensino médio público do Rio de Janeiro

Roberto Lent

UFRJ

O ICB Vai à Escola

Rodolfo Pinheiro da Rocha Paranhos

UFRJ

Baía de Guanabara como tema gerador de atividades sobre o estudo da água e cenário de desenvolvimento

Rodrigo Torquato da Silva

UFF

Imagem, som e alfabetização

Rosália Maria Duarte

PUC-RIO

Desenvolvimento de habilidades de uso e de produção de mídias digitais entre estudantes do magistério de séries iniciais

Samantha Viz Quadrat

UFF

O ensino das ditaduras do século XX: história, memória e metodologia

Silmara Lídia Marton

UFF

Complexidade e acontecimento em “filosofia com crianças” numa escola pública de Angra dos Reis -RJ

Sonia Barbosa dos Santos

UERJ

Revitalização do laboratório de ciências e implantação do clube de ciências da Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia

Walter Omar Kohan

UERJ

A escola pública pensa seu projeto em Duque de Caxias, RJ

Wanderley de Souza

UFRJ

Melhoria do ensino em escolas públicas na área da biologia parasitária

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes