Cientista do Nosso Estado recebe prêmio da Fundação Guggenheim Divulgação/IOC
Oferecido anualmente pela Fundação John Simon Guggenheim, sediada
Patricia Bozza: reconhecimento
internacional de seus estudos
Evento avalia propostas submetidas ao edital de apoio ao pós-doutorado
Nesta quinta-feira, 15 de julho, um comitê formado por pesquisadores de reconhecida idoneidade e produtividade acadêmica, formado majoritariamente por cientistas de fora do estado do Rio, esteve reunido no Miramar Palace Hotel, em Copacabana, para realizar a avaliação do mérito das propostas submetidas ao edital Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro – 2010 (arquivo em formato PDF), desenvolvido por meio de uma parceria entre a FAPERJ e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O encontro teve início pela manhã, com a presença do diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, que na ocasião representou o presidente da Fundação; o assessor da presidência, Egberto Gaspar de Moura, e a assessora Consuelo Câmara. Na abertura do evento, Jerson Lima destacou que a avaliação dos projetos submetidos feita por seus próprios pares dá mais lisura e idoneidade à concessão de bolsas pela Fundação. “Esta é a segunda edição do edital, lançado pela primeira vez no ano passado, e que deverá contemplar ao todo 160 propostas, com um montante de quase R$ 100 milhões em cinco anos, no maior programa de apoio ao pós-doutorado do País”, disse o diretor científico. Ele também aproveitou para destacar que entre 2007 e
Vinicius Zepeda
No evento, Jerson Lima (gravata amarela) destacou o edital
como maior programa de apoio ao pós-doutorado do País
PUC-Rio promove curso e seminário de Química
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) promove, neste mês, dois eventos voltados para a Química. O primeiro deles é o IV Seminário Internacional de Epistemologia e Educação de Ciências , que irá promover debates sobre temas voltados à Educação em Ciências, englobando Química, Física e Biologia no nível médio. O semináro será realizado nos dias 19 e 20 de julho, das 8h30 às 17 horas no auditório RDC, no campus da universidade, na Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea. Entre as palestras que serão apresentadas no evento, estão “Fundamentos para Estudos em Semiótica no Ensino de Química”, ministrada pelo professor Waldimir Araujo Neto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); “Perfil Conceitual: Uma Teoria de Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos e suas Implicações para a Formação de Professores”, ministrada pelo professor Eduardo Fleury Mortimer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O outro evento promovido pela PUC-Rio é o curso de Aperfeiçoamento em Educação em Química, que acontecerá de 21 a 26 de julho, no auditório do CTC, no mesmo campus. O curso é direcionado a professores de Química ou licenciandos da matéria e debaterá, em palestras, seminários e projetos, alguns conceitos básicos. Mais informações: (21) 3527-1305, ou www.ctc.puc-rio.br/QuimicAqui
Pesquisador da Fiocruz publica artigo na Nature
Chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias do IOS, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador da FAPERJ, José Rodrigues Coura acaba de ter um artigo sobre doença de Chagas, escrito em conjunto com Pedro Albajar Viñas, coordenador do Programa de Doença de Chagas da área de Doenças Tropicais Negligenciadas da Organização Mundial da Saúde, publicado na revista inglesa Nature, edição 7301, volume 265, de 24 de junho. O texto aborda aspectos históricos, traça um panorama da situação atual da doença e analisa as perspectivas para os próximos anos, alertando para a possibilidade do agravo se tornar uma importante questão de saúde pública em diversas regiões do mundo onde não esteve presente até então. Com o título "Chagas disease: a new worldwide challege", o artigo destaca a ameaça representada pela recente disseminação do Tripanossoma cruzi para diversas regiões do mundo, como América do Norte, Europa e oeste do Oceano Pacífico. Possibilitada pelos fluxos de migração populacional, essa disseminação representa, segundo os autores, um risco para a saúde pública mundial e revela a urgência da intensificação dos esforços no sentido de ampliar a informação e a vigilância sobre a doença de Chagas. O artigo escrito por José Rodrigues Coura e Pedro Albajar Viñas faz parte de um dossiê especial sobre a doença publicado pela revista. Mais informações: http://www.nature.com/nature/journal/v465/n7301/index.html
Inscrições abertas para 6 Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Estão abertas até 15 de setembro as inscrições para o 6 Prêmio Construindo a Igualdade de , premiação voltada a estimular e fortalecer em estudantes do ensino médio, graduados, especialistas, mestres e estudantes de doutorado a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando suas intercessões com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher. Mais informações: www.igualdadedegenero.cnpq.br
Análise de Sensibilidade Topológica é tema de escola e workshop
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT) promove entre os dias 19 de julho e 06 de agosto a escola e o workshop Topological Sensitivity Analysis for Computational Modelling. O evento tem como objetivo reunir os pesquisadores mais produtivos dessa área do conhecimento e difundir a Análise de Sensibilidade Topológica na América do Sul. Estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais interessados na área podem acompanhar as atividades, da qual participam cientistas europeus e sul-americanos. Entre os membros da organização está o pesquisador Jan Sokolowski, do Institut Elie Cartan Nancy, da França. Ele introduziu o conceito “derivada topológica” em 1999, quando publicou o artigo “On the topological derivative in shape optimization”, no SIAM Journal on Control and Optimization. As inscrições gratuitas podem ser feitas através do site do evento. Mais informações: http://www.lncc.br/wsa2010/app/home
TWAS abre inscrições para programa de pós-graduação
O prazo para inscrição para brasileiros no programa de bolsas da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês) vai até o dia 13 de agosto. As bolsas são de pós-graduação, pós-doutorado e pesquisa avançada, oferecidas a cientistas e pesquisadores das seguintes áreas: Ciências Agrárias e Biológicas, Química e Ciências Médicas, Saúde, Engenharia, Astronomia, Ciências Espaciais e da Terra, Matemática e Física. A instituição oferece esta oportunidade a cientistas e pesquisadores de países em desenvolvimento acolhidos em centros de excelência, incluindo Brasil, China, Índia, Malásia, México, Paquistão e Tailândia. Mulheres cientistas são especialmente encorajadas a enviar seus pedidos. Mais informações em: http://twas.ictp.it/prog/exchange/fellowships-pg/bra-pg
Especialização
Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições para o processo seletivo para o programa de pós-graduação lato sensu de especialização em entomologia médica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A iniciativa é voltada para profissionais de nível superior com graduação em Medicina, Biologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Química e áreas afins. O curso é realizado sob forma de aulas práticas e teóricas, incluindo discussão de temas especiais, seminários e trabalhos de campo. As disciplinas são distribuídas nos módulos: Entomologia - Entomologia Geral, Entomologia Médica, Introdução à Ecologia de Insetos e Controle de Vetores e Pragas de Importância
LNCC coordena a Expot&c na SBPC
Pesquisadores, professores, estudantes, empresários e representantes das mais diferentes categorias sociais se preparam para a maior feira de divulgação científica do país: a 62 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 26 e 30 de julho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),
Parque Nacional da Serra dos “rgãos apresenta mostra “Flora Brasiliensis”
Está em exposição no Museu Von Martius, na sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos “rgãos, a mostra “Flora Brasiliensis”. São 28 painéis com reproduções de gravuras do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp Von Martius (1794-1868) e relatos sobre suas viagens pelo Brasil, além de mobiliário da época em que o naturalista passou pela região. A exposição foi produzida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) no âmbito do projeto Flora brasiliensis on-line, que criou um banco de dados e imagens sobre a flora brasileira, disponível na internet, tendo como base as imagens digitalizadas em alta resolução das pranchas selecionadas e descritas no livro Flora brasiliensis, de Von Martius. A exposição “Flora brasiliensis” permanecerá no museu até maio de 2011. O horário de visitação vai de 8 às 17 horas, todos os dias. O ingresso no parque custa R$ 10, e não há cobrança de ingresso para a exposição. Mais informações: (21) 2152-1100, www4.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=0 ou www.fapesp.br/publicacoes/flora
Uerj promove curso de Psicologia Evolutiva
Considerada um dos mais importantes desenvolvimentos na área das ciências do comportamento nos últimos 20 anos, a Psicologia Evolucionista – que diz que a mente humana funciona através de mecanismos psicológicos evoluídos (emoções, preferências e propensões, selecionadas porque ajudaram nossos ancestrais a sobreviver e reproduzir no passado) – tem, nos últimos 20 anos, dado suporte a áreas como psicologia, economia, filosofia e ciências sociais. Para introduzir conceitos e pressupostos dessa abordagem a profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação, o Instituto de Psicologia da Uerj organiza, de 24 de julho a 25 de setembro, nos sábados, das 9h às 13h, o curso Introdução à Psicologia Evolucionista. As inscrições pode ser feitas até o dia 19 de julho. Mais informações: (21) 2334-0639, pelo e-mail cepuerj@uerj.br ou no site www.cepuerj.uerj.br
Capes lança edital para projetos conjuntos entre Brasil e Espanha
Para formar recursos humanos de alto nível no Brasil e na Espanha, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou edital para seleção de projetos que viabilizem o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior nos dois países. A chamada visa selecionar projetos conjuntos de pesquisa em diversas áreas, como educação, meio ambiente, matemática, ciências econômicas, ciências biológicas, ciências do mar, ciências do esporte, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e controle de pragas. Também serão financiadas propostas de seminários, workshops e outras atividades que viabilizem o encontro de grupos de pesquisadores para a criação de projetos conjuntos. Os projetos terão financiamento de dois anos, com possibilidade de prorrogação. Os seminários terão financiamento no prazo de até um ano. As bolsas têm valor variável, que podem chegar a 3 mil euros mensais por docente durante a realização do projeto. Também são oferecidas bolsas no valor de 1,3 mil euros para doutorado sanduíche e 2,1 mil euros para pós-doutorado. As inscrições vão até 16 de agosto e os resultados sairão em novembro. Mais informações: cpro@capes.gov.br e pelo site: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital41_Capes_DGU2010.pdf (arquivo em formato PDF)
UFRJ e Oi Futuro se unem em prol da educação
Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a Oi Futuro iniciou um curso de capacitação tecnológica para professores da rede pública de todo o Brasil. A iniciativa prevê a formação de 628 professores do programa de educação e inclusão digital Oi Tonomundo e de 80 secretarias de Educação estaduais e municipais para utilizar o sistema operacional Linux e multiplicar o aprendizado em sala de aula. O objetivo é aprimorar a educação, ampliando o uso das novas tecnologias em escolas públicas das diversas regiões do país. O curso será realizado em três etapas. A primeira, para conhecer as funcionalidades de cada aplicativo. Num segundo momento, para relacionar a utilização de cada aplicativo às atividades de sala de aula e, por último, com o objetivo de propor um projeto para a escola com utilização das tecnologias trabalhadas ao longo do curso. O conteúdo será dividido em sete módulos com seis horas de duração cada um deles, o que totaliza uma carga horária de 42 horas. Ao concluir o curso, os professores receberão um certificado de aperfeiçoamento do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), da UFRJ. Mais informações: laura.fontoura@oi.net.br
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