O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Seminário na ABC faz balanço da atuação dos INCTs fluminenses
Publicado em: 26/06/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Seminário na ABC faz balanço da atuação dos INCTs fluminenses

Vinicius Zepeda

Fotos de Vinicius Zepeda 

         
     Presente à abertura do evento, Ruy Marques (centro) destacou a
      parceria entre FAPERJ e CNPq para criação dos INCTs
Uma parceria de vinte anos entre pesquisadores do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Rondônia para o desenvolvimento de estudos sobre contaminação de populações ribeirinhas que vivem às margens dos rios Madeira e Jamari, em Rondônia, por metais pesados, como mercúrio, foi o pontapé inicial para o surgimento, há pouco mais de um ano e meio, de uma série de outras iniciativas que criaram o Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (ImpetAm). O ImpetAm foi um dos vinte INCTs – centros de excelência multidisciplinar nacional para formação de recursos humanos e pesquisas em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do País – fluminenses a apresentar seus projetos de pesquisa no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC) durante o I Seminário de Acompanhamento dos INCTs, realizado durante os dias 23 e 24 de junho.

Coordenador do ImpetAm, George Alexandre dos Reis discorreu sobre as atividades de pesquisa e o objetivo das ações realizadas pelo instituto desde sua criação. "Também estudamos a implantação de novos marcadores biológicos da exposição humana a substâncias tóxicas, como leite materno, sangue, cabelo e atividades enzimáticas; o estado nutricional, neurofisiológico e de saúde das populações da Amazônia; o grau de mortalidade que doenças como a malária causam a suas populações; e procedemos à identificação celular e molecular de mecanismos transmissores de doenças epidêmicas da região", explicou Reis. Ele também destacou o fato de algumas aldeias indígenas não contarem sequer com saneamento básico, e os dejetos serem despejados no mesmo rio em que em que a população se banha, o que causa uma série de doenças. George dos Reis ainda destacou a implementação de programas de atualização de professores de ciências no ensino fundamental. "Somente em Rondônia já temos 350 professores de escolas públicas inscritos em nosso curso. Até o fim do ano implementaremos o projeto Barca da Ciência, que levará conhecimento científico às populações ribeirinhas", completou.

Presente à abertura do evento, o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques destacou sua importância como mecanismo de intercâmbio de informações acerca dos projetos desenvolvidos pelos INCTs. "Vale destacar que esta parceria com o CNPq (INCTs) e a parceria com a CAPES no Programa de Apoio ao Pós-doutorado são as mais relevantes realizadas pela FAPERJ, no que se refere a montante de recursos envolvidos (R$ 74 milhões na primeira e R$ 94 milhões na segunda)", ressaltou Marques.

Coordenador do INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb), Jerson Lima explicou o trabalho dos pesquisadores ligados ao instituto. "Com equipamentos de última geração, nossa equipe estuda, por meio de imagens, a estrutura de sistemas biológicos, desde o nível macromolecular até o organismo inteiro, utilizando as técnicas mais avançadas e da mais alta resolução possível", afirmou Lima. Ele também salientou a parceria firmada com o Instituto D'Or (da rede D'Or de hospitais) para intercâmbio de equipamentos. "Nossos pesquisadores poderão utilizar toda a infraestrutura para imageamento de humanos que o instituto dispõe e, em troca, eles poderão utilizar nossos equipamentos voltados para pequenos animais", completou.

     
  Jacob Palis discorreu sobre a necessidade de a sociedade
  brasileira buscar novos talentos na área de matemática
A busca de novos talentos a nível nacional, tanto de graduação quanto de pós-graduação, foi a tônica da apresentação de Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e coordenador do INCT de Matemática. Ele destacou o intercâmbio com pesquisadores de pós-graduação de diversas regiões do País, além de estrangeiros, para aprimorar as pesquisas em matemática aplicada no Brasil. Também chamou a atenção para a necessidade de difundir a ciência dos números e destacou três eventos: O Colóquio Brasileiro, a Bienal de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Segundo Palis, a Obemep reuniu 20 milhões de alunos de ensino médio em 2009 e é um modo de pinçar novos talentos nacionais na área. “Existe uma carência grande de matemáticos no País em relação à necessidade ou mesmo comparado a outras áreas. Somos poucos, mas de alta qualificação internacional”, acrescentou.

Já o controle de insetos vetores de doenças parasitárias humanas e animais, além da pragas agrícolas, foi o tema abordado por Pedro Lagerblad de Oliveira, coordenador do INCT de Entomologia Molecular. "Em 2009, tornamos aberta à consulta pública pela internet a análise do transcriptoma de oito tecidos do Rhodnius, protozoário hospedeiro no estômago do barbeiro, transmissor da doença de Chagas", afirmou. "Agora estamos perto de concluir e disponibilizar o transcriptoma do carrapato bovino, realizando um monitoramento nacional de resistência de insetos,como o mosquito Aedes Aegipty (transmissor da dngue),a inseticidas, além de disponibilizarmos na internet e no You Tube uma série de vídeos educativos sobre insetos", acrescentou.

Coordenador do INCT para Controle do Câncer, Hector Nicolas Seuanes Abreu destacou a importância da genética no combate à doença. "Nosso grande desafio é identificar as síndromes genéticas que causam câncer e como fazer para tratá-las. Desta forma, nosso grande desafio é, com a aquisição de equipamentos de sequenciamento genético de última geração, realizar essa tarefa com mais eficiência", explicou. "Também trabalhamos com a identificação de novas drogas, marcadores biológicos para diagnóstico, epidemiologia, interações ambientais e formulação de políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS)", complementou.

Um laboratório de ideias a serviço da justiça e da segurança pública. Este foi o discurso de apresentação do INCT de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (Ineac). Coordenado por Roberto Kant de Lima, o Ineac busca formar especialistas em segurança pública, desenvolver estudos, propor alternativas e avaliar ações do poder público a nível municipal, estadual, federal e mesmo internacional. "Nesse ponto, cabe destacar, entre os cursos que realizamos, um voltado para policiais militares refletirem sobre as práticas adotadas no cotidiano", salientou Kant de Lima.

Durante o seminário, o representante das Sociedades de Biologia Experimental no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea – órgão do Ministério da C&T que regulamenta o uso de animais em pesquisa) e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Marcos Morales, apresentou aos presentes o material oficial de lançamento da Campanha Nacional sobre a Importância da Experimentação Científica com Animais.

Também foram realizadas palestras sobre os INCTS Antártico de Pesquisas Ambientais; de Inovação em Doenças Negligenciadas; Medicina Assistida por Computação Científica; Fármacos de Medicamentos; Sistemas Complexos; Reatores Nucleares Inovadores; Nanodispositivos Semicondutores; Reabilitação do Sistema Encosta-Planície; Ciência na Web; Jazidas Não Convencionais; Observatório das Metrópoles; Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento; e Educação, Desenvolvimento e Inserção Social.

Leia também:

Deslizamento de encostas: um problema que exige prevenção

Uso de computadores contribui para avanço da medicina no país

Doenças negligenciadas ganharão centro de referência no estado

A tecnologia do futuro em milionésimos de milímetros

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes