O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Semana de eventos marca 30º aniversário da FAPERJ
Publicado em: 18/06/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Semana de eventos marca 30º aniversário da FAPERJ

 Divulgação

     
 Recém-reformado, o Theatro Municipal será
  palco para entrega de outorgas da FAPERJ
Na semana em que comemora os 30 anos de sua criação, a FAPERJ tem agenda cheia, que inclui a realização de evento solene no Theatro Municipal, com a presença de autoridades, de ex-presidentes da Fundação e de seu Conselho Superior. Na ocasião, serão entregues os termos de outorgas referentes a diversos editais lançados neste primeiro semestre de 2010 e medalhas comemorativas a alunos, pesquisadores e empreendedores que “fizeram a diferença” após serem contemplados pelas diversas linhas de fomento da agência (veja mais detalhes abaixo).

O calendário de eventos que celebram a efeméride foi aberto no fim de março, com a Feira FAPERJ 30 Anos, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Na ocasião, mais de 200 pesquisadores e empreendedores mostraram, para um público de mais de 3 mil pessoas, diversos projetos que receberam o apoio da Fundação. As festividades ganham brilho ainda maior, já que o ano de 2010 também coincide com o centenário de nascimento do patrono da FAPERJ, o eminente pesquisador Carlos Chagas Filho (1910-2000).

Entre os eventos programados para os próximos dias está um Seminário para Acompanhamento dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) sediados no Estado do Rio de Janeiro – uma parceria do CNPq/MCT com diversas fundações de amparo à pesquisa (FAPs), Capes/MEC, Decit/Ministério da Saúde, BNDES e Petrobras – a ser realizado nos dias 23 e 24, na Academia Brasileira de Ciências (ABC). Nesses dois dias, os coordenadores dos INCTs mostrarão o estado em que se encontra o desenvolvimento dos seus projetos contemplados, nesse que foi o maior programa para fomento à C,T&I lançado no País, em 2008. Em evento paralelo, o Rio vai sediar a reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de CT&I. O encontro, realizado com o objetivo de propor agendas comuns de trabalho, vai ocorrer nos dias 24 e 25 de junho, no Hotel Windsor Excelsior, em Copacabana. Entre os assuntos a serem discutidos na reunião conjunta – que, em outras ocasiões, já permitiu a formação de redes entre as FAPs para, por exemplo, fomentar à pesquisa em dengue, malária e tuberculose –, estão a articulação de ações nos âmbitos estadual e federal, entre as FAPs e agências de fomento dos Ministérios de Ciência e Tecnologia, Saúde e Educação.

Theatro Municipal reformado recebe comunidade científica

A grande atração terá lugar na quinta-feira, dia 24 de junho, a partir de 19h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, templo da alta cultura carioca, que abrirá as suas portas para receber a comunidade científica e tecnológica do RJ e celebrar os avanços e conquistas da pesquisa fluminense, com a presença do governador Sérgio Cabral. Durante o evento, serão entregues os termos de outorga de oito editais lançados pela Fundação, além de medalhas comemorativas a bolsistas e pesquisadores de todas as grandes áreas do conhecimento, de diversas modalidades, desde o ensino médio ao doutorado, e a empreendedores que receberam o apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa e inovação durante o exercício de 2009, conforme deliberação do seu Conselho Superior.
 
Na ocasião, será lançado o livro Rio Científico – Inovação e memória, organizado sob a coordenação do pesquisador Ítalo Moriconi, Coordenador Executivo da editora EdUerj, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a partir de demanda da FAPERJ. O livro conta, em uma linguagem simples, a história dos acontecimentos científicos do Estado, levando em conta iniciativas relevantes em diversas áreas do conhecimento.

O diretor presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, celebra a data: “É uma grande honra para mim ocupar a presidência da Fundação neste momento”. E prosseguiu: “A FAPERJ está completando 30 anos de existência, no mesmo ano em que ocorre o centenário de nascimento de seu patrono, e vem desempenhando um papel de grande relevância no estímulo às atividades científicas e tecnológicas, em todo o Estado, a partir de um planejamento orientado por uma política pública desenvolvimentista. Sem dúvidas, temos que agradecer aos diversos dirigentes da Fundação que, no passado, imbuídos do mais alto espírito realizador, contribuíram para o momento que hoje presenciamos”.

 

Confira abaixo a relação de editais que terão seus termos de outorga entregues durante a cerimônia no Theatro Municipal:

 

  1. Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica Social 
  2. Apoio ao Desenvolvimento da Tecnologia da Informação no Estado do Rio de Janeiro
  3. Apoio ao Estudo de Temas Prioritários para o Governo do Estado do Rio de Janeiro – Prioridade Rio
  4. Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa – EXTPESQ
  5. Cientista do Nosso Estado (CNE)

  6. Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE)

  7. Apoio ao Desenvolvimento de Inovações no Esporte no Estado do Rio de Janeiro – 2010

  8. Apoio à Publicação de Periódicos Científicos e Tecnológicos Institucionais – 2010 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes