O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Concurso premia jornalistas poetas
Publicado em: 10/11/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Concurso premia jornalistas poetas

Os cinco vencedores do I Concurso Nacional de Poesia para Jornalistas receberão seus prêmios numa festa na Academia Brasileira de Letras, em 27 de novembro, a partir das 19h. São eles: João Evangelista Rodrigues, de Minas Gerais (“O namorado da Poesia”); Ricardo França de Gusmão, do Rio de Janeiro (“O poema que morreu”), José Rodrigues de Mello Filho, de Pernambuco (“Opereta de cordel”), José Aparecido Fiori, do Paraná (“Incursão menestrel à paz social”) e Wilson  Machado, de Mato Grosso do Sul (“Viagem de Tribus”).  Na solenidade serão entregues prêmios que totalizam R$ 5.300 e troféus.

 

Os prêmios foram disputados por 110 jornalistas que enviaram 208 poesias, inscritas sob pseudônimo. A comissão julgadora foi composta pelos professores Lucia Ruas Pereira, Rosa Maria Carvalho Gens, Maria Vieira Maia, Georgina da Costa Martins e Armando de Freitas Gens Filho, todos da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

O concurso, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro com apoio da FAPERJ, foi idealizado e coordenado pelo jornalista Lenin Novaes. Fizeram parte da comissão organizadora os conselheiros da Associação Brasileira de Imprensa Rogério Marques, João Máximo, Moacir Andrade, Fichel Davit Chargel e Glória Alvarez.

 

A segunda edição incluirá uma categoria destinada a estudantes de jornalismo. “A novidade irá enriquecer o concurso em um patamar mais favorável à poesia que, às vezes ignorada, desprestigiada e boicotada, sobrevive como se fosse uma simples aventura, fora do alcance das pessoas”, comenta Novaes.

 

No evento, haverá a declamação das poesias vencedoras pelo grupo Poesia Simplesmente, além de homenagens a Carlos Drummond de Andrade. O Coral da Cabana interpretará as poesias musicadas “José” e “Canção amiga” e será exibido o curta-metragem “O fazendeiro do ar” (1974), de David Neves e Fernando Sabino, sobre a vida e a obra do poeta. No encerramento, o jornalista Pedro Bial declamará a poesia “A flor e a náusea”.

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes