O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Eclipse lunar total neste sábado
Publicado em: 07/11/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Eclipse lunar total neste sábado

Um eclipse total da Lua ocorre neste sábado, dia 8, a partir das 21h32, durando até 1h05 da madrugada de domingo, e poderá ser visto a olho nu de qualquer lugar do Brasil. O ápice do fenômeno será as 23h18, quando ocorrerá o eclipse total da Lua.

Eclipses lunares sempre ocorrem quando a Lua está cheia. O fenômeno acontece quando a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol, impedindo que a luz solar atinja o satélite terrestre. Num eclipse total, a Lua não fica invisível para quem olha o céu: no auge do fenômeno o que vemos é o satélite em tons avermelhados.

O astrônomo Luís Guilherme Haun , da Fundação Planetário, em declaração para o jornal O GLOBO, explica que a Lua é um astro que não tem luz própria: é iluminado diretamente pelo Sol. De tempos em tempos, entretanto, a Terra se posiciona entre Lua e o Sol, bloqueando a passagem de luz. “Todo ano ocorrem de dois a sete eclipses solares e lunares e podem ocorrer até cinco de um mesmo tipo”, complementa o cientista.

No Rio de Janeiro, ao longo deste sábado, o Museu de Astronomia (na rua General Bruce, 586, em São Cristóvão) terá uma programação especial com palestras, vídeos e observação em telescópio. A Fundação Planetário (na Rua Vice Governador Rubens Berardo, número 100, na Gávea) receberá visitantes gratuitamente a partir das 21h para visualização do fenômeno. Astrônomos estarão de plantão tirando dúvidas dos visitantes e haverá telões com imagens do eclipse em tempo real.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes