O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Faperj/Sect e Uerj iluminam digitalmente a Avenida Brasil
Publicado em: 17/12/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Faperj/Sect e Uerj iluminam digitalmente a Avenida Brasil

Danielle Kiffer

Carlos Magno/Palácio Guanabara

                     
                       Sérgio Cabral e Alexandre Cardoso testam internet gratuita 
                                         
Mais uma etapa do programa Rio Estado Digital, a última deste ano, foi inaugurada nesta quarta-feira, 16 de dezembro. Com isso, a Avenida Brasil foi iluminada digitalmente em toda a sua extensão de 58 quilômetros e 28 bairros, além da Vila Kennedy. Agora, quem estiver a um raio de 200 a 300 metros para cada lado da avenida, medidos a partir da mureta central, onde estão instaladas as antenas, poderá acessar gratuitamente a Internet. Realizada pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), com recursos da FAPERJ e coordenação técnica de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a obra teve um investimento de R$ 4,5 milhões e beneficiará mais de um milhão de pessoas. À cerimônia estiveram presentes o governador Sérgio Cabral, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e diversas autoridades, entre elas o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves, e o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques.

Em seu discurso, Sérgio Cabral destacou a velocidade da conexão e a importância de oferecer à população a possibilidade de se conectar à rede. “Com a Internet, as pessoas poderão arrumar emprego e criar um endereço digital para enviar currículos, por exemplo. Esta, atualmente, é a melhor forma para isso e, em certas empresas, a única, de se conseguir um trabalho. A mais desafiadora forma de fazer política é dar conhecimento. Ou seja, não somente dar o peixe, é ensinar a pescar. A Uerj, presente aqui na Vila do João, conecta as pessoas à rede com velocidade e sinal excelentes”, ressaltou o governador. O secretário Alexandre Cardoso falou sobre a mobilidade do sinal e a possibilidade de se utilizar a internet, por celular, ao trafegar pela avenida, e sobre a importância do programa. “Estamos oferecendo Internet gratuita a todo o estado, possibilitando aos cidadãos uma nova oportunidade de conhecimento”, afirmou. O coral Altivoz e uma performance teatral dos membros da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ambos da Uerj, abriram o evento. Durante a inauguração, também foi realizada uma vídeo conferência, com a participação do pesquisador e coordenador da UnATI, professor Renato Veras, que estava na Uerj, e do governador Sérgio Cabral, conduzindo a cerimônia.

Foram instaladas 163 antenas pela Uerj ao longo da via. O sinal de Internet pode ser captado por notebooks que tenham placa de rede sem fio e por celulares que tenham condições de captar o sinal wi-fi. A novidade é a mobilidade, já que uma pessoa pode percorrer todos os 58 quilômetros de extensão da via conectada à Internet. Para os desktops, também é necessário que estejam equipados com placa de rede sem fio para se conectarem à Internet. Caso contrário, será necessário adquirir uma destas placas, que custam aproximadamente R$ 100. O usuário deve ficar atento para comprar um equipamento compatível com o seu computador. Até o próximo dia 10 de janeiro, os técnicos da Uerj farão ajustes no sinal, o que pode interferir, temporariamente, na navegação. Como não existem muitos obstáculos próximos à Avenida Brasil, o sinal deve ser captado com qualidade até cerca de 300 metros em cada uma das margens da via. Entretanto, a distância que o usuário estiver das antenas instaladas pode interferir na qualidade da navegação. Além disso, a existência de construções, ou morros, entre o ponto onde estiver o usuário e as antenas pode gerar interferências ou até algumas áreas de sombra, como são chamados os locais sem sinal.

Além do sinal gratuito de Internet, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) vai instalar quiosques equipados com computadores ao longo da via. Eles estão funcionando, inicialmente, na Vila do João e em Parada de Lucas, oferecendo cursos básicos de informática e serviços via Internet, como consultas a segunda via de contas, marcação de consultas no INSS e no Detran, e envio de currículos para empregos. A previsão é de que os quiosques permaneçam nessas localidades por 30 dias e depois sejam montados em outras áreas ao longo da avenida. A tecnologia empregada é uma rede Wi-Mesh e a conexão com os usuários se dará utilizando a frequência de 2,4 Ghz e o padrão 802.11b/g, compatíveis com a maioria dos equipamentos vendidos no mercado brasileiro. Serão disponibilizados 10 Mbps para compartilhamento entre os usuários que, de acordo com a necessidade, poderá ser expandida.

O projeto Rio Estado Digital fecha o ano de 2009 com mais de três milhões de usuários, já presente na orla de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, no morro Santa Marta, na Cidade de Deus, nos municípios da Baixada Fluminense e, agora, em toda a extensão da Avenida Brasil.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes