O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Apoio à Infraestrutura de Universidades Estaduais: entrega de termos de outorga no Palácio Laranjeiras
Publicado em: 11/12/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Apoio à Infraestrutura de Universidades Estaduais: entrega de termos de outorga no Palácio Laranjeiras

Vinte projetos foram contemplados pelo edital inédito de Apoio à Implantação, Recuperação e Modernização da Infraestrutura para Pesquisa nas Universidades Estaduais (Uerj, Uenf e Uezo). O resultado foi divulgado no último dia 25 de novembro, e a entrega dos termos de outorga será feita em cerimônia que será realizada no Palácio Laranjeiras, na próxima quarta-feira, 16 de dezembro, às 19h. Na ocasião, também será lançada a versão atualizada do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós-1930 (DHBB). A publicação é fonte privilegiada de informações sobre a construção da história política brasileira desde 1930. No evento, que contará com a presença do governador Sérgio Cabral e do secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso, estão sendo convidados a comunidade científica e tecnológica do estado, bem como muitas autoridades.

Destinado a financiar a aquisição e manutenção de equipamentos e a execução de obras de infraestrutura previstas em projetos apresentados por pesquisadores vinculados às universidades estaduais do Rio de Janeiro (Uerj, Uenf ou Uezo), o programa – inspirado na chamada CT-Infra, da Finep – visou impulsionar a criação de novas perspectivas para essas instituições. A seleção dos 20 projetos aprovados foi bastante dificultada pela alta qualidade dos projetos apresentados, o que constituiu motivo para que os recursos financeiros do programa fossem ampliados, passando de R$ 15 milhões para R$ 16,4 milhões.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi a instituição com o maior número de projetos aprovados, dez; seguida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com sete; e pela Fundação Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), com três.

Os projetos contemplados destinam-se a aquisição de equipamentos de grande porte e à edificação de estruturas compatíveis com a pesquisa de alto nível. "Esse investimento contribuirá para ampliar a produção acadêmica e a formação de recursos humanos para a pesquisa científica nessas três instituições, permitindo, em um médio prazo, um salto de qualidade na produção de ciência e tecnologia do estado do Rio de Janeiro", frisou o diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques.

Durante a cerimônia também haverá o lançamento da edição atualizada do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós-1930 (DHBB), já de acordo com as normas da nova ortografia. Com mais de 6 mil páginas, a obra foi organizada por uma equipe de pesquisadores, coordenados pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea, da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV),

Obra de referência pioneira e única no gênero no Brasil, o dicionário foi organizado em cinco volumes e reúne quase 7 mil verbetes biográficos, institucionais e factuais, sobre personagens e episódios da vida política brasileira. Com grande variedade de fotos e ilustrações, novo lay-out e nova reimpressão, o dicionário foi publicado com recursos da FAPERJ, por meio de uma demanda que partiu do governador Sérgio Cabral, e terá dois mil exemplares de cada volume (até o momento, fora de catálogo) enviados para as bibliotecas e instituições de ensino fluminenses. Essa ação visa facilitar o acesso de estudantes e professores da rede estadual às informações sobre a história de seu próprio país. O governador Sérgio Cabral refere que "a distribuição do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós-1930 para as bibliotecas e instituições fluminenses será uma enorme contribuição para o fomento da educação e da cidadania, democratizando um material até então de difícil acesso para todas as camadas sociais do Rio de Janeiro".

A ocasião também servirá para a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a FAPERJ brindarem, com todos os presentes, o avanço significativo que se tem alcançado no fomento à C,T&I no estado do Rio de Janeiro. “Passamos de 12 para 64 municípios em que projetos apoiados pela FAPERJ estão presentes, e vamos continuar trabalhando para completar todo o mapa do Estado, até o final de 2010”, ressaltou o secretário Alexandre Cardoso. Ruy Marques apresentará um balanço das atividades desenvolvidas pela FAPERJ, desde o início da gestão e mostrará o planejamento para os investimentos que serão realizados em 2010: “Será uma excelente oportunidade para divulgar as ações que vêm sendo desenvolvidas pela FAPERJ e que vem contando com toda a contribuição da nossa comunidade científica e tecnológica.”

 

A partir desta sexta-feira, 11 de dezembro, a FAPERJ iniciará o envio do convite para esse evento para todos os seus colaboradores, alunos, pesquisadores e para as autoridades ligadas às áreas de C,T&I.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes