O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Lançado o projeto 'Rio de Janeiro em Mapas'
Publicado em: 28/10/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Lançado o projeto 'Rio de Janeiro em Mapas'

 

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da FAPERJ, lançou hoje, 03 de novembro, o projeto Rio de Janeiro em Mapas, cuja proposta é destacar os principais logradouros e construções de interesse arquitetônico e histórico da capital e de cidades do interior do estado. A primeira fase do projeto é dedicada ao Centro da cidade do Rio. Um mapa, pintado pelo artista plástico Jorge de Salles, e um catálogo com informações sobre monumentos, construções e instituições localizados no Centro serão apresentados ao público.

 

A escolha do Centro para dar início ao Rio de Janeiro em Mapas deve-se ao fato de as suas ruas terem servido de cenário para episódios de destaque na história nacional, desde o Brasil Colônia, até os dias de hoje, passando pelo período em que o Rio foi a capital do país, entre 1763 a 1960. A proposta do projeto é destacar outros bairros e cidades fluminenses de interesse histórico, produzindo mapas desses locais e catálogos com informações como a localização de logradouros e de instituições culturais, seus acervos e horários de visitação.

 

Agência de fomento à pesquisa vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a FAPERJ, ao contribuir para a realização dessa exposição e do projeto Rio de Janeiro em Mapas, demonstra que a preservação e a divulgação da memória cultural e arquitetônica também fazem parte da sua missão de estimular a ciência no estado.

 

A apresentação do mapa e do catálogo do Centro do Rio foi feita durante a vernissage da exposição de aquarelas de Jorge de Salles, no Espaço Cultural Cedim (Rua Camerino, 51 – Centro. Tel.: 2299-2411/2412). A mostra ficará em cartaz até 12 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. A entrada é franca. 

 

Para mostrar alguns recantos do Centro do Rio, Jorge de Salles preparou 13 aquarelas, divididas em três séries, que expressam a alma da cidade. Em uma delas, o artista faz uma volta no tempo e, por meio de um passeio de bonde, retrata o Largo de São Francisco, a fachada das igrejas, o Arco do Telles e uma das torres do antigo mercado da Praça XV, onde hoje funciona o Restaurante Albamar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes