O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa de Auxílio à Editoração contempla 60 novos projetos
Publicado em: 15/10/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Programa de Auxílio à Editoração contempla 60 novos projetos

Divulgação

   
   Sessenta novas obras serão editadas com apoio do APQ3
Antecipando em quase um mês a divulgação dos resultados do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3), prevista apenas para novembro, a Fundação anunciou, nesta quinta-feira, 15 de outubro, a listagem dos 60 projetos contemplados. Nessa edição, a única de 2009, foi a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que teve o maior número de beneficiados, 27.

Dos 60 contemplados, a segunda colocação no ranking das instituições com maior número de projetos beneficiados foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com nove, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com seis. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Fundação Oswaldo Cruz e a Fundação Jardim Botânico tiveram, cada, três projetos aprovados, enquanto a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), teve dois. A Universidade do Grande Rio (Unigranrio), a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) tiveram, cada, um projeto beneficiado.

A área de concentração da maior parte das obras que serão publicadas com apoio do programa foi a de Ciências Humanas, somando 33 do total das edições contempladas. Em seguida, as áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes somaram, cada uma, sete publicações, enquanto Ciências Biológicas teve seis; Ciências Exatas e da Terra, três; e Ciências Agrárias e Ciências da Saúde contaram, ambas, com dois projetos aprovados, cada.

O programa, destinado a apoiar a publicação de livros, manuais, números temáticos de revistas e coletâneas científicas em qualquer tipo de suporte, seja papel, mídias eletrônicas ou ainda vídeos, CDs e DVDs, tem permitido a edição de obras que, apesar do inegável valor científico, habitualmente encontram dificuldade no mercado editorial. Isso tem possibilitado a divulgação da ciência e tecnologia para um público cada vez mais amplo.

Desde que foi lançado, em 1999, o programa de editoração já contemplou mais de 700 obras, sendo que, destas, mais de 200 nos últimos dois anos. Nas últimas edições do programa, tem-se observado o número crescente da submissão e aprovação de material didático para ensino e pesquisa, uma iniciativa que vem contando com forte apoio da diretoria da Fundação. O diretor presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, é um dos grandes entusiastas do programa: “Muito aindaque ser feito para que possamos usufruir todo o potencial deste tipo de fomento. Temos que diversificar, ainda mais, os títulos publicados, de forma a atingir todas as camadas etárias e sociais da população, propiciando a leitura e o conhecimento, e a melhoria de nossa qualidade de vida. Essas ações também têm que atingir as escolas públicas do Estado, sobretudo nos níveis de ensino fundamental, médio e técnico, seja para entretenimento, seja para a formação educacional de nossos estudantes crianças e adolescentes”.

Confira a listagem dos contemplados do programa de Auxílio à Editoração (APQ3)

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes