O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação lançará edital para apoiar infraestrutura de universidades estaduais
Publicado em: 20/08/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação lançará edital para apoiar infraestrutura de universidades estaduais

Vinicius Zepeda 

      

     Entre os participantes, Roberto Soares de Moura (E), Almy Junior
     Cordeiro de Carvalho, Christina Maioli, Ruy Marques e Jerson Lima

Um edital voltado exclusivamente para implantação, modernização e recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas três universidades estaduais  – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) – será lançado pela FAPERJ nos próximos dois meses. O anúncio foi feito na manhã de quarta-feira, 19 de agosto, na sala de reuniões da Fundação, em encontro que contou com a presença de membros da diretoria da Fundação, reitores e outros representantes das universidades. Ao todo, o edital deverá disponibilizar recursos da ordem de R$ 15 milhões para apoiar subprojetos de até R$ 2,5 milhões, a serem pagos em duas parcelas: a primeira em 2010 e a segunda em 2011.              

O presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, iniciou a reunião dizendo que, pela relevância do anúncio a ser feito, o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, estaria presente, mas foi impossibilitado por um compromisso inesperado. Marques agradeceu a presença de todos e disse que, desde 2007, a Fundação vem trabalhando no sentido de possibilitar a recuperação da infraestrutura para pesquisa em todas as instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado, em todas as áreas do conhecimento. “Esse é um compromisso assumido com as instituições. Temos que recuperar a nossa infraestrutura para pesquisa de forma a aumentar a participação do Estado do Rio de Janeiro na produção científica nacional. Se hoje ela é de cerca de 20%, estamos trabalhando para que, em um futuro próximo, possamos romper essa barreira e nos aproximar do índice de 30%”, relatou.

Ruy Marques continuou falando sobre o importante apoio que o Governo Federal vem dando às Instituições Federais de Ensino e Pesquisa. “Vimos presenciando um aporte significativo de recursos para as instituições federais, o que, certamente, deve ser aplaudido por todos. Assim, no âmbito estadual, cabe à FAPERJ propiciar o aporte de recursos financeiros para que o mesmo ocorra com as universidades estaduais. Claro que a recuperação da infraestrutura não se dá rapidamente, mas temos que possibilitar, num curto espaço de tempo, o engrandecimento de nossas universidades estaduais.” E acrescentou: “Nossas universidades estaduais não contam com nenhum programa de pós-graduação stricto sensu avaliado com conceito 7 na Capes, 14,67% dos qualificados com conceito 5 e com 9,38% com conceito 6, dentre todos os programas sediados no Estado. Temos que dar condições para que este quadro se reverta em futuro próximo.”

Finalizando, Marques adiantou que, até o final do ano, a Fundação deverá lançar mais dois editais inéditos: o primeiro, voltado a apoiar a graduação em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado, e o segundo, voltado para a reestruturação e manutenção das bibliotecas sediadas nessas instituições. “Além disso, no início de setembro será lançado o edital Equipamento Solidário, parte do acordo recentemente firmado entre a Capes e a FAPERJ, com o intuito de apoiar os cursos de pós-graduação fluminenses”.

Todos os reitores e representantes de instituições estaduais foram unânimes em aplaudir as iniciativas. Presente no encontro, a vice-reitora da Uerj, Maria Christina Paixão Maioli, chamou a atenção para a dificuldade que as universidades estaduais têm em conseguir recursos para infraestrutura e financiamento de projetos ainda em fase inicial. “No plano nacional, temos bastante dificuldade de conseguirmos verbas, pois competimos com universidades federais”, explicou Christina.

Já o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Almy Junior Cordeiro de Carvalho, destacou a importância do edital de apoio à infraestrutura e do programa de apoio à graduação para solucionar o problema de falta de espaço físico da universidade. “Como nossa instituição ocupa edifícios de concreto armado, como os Cieps, nosso maior problema é a falta de espaço físico na universidade”, afirmou o reitor da Uenf. “No caso do edital de apoio à graduação, poderíamos utilizá-lo para a construção de laboratórios de ensino de ciências e, com isto, desafogar os espaços estritos de pesquisa da universidade, além de contribuir para a capacitação de professores de ciências para o ensino básico”, sugeriu.

A importância do edital de apoio à infraestrutura para o crescimento do espaço físico da universidade também foi lembrada pelo reitor da Uezo, Roberto Soares de Moura. Ele aproveitou para ratificar a necessidade de se investir na graduação nas universidades. “A maior parte dos investimentos tem sido feita na formação de profissionais pós-graduados. Temos esquecido de investir na graduação nas universidades. Precisamos revigorar estes cursos e, com isso, formar bons profissionais”, afirmou Soares de Moura.

O edital de apoio à infraestrutura das universidades do estado do Rio de Janeiro foi inspirada na chamada CT-Infra da Finep. Para Ruy Marques, o objetivo é que o novo edital sirva para beneficiar o maior número de alunos e de profissionais nas instituições estaduais. “Um dos objetivos é investirmos na interiorização de nossas instituições, procurando levar o conhecimento a um maior número de beneficiários, tanto dentro quanto fora das instituições", concluiu Marques.

Também participaram do encontro diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva; o diretor de Tecnologia, Rex Nazaré Alves; o chefe de gabinete da presidência, Roberto Dória; o assessor da presidência, Egberto Gaspar de Moura; a sub-reitora de graduação e pesquisa da Uerj, Mônica Heilbron; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uenf, Edson Correa da Silva; o secretário geral da Uenf, Antonio Teixeira do Amaral Júnior; e o pesquisador e chefe do Laboratório de Ciências Físicas da Uenf, Helion Vargas Teixeira.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes