O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Boletim on-line da FAPERJ: cinco anos de divulgação da C&T fluminense
Publicado em: 09/07/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Boletim on-line da FAPERJ: cinco anos de divulgação da C&T fluminense

Imagens: reprodução 

       
   Da primeira edição do Boletim da FAPERJ...
Nesta edição, a de n 243, o boletim eletrônico da FAPERJ completa seu quinto aniversário, próximo de um recorde: com 945 matérias publicadas, estamos nos aproximando do número 1.000. De julho de 2004 até agora, ele vem se consolidando como um importante meio de divulgação das pesquisas realizadas com recursos da fundação e enviado a um público leitor que cresce a cada ano. Dos cerca de 15 mil usuários iniciais, ele hoje é enviado a pouco mais de 35 mil leitores, mais do que dobrando o universo de assinantes cadastrados em sua mala direta.

Criado com conceito editorial da jormalista Renata Moraes, há cinco anos, e elaborado semanalmente pelos jornalistas do Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica da fundação como um meio de agilizar o relacionamento com pesquisadores, estudantes, jornalistas, órgãos governamentais e com o público em geral, o boletim on-line vem procurando acompanhar, o mais fielmente possível, o panorama da C&T do estado do Rio de Janeiro. A cada edição, os assinantes recebem em primeira mão não apenas informações sobre as iniciativas da instituição, seus programas de fomento e editais, mas também reportagens sobre os projetos que receberam apoio da instituição. Segundo o diretor-presidente Ruy Garcia Marques, "o boletim tem se transformado num instrumento com que se procura conferir ainda maior transparência aos recursos investidos na pesquisa em ciência e tecnologia fluminense. Projetos cada vez mais numerosos, abrangendo as mais diferentes áreas do conhecimento".

Canais de televisão aberta e fechada vêm pautando reportagens da área de Ciência e Tecnologia a partir de matérias publicadas no boletim. O que também acontece com emissoras de rádio, como a Roquete Pinto, jornais e revistas. Entre as reportagens que mais repercutiram na imprensa ao longo desses cinco anos, alguns exemplos são o projeto TV Criançamétodo para remoção de petróleo da água por meio de óleo de mamona e castanha de caju, um banco de dados para diminuir acidentes de trabalho no estadoum sistema de segurança integrado inédito no mundo, o primeiro trem de levitação magnética do paísas áreas de maior concentração da violência no Rio, a fitorremediação, o caso de estudantes de favelas da Zona Sul que apresentam pior desempenho escolar que os da periferia, os problemas urbanísticos da cidade de Niterói, as herbalistas da Baixadaa saúde mental dos policiais civis do Rio de Janeiro, as diferenças entre comunidades dominadas por milícias e outras controladas por traficantes, as pesquisas desenvolvidas no Instituto Virtual do Esporte, a violência doméstica, o comércio de frutas, o antigo projeto Rio de Janeiro em Mapas.  
   

      
    ...à atual: mudanças significativas

No terreno da paleontologia, vários achados importantes foram alvo de reportagens. Como a que aparece nesta edição, sobre o exótico crocodilo-tatu, apresentado pelo professor Ismar de Carvalho em coletiva no Jardim Botânico. Ou outra sobre a maior réplica de dinossauro carnívoro do Brasil, apresentada no Museu Nacional em maio este ano; sobre o N. crypticus, o irmão caçula da família dinossauro, em 2008, e sobre o gigante dos dinossauros, em 2007; a inclusão do Parque Paleontológico de Itaboraí em livro editado pela Unesco, em 2005; ou ainda sobre o fóssil de tatu que ampliou a importância da Bacia de Itaboraí, em 2004. Inúmeras outras matérias expuseram as descobertas e avanços nessa área.

Acompanhando as inovações do setor de tecnologia, o boletim tanto fez reportagens falando de equipamentos, como rastreadores em ônibus capazes de facilitar trajetos pela cidade; o microscópio eletrônico de varredura, adquirido pelo Jardim Botânico e capaz de ampliar imagens em até um milhão de vezes; quanto sobre um novo software para agilizar resultados de exames de espirometria. Os leitores do boletim também tomaram conhecimento da tecnologia inovadora desenvolvida no país para o setor de navegação marítima; equipamentos com técnica de ponta para o tratamento de catarata; e ainda sobre o software com ambientes 3D contribuindo com o ensino a distância.

Também as realizações dos pesquisadores fluminenses mereceram destaque no boletim eletrônico. Para citar apenas alguns, lembramos o imunologista Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro e a médica Eliete Bouskela, como os mais recentes membros da Academia de Medicina da França; o físico Constantino Tsallis, que em 2007 recebeu o Prêmio Elsevier; a eleição do matemático Jacob Palis para a presidência da TWAS, em 2006, mesmo ano em que o diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, recebeu prêmio da instituição por seu trabalho em Biologia; e o bolsista Nota 10, Elisson Romanel, da UFRJ, premiado pela Sociedade Brasileira de Genética, em 2005.

Para o diretor-presidente da FAPERJ, ao longo dos anos é inegável o sucesso alcançado pelo informativo. "O Boletim FAPERJ é um veículo que se consolidou no campo da divulgação científica. Portanto, esperamos que ele mantenha a mesma atuação de qualidade, no mínimo, pelos próximos cinco anos", conclui Garcia Marques.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes